Se você se preocupa com a otimização do seu site, já deve ter ouvido falar na tag canonical. Ela está entre as boas práticas de SEO e faz parte de um conjunto de técnicas utilizadas para evitar problemas com o algoritmo do Google.
O principal objetivo dessa tag é evitar conteúdo duplicado, um problema que pode atrapalhar muito o ranqueamento de uma página nos mecanismos de busca.
Continue lendo nosso artigo e entenda melhor o que é a tag canonical, como ela funciona e por que é tão importante para o SEO.
O que é a tag canonical?
A tag canonical é uma forma de oficializar para o Google qual página ele deve considerar na hora de fazer uma leitura do seu site e agregar informações no banco de dados.
Essa tag indica ao Googlebot qual deve ser a URL a ser exibida nos resultados de pesquisa de um usuário. E isso é importante porque muitos sites podem divulgar a mesma página com pequenas variações na URL – e a tag canonical existe justamente para evitar que isso seja interpretado como conteúdo duplicado.
Por que a canonical é importante para SEO?
A tag canonical evita o temido problema de conteúdo duplicado, que prejudica bastante as estratégias de SEO. Por isso mesmo decidimos criar este conteúdo dedicado a falar sobre esse assunto.
Páginas com conteúdo duplicado podem prejudicar seu posicionamento nos resultados de busca, com isso, seu site pode até mesmo desaparecer e deixar de ser visto pelos usuários.
Leia também: Conheça 6 erros em SEO que podem acabar com os seus resultados
Como identificar a tag canonical?
É muito fácil identificar a tag canonical – e você pode acompanhar o passo a passo no vídeo abaixo em que o Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, utilizou exemplos para te ajudar no processo.
Diferença entre tag canonical e redirect 301
A tag canonical funciona especificamente para motores de busca, indicando que uma determinada URL seja mostrada aos usuários durante uma pesquisa.
Sendo assim, enquanto a tag canonical indica ao Googlebot a página oficial e impede que diferentes URLs, contendo o mesmo conteúdo, sejam indexadas, um redirecionamento 301 conduz o Googlebot para a página de destino.
Como adicionar a tag canonical?
Ao abrir o código-fonte de uma página, você consegue adicionar facilmente a tag canonical.
Exemplo de uma tag canonical:
<link rel=”canonical” href=”https://dominio.com.br/pagina“/>
Esse link representa o endereço oficial da página que você deseja que o Googlebot armazene em seu banco de dados.
Observações importantes
A tag canonical ajuda nas estratégias de otimização de sites, sendo uma forma de evitar contratempos e levar os usuários às páginas corretas.
Se você não quer ter problemas, lembre-se sempre de validar se todas as páginas do seu site possuem essa tag adicionada.
Caso elas não apresentem a canonical, é preciso realizar essa atividade em cada uma das URLs o quanto antes – e você pode contar com o trabalho de especialistas no assunto para ter a certeza de que não há nenhuma página sem ela.
A agência Consultoria Digital possui profissionais especialistas em SEO que podem te ajudar a configurar corretamente a tag canonical nas páginas do seu site para evitar problemas com conteúdo duplicado.
Acompanhe outros conteúdos através do nosso blog e aproveite para conhecer mais sobre os serviços que a nossa agência oferece.