O Marketing Flywheel surgiu para atender às novas demandas do consumidor – mas isso significa que o antigo funil de vendas está morrendo? E o que tudo isso tem a ver com o Inbound Marketing?
Entenda mais sobre a nova técnica que promete expandir as funções do famoso funil de vendas. Este material que preparamos vai te ajudar, boa leitura!
O que é Marketing Flywheel?
O Marketing Flywheel pode ser entendido como uma nova metodologia que foca na fidelização do usuário ao promover uma excelente experiência de compra.
Disso surgiu a ideia de que a fidelização se fecha em um ciclo, ou seja, possui uma forma circular, e não de funil, fortalecendo a ideia de que essa relação empresa-cliente não tem fim.
Você pode imaginar o conceito de Marketing Flywheel como um volante composto por atração, engajamento e, principalmente, experiência do usuário, tendo como resultado a fidelização, que traz novas oportunidades de negócios.
Como o Marketing Flywheel surgiu?
O Marketing Flywheel surgiu da necessidade de aprimoramento do antigo funil de vendas ao priorizar a interação entre marca e usuário.
Com ele, podemos observar um ciclo de vida que se retroalimenta de forma mais sustentável, o que também precisa ser priorizado pelas empresas.
Por meio do Flywheel, é possível acompanhar de perto os clientes e garantir que eles tenham acesso a detalhes sobre a marca, motivando-os a fechar novas compras.
Como o Marketing Flywheel mudou o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing está sendo diretamente influenciado pelo Marketing Flywheel, fazendo com que uma agência de Inbound Marketing adote essa nova metodologia. Isso porque, para o Flywheel:
Manter a roda girando é o que gera oportunidades
Se antes a obtenção de leads era considerada a maior força do Inbound, agora o Marketing percebeu que manter a roda do Flywheel girando é o que realmente gera oportunidades.
Ou seja, além de atrair os leads, ao gerar engajamento e interações, é possível entregar uma experiência excelente, incentivando o cliente a voltar. Assim, a roda do Marketing Flywheel se mantém em movimento.
O ciclo de fidelização não tem fim
Outra grande mudança do Marketing Flywheel no Inbound Marketing é esta: ao contrário das estratégias que consideravam a fidelização a última etapa do funil, no Flywheel, é preciso fazer a manutenção do vínculo com os clientes já conquistados.
Isto é, agora o Inbound se dedica a manter os clientes cativados para que o ciclo de engajamento, compra e experiência memorável se mantenha vivo.
As iniciativas de retenção são mais eficientes e proativas
Em um ciclo que nunca tem fim, o foco do Marketing Flywheel está nas etapas pré-compra e no desenvolvimento de um vínculo contínuo, com interações diretas com os clientes, visando incentivá-los a fechar uma nova compra.
Importante: sabemos que os objetivos do antigo funil de vendas também visam à retenção de usuários, porém, no Marketing Flywheel, essa etapa é muito mais eficiente e proativa ao se dedicar à cativação e encantamento dos clientes.
Quais são as ações que o Marketing Flywheel promove?
As principais ações promovidas pelo Marketing Flywheel envolvem:
A coleta de informações constante advindas das interações com os usuários
Essas informações originam o que podemos chamar de personalização, uma vez que se tratam de dados reais de um cliente e ajudam a melhorar o vínculo e a experiência em geral.
A prática de coleta de informações para criar um processo personalizado vem sendo cada vez mais adotada pelo Inbound Marketing, e o Flywheel promove justamente a personalização de conteúdos, promoções e comunicação.
Atendimento automatizado
A automatização do atendimento melhorou, e muito, a experiência dos usuários, sendo um dos pilares para o nascimento do Flywheel.
Por isso mesmo, o Marketing Flywheel tem como um de seus objetivos implementar o atendimento automatizado ao cliente, visando a conferir mais agilidade e exatidão a esse processo.
Geralmente, a automatização é feita via chatbots, pesquisas de satisfação e e-mails pós-venda.
Possibilitar o self-service
Um dos intuitos do Marketing Flywheel é promover o self-service, ou seja, possibilitar ao consumidor definir o que deseja comprar de acordo com suas necessidades.
Com isso, as chances de atrito entre usuário e marca são bem menores, o que também ajuda a promover uma excelente experiência e manter o ciclo do Marketing Flywheel vivo.
Marketing Flywheel x funil de vendas tradicional: principais diferenças
A principal diferença entre o Marketing Flywheel e o antigo funil de vendas diz respeito à priorização da experiência do usuário. No funil, o foco se concentra na última etapa, ou seja, o pós-venda. Então, a satisfação deve ser gerada nesse momento.
No Marketing Flywheel, por outro lado, o foco está no momento pré-venda, na formação de um vínculo entre o usuário e a marca, colocando o cliente no centro de tudo.
Além disso, como dissemos, o funil de vendas possui começo, meio e fim, enquanto o Flywheel é composto por um ciclo que nunca termina e que precisa de energia para continuar funcionando adequadamente – energia essa representada por uma experiência que o usuário valoriza e não esquece.
Como dar início às estratégias de Inbound Marketing?
Ao levarmos em consideração o quanto o Marketing Flywheel influencia o Inbound Marketing, e que agora a metodologia Inbound ganha ainda mais energia para fidelizar clientes, podemos concluir que esse casamento entre Flywheel e Inbound tem tudo para dar certo – e durar muito tempo.
E disso surge a dúvida: afinal, como iniciar estratégias de Inbound Marketing? O Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, agência de Inbound Marketing e Marketing Digital, falou sobre isso em uma live.
É preciso saber que, para começar a praticar Inbound Marketing, é fundamental:
- Escolher uma ferramenta de automação de Marketing, por onde poderá fazer a gestão de clientes, contatos, automação de e-mails e recursos diversos;
- Fazer o planejamento de Inbound e, para isso, é crucial contar com o trabalho de uma agência de Inbound Marketing que realmente tenha expertise no assunto, como é o caso da Consultoria Digital;
- Colocar o planejamento em prática, mas não se engane: são muitas etapas envolvidas – o que também evidencia a necessidade de contar com um time de especialistas;
- Analisar os resultados, uma vez que todas as estratégias de Inbound são mensuráveis. É muito importante realizar esse acompanhamento para saber o que de fato está dando certo ou não.
Quer saber mais sobre Marketing Flywheel e como iniciar estratégias de Inbound Marketing? Aqui, no blog e no canal do YouTube da CD, publicamos ótimos conteúdos sobre o assunto.
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