A Black Friday é uma expressão criada em meados da década de 1990 pelos Estados Unidos, sendo utilizada até hoje pelo mercado varejista norte-americano. Nesse dia de evento promocional, as lojas de varejo oferecem uma queima de estoque e diminuem consideravelmente os preços dos produtos.
A Black Friday, ou Sexta-Feira Negra na tradução literal, é realizada em uma sexta-feira, um dia após o feriado de Ação de Graças, no mês de novembro. Essa concepção vem sendo adaptada por alguns países, incluindo o Brasil, desde 2010.
A maior parte do varejo brasileiro já se adequou a esse evento promocional, encaixando a data da Black Friday no cronograma do calendário sazonal. Um dos maiores objetivos para a realização do evento é a alavancagem de vendas do comércio, oferecendo ao consumidor a oportunidade de adquirir ótimos produtos a um preço mais acessível, beneficiando o comércio e ajudando a equilibrar o estoque por meio da substituição dos produtos anteriores por itens recentes. Sendo assim, a loja tem a vantagem de aumento nas vendas e na redução de custos de estocagem.
Segundo uma estimativa da Ebit | Nielsen, na Black Friday de 2019, o e-commerce faturou R$ 3,2 bilhões.
Para você que tem um e-commerce e quer aproveitar essa data com sucesso, é necessário realizar um adequado planejamento, juntamente com as demais datas sazonais do ano, com isso, será possível executar campanhas para obter bons resultados em vendas.
É essencial começar a se planejar com, no mínimo, dois meses de antecedência. Sendo assim, será possível realizar todo o levantamento de itens que constarão em promoção, entre outros diversos detalhes indispensáveis, como os prazos de entrega e a logística.
Além disso, as lojas online e físicas precisam planejar boas estratégias para refletir sobre um convite atrativo para os consumidores. Os brasileiros veem a data da Black Friday como o melhor momento e oportunidade para realizar compras, sendo as categorias mais exploradas: Telefonia/Celulares, Moda, Informática, Eletrodomésticos e Eletrônicos.
Para ter uma chance maior de vendas, é recomendável que a criação de tipos de campanhas de marketing tenha início com, no mínimo, 15 dias antes da data do evento.
Nesse período, é relevante analisar a estratégia da concorrência direta e estar à frente dela em relação à precificação dos itens, oferecendo grandes descontos reais e visando à conquista de um novo público, tornando-o fiel.
É importante analisar todos os pontos positivos que a internet oferece e começar, então, a montar estratégias online, atingindo um público segmentado, abrangendo-o com base nas ferramentas disponíveis.
Para a execução da campanha online, é importante ter em vista a utilização de recursos, como considerar investir em Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads, SEO para e-commerce, entre outros.
Se você precisa de auxílio em Marketing Digital, conte com a Consultoria Digital.