Você já se perguntou sobre o que deve priorizar em uma venda? Ou já se questionou se os seus produtos ou serviços transmitem a experiência desejada ao consumidor? Caso a resposta tenha sido negativa, é importante começar a considerar essa questão, afinal, o que poucas pessoas percebem é que existe, sim, uma relação entre produtos/serviços e experiências.
Em tempos de pandemia, em que mais pessoas estão conectadas à internet, é importante estabelecer estratégias de marketing assertivas, demonstrando que sua marca está presente no meio digital e pronta para oferecer o suporte que o seu cliente precisa. Portanto, é fundamental apostar em ações nas redes sociais, mídia paga e, principalmente, na otimização de seu site para vendas online.
Como sair na frente dos concorrentes?
Para se destacar da concorrência é simples, basta investir em uma melhor experiência de compra para seus consumidores. Desde a primeira visita (ainda que virtual) até o atendimento, a seleção de produtos e o fechamento da compra de um produto ou serviço, é imprescindível que todas as etapas sejam realizadas com qualidade, já que, além do custo e dos seus benefícios ao adquirir determinado produto, por exemplo, o cliente deve sentir que a marca entende o que ele precisa.
Sendo assim, o primeiro passo para entender a “dor” de um cliente e oferecer o produto ou serviço como solução consiste em pesquisar e compreender quais são as suas principais dificuldades, a razão pela qual ele busca um produto, suas prioridades e receios de se investir em um produto ou serviço específico, etc. A partir dessas informações, será mais fácil passar a mensagem e oferecer o que o consumidor necessita.
Como a experiência influencia as compras?
Entre um bom atendimento e produtos ou serviços de qualidade, um consumidor também busca por diferenciais que o façam sentir a necessidade de consumir.
Por exemplo, existem diversas plataformas de cursos online, e, entre elas, uma será a escolhida por determinado cliente a partir de um diferencial que é oferecido. São muitos os fatores que influenciam a decisão de compra de um curso, sobretudo a sua apresentação, modelo de aula, suporte disponibilizado para dúvidas e possibilidade de interação com os professores.
Além disso, existem plataformas de streaming que estão sendo cada vez mais utilizadas durante o período de quarentena, como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay, que oferecem diversas opções de entretenimento, como séries, filmes e documentários, tornando mais leve e descontraída a experiência de se estar em casa.
Outro exemplo de serviço que está sendo muito utilizado atualmente é o Internet Banking, que evita a necessidade de deslocamento a bancos, caixas eletrônicos e loterias, facilitando o pagamento de contas, transferências bancárias, recargas telefônicas, entre outros serviços em um único lugar, de modo digital, oferecendo a segurança que os usuários precisam.
Após ler este artigo, ainda existe alguma dúvida de que experiências são tão importantes quanto produtos ou serviços? Ao atrelar esses fatores, as chances de suas vendas aumentarem são muito maiores, portanto, não deixe de atualizar suas estratégias para oferecer as melhores experiências e, também, os melhores produtos ou serviços aos seus clientes.