Se você está familiarizado com o termo “bait” na internet, já deve imaginar que o link bait recebe esse nome por ser um atrativo para o site, oferecendo iscas para que mais pessoas cheguem até ele.
O link bait pode ocorrer a partir de uma notícia, títulos chamativos e conteúdos de impacto. Entenda como essa estratégia funciona e de que forma você pode colocá-la em prática.
O que é link bait?
O link bait (o que é bait), também chamado de link baiting ou isca de links, é uma estratégia de marketing digital que visa à criação de conteúdos que geram bastante curiosidade, ao ponto de fazer uma pessoa clicar no link ainda que não esteja interessada no assunto. Assim, os cliques e backlinks acontecem de forma natural.
Ou seja, por meio do link bait, as chances do seu site ser vinculado ou linkado a outros são maiores.
Para que serve o link bait?
O link bait serve para te ajudar a aproveitar ao máximo as oportunidades de se destacar de forma orgânica, apelando para a curiosidade do leitor.
O principal objetivo dessa estratégia é criar páginas com conteúdos que sirvam de isca para gerar valor e engajamento, a fim de que o usuário se sinta convencido de que as informações ali contidas são de excelente qualidade, ao ponto de compartilhar o link com outras pessoas.
Para isso, o link bait convence o leitor de que ele precisa clicar no link e saber do que o conteúdo se trata.
Importante: o link bait também ajuda na estratégia de SEO por auxiliar na melhora do posicionamento do site em mecanismos de busca, como o Google, possibilitando mais cliques e mais tráfego.
Qual é a diferença entre link bait e link building?
As duas estratégias possuem um objetivo em comum: obter links. A diferença está no fato de que o link building se dedica a buscá-los de forma mais ativa, por meio de ações como parcerias e divulgação nas redes sociais.
O link bait, por sua vez, busca o mesmo objetivo, porém de forma mais natural, dedicando-se a promover conteúdos que sejam “virais”, expondo informações inovadoras e ideias criativas, que atendam às necessidades e desejos do público-alvo.
Como fazer uma estratégia de link bait?
Parta desses dois princípios:
Análise de dados
Dentro de uma estratégia de marketing digital, a análise de dados tem um papel fundamental. Nesse caso, especificamente, leve em consideração:
- Análise da concorrência para observar conteúdos já divulgados e, a partir disso, produzir algo totalmente original e diferenciado. Você pode utilizar ferramentas, como o Semrush, para te auxiliar;
- Análise das palavras-chave, utilizando ferramentas de SEO (que também pode ser o Semrush) para aquelas de que você almeja receber backlinks.
Escolha do formato
Ao definir quais serão as palavras-chave e o objetivo do seu conteúdo, é a hora de escolher qual será o formato que chama mais a atenção do seu consumidor. Alguns dos mais utilizados para link bait são:
- Debates, releases e comparações: são conteúdos que atraem a curiosidade e, por isso, geram backlinks;
- Artigos de blog: conteúdos que podem trazer informações e detalhes sobre um determinado tema de forma mais completa;
- Notícias: chamam atenção por conterem as novidades do momento e são ótimas para promover backlinks em redes sociais e mídias tradicionais.
Quais são os tipos de link bait?
Conteúdo evergreen
Um conteúdo evergreen permanece vivo, ou seja, ele não envelhece, mantendo-se sempre atual.
Pode ser um e-book, um guia, um blog post e até mesmo um conteúdo para redes sociais (que pode ser repostado de tempos em tempos).
Quer saber mais sobre conteúdo evergreen e como utilizá-lo? Confira, a seguir, o vídeo que preparamos sobre o assunto.
Conteúdo relevante e inovador
Acredite, um conteúdo bem-feito, que seja considerado incrível e inovador pelo usuário, é visto com outros olhos, e a chance de gerar backlinks é muito maior.
Como criar conteúdos incríveis? Pense como consumidor: se você fosse o leitor, qual opinião teria sobre o texto? Você acharia que o conteúdo realmente traz algo de novo? Isso vai te ajudar a ter uma outra perspectiva do que está produzindo.
Além disso, você pode investir em uma agência de criação de conteúdo, como a Consultoria Digital, que possui uma ampla equipe com expertise no assunto.
Novidades e notícias de última hora
As pessoas adoram uma novidade! Seja um produto novo sendo lançado no mercado, uma promoção com tempo limitado ou uma atualização de aplicativo.
Além disso, assuntos envolvendo polêmicas e opiniões também tendem a gerar bastante engajamento e discussão na internet.
Se o seu objetivo é trabalhar com notícias e debates, é recomendável que você publique o conteúdo com todas as informações pertinentes e o mais rápido possível.
Veja como criar conteúdo para trabalhar o link bait na sua estratégia de marketing
Quando você oferece aos seus leitores conteúdos valiosos o tempo todo, fica muito mais fácil trabalhar o link bait dentro da sua estratégia de marketing digital, já que você atrai mais pessoas e a chance de gerar backlinks é muito maior.
Antes de colocar uma estratégia de link bait em prática, você precisa entender como produzir conteúdos de relevância para sua empresa – e a Consultoria Digital pode te ajudar!
A Consultoria Digital é uma agência de criação de conteúdo que tem ampla experiência no assunto e ainda fornece diversos materiais gratuitos sobre a temática.
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