Poucos investidores experientes se arriscariam a entrar em um novo mercado sem, antes, realizar uma análise competitiva de concorrentes, não é mesmo? Essa é uma verdade para o mundo dos negócios, mas também pode ser aplicada em outras esferas da atuação de uma empresa – e o SEO é uma delas.
A análise competitiva de SEO é um passo crucial na estratégia de otimização para mecanismos de busca, mas poucas empresas têm se atentado para a sua importância.
Uma boa análise competitiva de SEO mostra não só os pontos fracos de sites concorrentes aos seus, mas também como a sua empresa pode suprir demandas do mercado e, consequentemente, sair na frente da concorrência.
Neste artigo, explicamos em detalhes o que é uma análise competitiva de SEO, sua importância para uma empresa e, ainda mais importante, como fazê-la da forma correta. Esperamos que este possa ser um conteúdo útil para você. Boa leitura!
O que é uma análise competitiva de SEO?
Uma análise competitiva (Análise SEO) tem o intuito de estudar concorrentes de um mesmo segmento. Dentro do contexto do SEO, o objetivo de uma análise competitiva é comparar estratégias, aplicar esse conhecimento e direcionar a atuação da sua empresa na busca por mais tráfego orgânico.
Basicamente, uma análise competitiva de SEO mostra quais são seus principais concorrentes na busca por tráfego orgânico, quais estratégias eles têm aplicado e quais são as lacunas do mercado que a sua empresa pode suprir.
O grande objetivo desse processo é direcionar a estratégia de otimização do site ou blog de uma empresa, prevenindo riscos.
Por que a análise competitiva em SEO é muito importante?
A análise competitiva de SEO permite que empresas tenham uma visão de mercado expandida, analisando com seriedade a sua própria posição entre seus concorrentes.
Esse autoconhecimento é muito valioso mesmo para empresas que já estão bem-ranqueadas na página de resultados do Google. Tal estudo permite mapear quais são as tendências de mercado que precisam ser analisadas com mais cuidado, além de manter a sua empresa preparada para responder às movimentações nesse dinâmico cenário.
Como fazer uma análise competitiva de SEO (do jeito certo)
Para aqueles que têm uma loja física, é relativamente fácil determinar seus principais concorrentes em termos de vendas, afinal, eles podem estar no mesmo quarteirão (ou na mesma rua) que você.
Porém, na internet, as coisas ficam um pouco mais complicadas. Para lojas on-line, o fator geográfico tem um menor peso na delimitação de empresas concorrentes. Dessa forma, como fazer uma análise competitiva apurada?
É sobre isso que Daniel Imamura, CEO da CD, fala neste vídeo em nosso canal no YouTube. Assista agora para entender como nós, uma agência especializada em consultoria SEO, realizamos uma análise competitiva.
Como ter sucesso com a sua análise competitiva?
Uma análise competitiva de sucesso permite a visualização clara dos concorrentes e suas estratégias, mas também incentiva a otimização de seu próprio site, com metas claras e bem-definidas.
Veja alguns dos pontos mais importantes a serem observados em uma análise competitiva de SEO bem-sucedida:
Uso de ferramentas
Sem ferramentas apropriadas, é impossível entender o mercado e a movimentação de seus principais concorrentes. Elas permitem a visualização aprimorada de dados e o entendimento quantitativo e qualitativo das principais variáveis envolvidas no processo.
É importante notar que, enquanto algumas ferramentas citadas são gratuitas, outras são pagas ou têm funções limitadas em suas versões gratuitas. Também destacamos que, em todas elas, o uso de profissionais especializados em SEO pode aumentar o poder de análise e melhorar os resultados. Dentre as ferramentas que podem ser usadas nesse processo, destacamos:
- Ahrefs;
- Ubersuggest;
- SimilarWeb;
- Semrush.
Principais métricas
Mais do que as ferramentas utilizadas, saber quais métricas são mais relevantes para o seu negócio também é essencial para aumentar as chances de sucesso de uma análise competitiva.
Aqui vão alguns exemplos de métricas importantes:
- Número de backlinks;
- Número de palavras entre os três primeiros resultados do Google;
- Número de palavras-chave indexadas no total;
- Autoridade da página;
- Autoridade do domínio.
Conheça as estratégias de SEO de seus concorrentes e saia na frente. Conte com a Consultoria Digital para te ajudar nessa missão!
Ao longo de nossos anos de experiência, já ajudamos diversos clientes a alcançarem melhores posicionamentos no Google, além de aumentarmos a quantidade de tráfego orgânico de seus sites. Tudo isso só é possível por meio de uma análise competitiva cuidadosa.
Se você também quer a nossa ajuda para chegar aos primeiros resultados do Google, entre em contato com nossos especialistas agora. Temos um time de profissionais de SEO pronto para traçar estratégias personalizadas para a sua empresa.
Navegue pelo nosso site!