O Google Page Speed ajuda os webmasters a ter insights na hora de fazer a otimização da velocidade de sites e páginas.
Veja como essa ferramenta funciona e de que forma ela pode influenciar o seu SEO.
O que é Google Page Speed?
O Google Page Speed Insights, ou PSI, é uma ferramenta que o Google disponibiliza para mensurar a velocidade de carregamento de páginas e sites.
Trata-se de uma solução simples de usar e considerada intuitiva, além de ser gratuita. Com esse recurso do Google, você pode entender o seu SEO melhor.
Importante: a avaliação feita pelo PSI analisa o desempenho em dispositivos móveis e em computadores separadamente, além de oferecer orientações para melhorar a velocidade de carregamento das páginas.
Para que serve o Google Page Speed?
Basicamente, com o Google Page Speed Insights, você tem acesso a sugestões de táticas para melhorar a experiência do usuário no que diz respeito à navegabilidade, seja para mobile, seja para desktop.
Ou seja, o PSI é uma ferramenta completa quando o assunto é o desempenho da velocidade do seu site.
Porque medir no Google PageSpeed?
O Google Page Speed (Speed Google) pode ser muito importante para atestar, a partir de dados, se o seu site demora para carregar.
Outro ponto importante diz respeito à credibilidade das ferramentas disponibilizadas pelo Google. Na dúvida, é melhor seguir as orientações da empresa para otimizar as páginas do seu site.
Além disso, a otimização de sites recebe influência de variáveis diversas. Na prática, isso significa que mesmo as ações mais básicas podem melhorar exponencialmente seus resultados.
Como alcançar a nota máxima no Page Speed Insights?
Você pode investir em algumas iniciativas para alcançar a nota máxima no Google Page Speed Insights. Confira a seguir.
Accelerated Mobile Pages (AMP)
O AMP também pertence ao Google e foi desenvolvido para ajudar páginas a carregarem de forma mais rápida em dispositivos móveis.
Ao tirar alguns recursos desnecessários, o AMP oferece uma experiência mais básica e veloz. Para o usuário, fica claro que ter uma experiência rápida é mais importante do que uma página cheia de recursos que demoram para carregar.
Otimização no uso do cache
Durante a análise do Google Page Speed Insights, é levado em consideração a quantidade de recursos que um navegador precisa assimilar de uma página em específico, o que inclui fontes, scripts, imagens, etc.
Por meio do cache, tudo isso pode ser armazenado “na memória” do navegador, fazendo com que os elementos carreguem de uma vez a partir da segunda visita do usuário.
Atualmente, há plugins que você pode utilizar para otimizar o cache e garantir que seu site faça um bom uso dessa iniciativa. Um dos mais populares do mundo é o W3 Total Cache.
Menos código HTML
A forma como o código HTML é organizado influencia na maneira como os servidores vão ler as informações e, consequentemente, em quanto tempo demora para que elas apareçam na tela.
Tags mal-utilizadas ou códigos duplicados podem atrapalhar bastante a otimização. Para rever toda a estrutura de códigos e fazer as alterações necessárias, você pode utilizar ferramentas de compressão do HTML.
Compressão de recursos
Imagens que não são comprimidas demoram bastante para carregar e deixam as páginas de sites mais lentas.
Para lidar com isso, basta utilizar um bom compressor e reduzir o tamanho desses arquivos de imagem. Lembrando que a compressão de arquivos CSS e JavaScript também é importante.
Você pode utilizar ferramentas gratuitas, como o TinyPNG, que faz a compressão das imagens antes de subi-las para um blog, por exemplo.
Como melhorar o SEO através do Google PageSpeed?
Quanto maior for sua nota no Google Page Speed, mais chances seu site terá de aparecer entre os primeiros resultados de uma busca feita no Google.
Saber como utilizar adequadamente as ferramentas é de extrema importância para a otimização de sites – e você pode tirar o melhor proveito dessa iniciativa tendo ao lado uma agência especialista em SEO, como a Consultoria Digital.
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