Hoje em dia existem diversos estudos no âmbito do estudo do consumidor, isso é um fato.
E dentro deles existe o acrônimo AIDA, que hoje é um conceito bem conhecido e resume o comportamento do consumidor ao realizar uma conversão.
É aplicado no marketing de conteúdo e planejamento de marketing e é de extrema importância na hora de elaborar um texto e passar uma informação.
Antes de mais nada, o conhecimento do público alvo e das personas, para sabermos exatamente como agir nos demais pontos de contato dos consumidores com a marca.
O que significa AIDA
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
Resumidamente, são essas etapas que um consumidor passa antes de realizar uma conversão.
É a partir desse conhecimento conseguimos otimizar ao máximo a jornada do consumidor, levando a agir onde queremos e quando queremos que o mesmo aja.
Vou explicar individualmente cada etapa do AIDA
Atenção
É aquele momento que você atrai a atenção do consumidor, quando fazemos ele perceber a oferta que temos que apresentar.
É o início de seu relacionamento de compra, é nele que você vai atrair e falar “me nota”.
É nesse momento que pensamos muito bem em cores, tipografias, diagramação, gatilhos mentais e o principal: o call to action.
Você tem que ser rápido, você tem só segundos para atrair a atenção.
É importante criamos uma presença da marca, dizermos que existimos e chamamos a atenção.
A forma? Não importa. Pode ser uma cor chamativa, um design diferente, uma oferta irresistível.
Interesse
É nesse momento que apresentamos algo de valor para o leitor, despertamos seu interesse e o convidamos a ler o que temos a falar até o final.
Na etapa do interesse apresentamos títulos, subtítulos, banners, informações relevantes.
Além de atrair o interesse, temos que lembrar de manter o interesse durante o texto, é uma etapa que segue o leitor em todo o momento.
Manter os consumidores envolvidos nas atividades de marketing é uma etapa de interesse
E é preciso despertar o desejo por aprender mais sobre a empresa e a oferta que estamos oferecendo.
Agora que chamamos a atenção, vamos mantê-los engajados e interessados durante a jornada da compra.
Desejo
Agora que chamamos a atenção e fizemos o leitor se interessar, nós criarmos ou resgatamos um desejo.
O consumir vai ter vontade de comprar da sua marca.
Esse momento é um dos que perduram mais, enquanto os anteriores demoram segundos, esse demora mais um tempo e requer um pouco mais de trabalho.
As informações que são apresentadas são detalhadamente analisadas e as ofertas são avaliadas e entram no processo lógico de entendimento.
É nesse momento que:
- Apresentamos uma proposta de valor que agregue um valor para o leitor;
- Apresentamos benefícios convincentes;
- Criamos uma relação emocional;
- E por fim criamos a necessidade de compra definitiva
Algumas formas de criar um desejo é criando confiança: depoimentos, garantias, lista de cliente satisfeitos, números de compartilhamentos e tantos outras ferramentas e gatilhos mentais.
Ação
Agora é o momento decisivo! É aqui que o cliente converte.
Lembrando que a conversão pode ser qualquer evento definido na estratégia de marketing, seja o download de um e-book, um envio de interesse, uma inscrição para um webinário, entre outros.
É agora que facilitamos tudo e falamos “só vem!”
Aqui você coloca um call-to-action, você chama para agir, você faz uma ação ser tomada.
Ou então para aquela cartada final, a gente oferece uma promoção, um evento especial, um bônus e outros.
E agora? Como utilizar o AIDA?
Além de ser um modelo de tomada de decisão, é um modelo de comunicação.
Com ela conseguimos planejar o conteúdo que iremos utilizar, para quem e como vamos utilizar.
Aplicando esse planejamento conseguimos apresentar um conteúdo mais relevante e por consequência trazemos mais conversões.