O Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para que você possa acompanhar informações importantes sobre seu site – entre elas, como ele está indexado, classificado ou rastreado.
Se você tem interesse em saber como o Google Search Console funciona e para que serve, acompanhe o material que preparamos aqui neste artigo.
O que é o Google Search Console?
Caso você já tenha um certo conhecimento de SEO, já deve ter ouvido falar no Google Search Console, uma ferramenta que fornece dados e informações sobre como o Google vê seu site no atual momento.
Trata-se de uma plataforma bastante útil já que, no Marketing Digital, a mensuração de dados é imprescindível para traçar estratégias.
Saber o atual estado da sua performance, do seu site, possíveis erros que precisam ser consertados: essas são as informações de que você precisa para otimizar suas páginas e conseguir melhores posições nos resultados de buscas.
Como funciona o Google Search Console?
As funcionalidades do Google Search Console envolvem:
- Notificações toda vez que for identificado algum problema de segurança em seu site;
- Search Appearance, ou aparência de pesquisa, que diz respeito ao que o Google está achando de elementos nas suas páginas, como títulos, imagens, descrições etc;
- Google Index, ou índice do Google, em que você identifica como o Google está indexando as páginas do seu site e quais palavras-chave estão tendo mais destaque;
- Search Traffic, ou tráfego de pesquisa, que observa o que os usuários mais estão buscando no Google quando clicam no seu site.
No mais, no Google Search Console, você tem acesso a assistentes para negócios, ferramentas para testes, entre outros recursos.
Para que serve o Google Search Console?
Avaliação de dados
Hoje, o Google Search Console ajuda marcas e profissionais de marketing digital na otimização de sites e páginas.
Ele serve para avaliar a aparência de um site, isto é, apresentação, meta-descrição, títulos, imagens, link building e palavras-chave, tudo isso levando em consideração conceitos de SEO para determinar sua posição nas pesquisas.
Emissão de relatórios
Precisamos chamar a atenção para este ponto. O Google Search Console é capaz de captar informações muito importantes e detalhes sobre o tráfego de pesquisa do site, o que ajuda bastante na otimização. Para facilitar, ele ainda emite um relatório minucioso.
Esse relatório revela informações sobre as principais palavras-chave que estão levando pessoas ao seu site, as páginas do site que geraram mais engajamento e até mesmo de quais países vieram os acessos, entre outros elementos que você pode utilizar na otimização.
Recursos adicionais
Além das análises e relatórios, alguns recursos adicionais valiosos estão no Google Search Console e podem ajudar na otimização de site, como é o caso da apresentação do índice do Google, uma usabilidade que mostra as páginas que foram removidas, as páginas bloqueadas e as indexadas, apontando, inclusive, como o mecanismo de pesquisa indexa um site.
Quem pode usar o Google Search Console?
O Google Search Console pode ser utilizado por qualquer marca ou profissional que tenha um site e deseje melhorar seu tráfego por meio da otimização de sites. Desde usuários mais leigos até profissionais de marketing, todos podem utilizar o Search Console.
Mas é claro que quem trabalha na área de SEO e já tem experiência e expertise no assunto sabe como tirar o melhor proveito do Google Search Console.
Aqui na Consultoria Digital, nosso time utiliza essa ferramenta para monitorar o tráfego do seu site, assim como para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca e te ajudar a tomar decisões mais adequadas para otimizar conteúdos e páginas.
Navegue pelo site para conhecer os serviços da CD e descobrir como podemos te ajudar na otimização de sites, levando em consideração todos os detalhes e necessidades do seu negócio.