O que você deve esperar ou cobrar da sua agência de SEO para obter o máximo de resultados?
Em live, o Daniel Imamura falou sobre o assunto e deu vários insights que, com certeza, te ajudarão. Confira a seguir!
Se você ainda não é nosso cliente, então pegue as dicas deste artigo e aplique com a agência que te atende atualmente.
O que cobrar da sua agência de SEO?
A agência de SEO precisa enviar um planejamento
O trabalho de otimização de sites é pautado em um planejamento, ou seja, não existe trabalho de SEO sem planejamento, e é fundamental que você tenha isso em mente.
Se a sua agência, ou profissional de SEO que te atende, não apresenta um planejamento prévio, ou seja, apenas executa as ações e vai mostrando aos poucos, você não consegue ter uma visão do todo nem do objetivo por trás das otimizações.
Quando temos um planejamento, existe um ponto A e um ponto B aonde desejamos chegar. Agora, se você não tem a visão do ponto A, e às vezes nem no ponto B, como vai saber se as ações e as atividades que a sua agência está executando estão te levando em direção ao que deseja?
Peça clareza sobre o que está acontecendo
Você não tem obrigação de saber todos os jargões, todos os termos técnicos, entender de todas as estratégias, já que são muitas na área, mas é preciso que alguém lhe explique de uma forma simples e clara o que está sendo feito.
Caso contrário, você corre o risco de ser enganado. E aí quem sai mais prejudicado é o seu site ou a sua loja virtual.
Por isso, sempre cobre clareza com relação ao que está acontecendo e sendo feito.
Ter uma visão clara de todos os processos é uma obrigação, e quem contrata uma agência ou profissional de SEO (consultor SEO) deve acompanhar a evolução e o passo a passo de tudo.
Tenha alinhado o escopo de trabalho contratado
Aqui, temos um ponto que você tem que ter muito bem alinhado com a sua agência de SEO: o escopo de trabalho definido e contratado.
Afinal de contas, você também tem que exigir o que foi contratado. Nesse sentido, é preciso ter definido qual é o escopo que efetivamente contratou e, assim, ter em mãos as informações necessárias para cobrar os profissionais.
É recomendável, por exemplo, que a agência ou profissional entregue pelo menos um relatório de fechamento do mês. Na Consultoria Digital, nossa metodologia prevê a entrega de análises semanalmente, com um panorama parcial de como está o desempenho do mês.
Além disso, ao término de cada mês, nós fazemos um fechamento e apresentamos tudo para o nosso cliente em reunião, na qual o cliente visualiza o que foi feito no mês, todas as conquistas e os próximos passos.
Relatório dos resultados e desempenho do mês
Ainda falando sobre os relatórios, imagine que o resultado não esteja sendo alcançado. Você vai demorar meses para saber disso e perder todo esse tempo? Não, né? Então, o recomendável é que o cliente sempre receba as parciais, mas, principalmente, o fechamento de cada mês.
Se o resultado do mês não for muito bom, os profissionais precisam se reorientar nos meses seguintes e ajustar o planejamento, visando gerar um resultado mais próximo ao esperado.
Assim, o relatório é muito importante para o acompanhamento de metas, que, quando não batidas, podem indicar que o projeto está indo para um caminho errado. Nessa situação, o planejamento precisa ser revisto com o cliente, até que encontrem uma solução promissora dentre todas as possibilidades.
No universo do SEO há vários caminhos para se chegar ao mesmo resultado, então é bem importante que agência e cliente tenham uma comunicação clara e constante.
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Ao entrar com contato, vamos te explicar a respeito dos processos e entregas, de forma muito detalhada e clara. Entenda como funciona a nossa metodologia de trabalho, tudo que a gente entrega para você e o que você pode esperar de resultados para o seu site.
Já podemos antecipar que quem fecha parceria com a gente, obtém excelentes resultados orgânicos. Aproveite e venha dar uma olhada em nossa página de cases de sucesso! Conheça diversas empresas que conquistaram aumentos exponenciais em visitas e conversões com a nossa ajuda.