No Marketing Digital, temos diversas formas de trabalhar ações dos mais variados tipos visando aumentar a receita ou o número de clientes de uma empresa e atingir bons resultados no ambiente on-line. Uma dessas ações é por meio das estratégias de links patrocinados. Podemos considerar o Google Ads como sendo o principal serviço de links patrocinados na atualidade.
O Google Ads (que se chamava “Google AdWords” antigamente) é uma ferramenta bastante conhecida e até mesmo iniciantes, em sua maioria, já ouviram falar dela, mas podem não saber muito bem como ela funciona. Se esse é o seu caso (ou mesmo que você ainda não a conheça), neste artigo, vamos te apresentar tudo e te ajudar a entender o que é o Google Ads e como dar seus primeiros passos com essa incrível ferramenta!
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Um pouco de história
Antes de nos aprofundarmos no que é Ads em si, é muito importante entender seu contexto e de onde ela surgiu. O Google foi fundado em 1998 e em apenas três anos já era referência mundial como um site de busca. A partir daí, os seus fundadores viram que precisavam encontrar uma forma de gerar receita com todo aquele tráfego que a ferramenta alcançava.
Com esse objetivo de gerar receita em mãos, eles viram como uma oportunidade o sistema da GoTo.com, que era o “embrião” do que conhecemos hoje dos links patrocinados. Funcionava como uma espécie de “vitrine” de links, onde os donos de websites pagavam para ter seus sites publicados ali. Logo, o Google percebeu que essa era a oportunidade ideal para rentabilizar todo o tráfego bastante expressivo que eles recebiam e adquiriram a patente da ferramenta por uma quantia de 300 milhões de dólares.
O investimento deu tão certo que hoje, o Google Ads é a principal fonte de receita do Google. Em 2011, 96% da receita que a empresa gerou veio da ferramenta (fonte).
O que é Ads
Agora que já entendemos como a ferramenta surgiu e como ela possui um resultado expressivo na receita da Gigante de Buscas, vamos entender realmente o que é Ads.
O Google Ads é uma plataforma de publicidade do Google. Através dessa plataforma, anunciantes do mundo inteiro podem exibir seu site em uma área de destaque do Google para quem realizar uma busca por um produto ou serviço específico, seja através de computadores, smartphones ou tablets. Os anúncios são exibidos para todas as pessoas que pesquisam uma palavra-chave selecionada pelo anunciante.
Por padrão, todo anúncio do Google Ads vem identificado com uma marcação de “Anúncio” ao lado da URL correspondente, diferenciando o link pago dos demais:
Saiba como encontrar seu anuncio no Google Ads
No exemplo acima, eu, como um dono de hotel, anunciei o meu site para todas as pessoas que estão pesquisando por “hotel em São Paulo” no Google.
Como podemos ver, o Ads tem um potencial incrível, pois com ele, podemos exibir nossos anúncios para as pessoas que estão procurando nossos serviços naquele determinado momento.
O Google Ads possui diversas variações de formatos de anúncios (esse exibido acima é o anúncio da rede de pesquisa. Também temos o Google Shopping, rede de display, cada um com suas variações de formatos e características próprias, que não são o foco aqui).
Em resumo, o Google Ads é uma ferramenta de divulgação que pode ser usada por qualquer tipo de negócio, seja para anunciar um produto físico, apresentar sua marca, ofertar um serviço e assim por diante.
O Google Ads é uma boa forma de divulgação quando você precisa de resultados rápidos no seu site, pois com anúncios na plataforma, você vai exibir o seu site em posições de destaque e consequentemente, vai receber uma quantidade muito maior de acessos inicialmente do que através dos meios tradicionais. Em contrapartida, o Google Ads funciona como um sistema de leilão (que será explicado abaixo), portanto, com o passar do tempo, quanto mais você anuncia na plataforma, mais caro fica, pois o custo para anunciar aumenta junto com a demanda de anúncios e com o tempo.
Quanto custa para anunciar no Ads?
Antes de se perguntar quanto custa anunciar no Google Ads, devemos entender como funciona o sistema de pagamento da plataforma.
O Ads funciona como um leilão, onde diversos participantes estão “comprando” uma palavra-chave. Cada anunciante oferece um valor que ele está disposto a pagar pelo clique em uma dessas determinadas palavras. Assim como em um leilão tradicional, quem tiver a maior oferta, ganha.
Um fato importante e que devemos nos atentar é que não é somente o quanto você paga por um clique que irá definir o vencedor de um determinado leilão, mas uma combinação de fatores internos do seu site, como a qualidade do mesmo (determinado por uma métrica bastante complexa chamada de índice de qualidade, mas como você ainda está aprendendo mais sobre o que é Ads, não vamos nos preocupar com isso agora).
Como funciona o leilão?
Como mencionado, os anunciantes pagam pelo valor do clique naquela palavra-chave que ele deseja anunciar. Isso é o que chamamos de CPC, que é uma sigla para Custo Por Clique. Apenas para exemplificar, no dia em que esse artigo foi escrito, o lance sugerido para a palavra-chave “hotel em São Paulo” era de R$8,79.
Por que anunciar no Google Ads?
Existem diversos motivos muito interessantes para anunciar no Google Ads. Um deles, sem dúvida alguma é o potencial que a ferramenta oferece. Todos sabemos que o Google hoje é a maior referência em pesquisa e vivemos diariamente com ele ao nosso lado. Com uma ferramenta tão poderosa dessa em nossas mãos, a oportunidade de colocar nosso site em destaque para todos que procuram pelo seu serviço ali é incrível.
Além de todo o potencial que o Google possui, no Ads, os anunciantes também conseguem segmentar os anúncios de centenas de formas diferentes, para mostrar a publicidade apenas para as pessoas certas no momento certo. Temos disponíveis segmentações de público-alvo, palavras-chave, interesses, locais, idiomas, idade, programação, local de exibição e muitas outras.
Como o Google Ads é uma plataforma paga, é imprescindível que o anunciante tenha controle total de seus gastos e valores investidos, para poder gerenciar suas ações da melhor forma possível. No Ads, podemos definir limite de gastos por mês, por campanha, por clique, por visualização e assim suscetivamente.
Existem inúmeras outras vantagens de anunciar no Google Ads, como aparecer na frente dos seus concorrentes, exibir exatamente o que seu cliente quer, ter um bom controle sobre o ROI (retorno sobre investimento) das suas ações, além de não ser uma mídia cara, por exemplo.
Como anunciar no Google Ads
Agora, você já entendeu grande parte da base sobre o que é Ads, está na hora de aprender como começar a anunciar na ferramenta. O primeiro passo é se cadastrar no site da plataforma e criar uma conta, clicando no botão Começar agora.
Em seguida, basta inserir qual e-mail do Google que você deseja usar na sua nova conta do Ads. A terceira etapa é uma configuração através de um guia do Google, onde você irá informar alguns dados importantes para sua primeira campanha, como informações sobre sua empresa, campanha e por fim, o pagamento.
O pagamento no Google Ads pode ser feito de maneira automática (através de um cartão de crédito com um valor de cobrança estabelecido por você) ou de maneira manual, onde sempre que você precisar, você pode gerar um boleto do valor desejado para anunciar mais.
Nesse nosso primeiro artigo sobre Google Ads, tivemos como objetivo te ajudar a entender os conceitos da plataforma e suas aplicações.
Fique atento aqui ao nosso blog que em breve teremos ainda mais novidades e conteúdos sobre Ads.