Você sabia? O próximo unicórnio será uma empresa de Marketing Digital!
No mundo inteiro, milhares de executivos estão obcecados por apenas uma ideia: tornar-se um unicórnio. Isso porque o valor de mercado alcançado pelas empresas que passaram a ser denominadas por esse ser mitológico já atingem US$ 1 bilhão de capital (ou até mais!).
De acordo com a KPMG, uma das maiores empresas de prestação de serviços profissionais, os investimentos de Venture Capital apontaram US$ 257 bilhões, sendo US$ 7,4 bilhões somente no último trimestre de 2019. Já no Brasil, o valor alcançado foi de US$ 526,2 milhões nos últimos três meses do ano passado.
Para aqueles que desejam sucesso em seus empreendimentos, o cenário é realmente positivo, porém existem muitos desafios e processos a serem realizados pelo caminho. Sendo assim, das 13 mil startups, aproximadamente, que integram o banco de dados da ABStartups, somente 10 podem ser indicadas à posição de unicórnios, por isso, há diversas considerações, sobre a postura das empresas, que devem ser adotadas durante o seu desenvolvimento para atingir os resultados esperados. Vamos conhecê-las?
Em primeiro lugar, é fundamental que as marcas estabeleçam um meio de comunicação presente e constante com seus clientes, a fim de criar uma relação de confiança, visto que disponibilidade de uma empresa significa estar próximo e entender as dores de seus consumidores para oferecer o produto ou serviço necessário de maneira adequada. Portanto, a realização de pesquisas, análises de feedbacks e acessibilidade são essenciais para que uma empresa cresça de forma sólida e seu empreendimento tenha êxito no mercado.
Além disso, é válido avaliar as perspectivas de se investir em uma startup após compreender o mercado no qual o seu objetivo está inserido. Porém, antes de se tornar um unicórnio, é preciso entender que apenas o investimento não fará com que sua empresa tenha resultado, ela deve se sustentar no mercado.
Alguns exemplos de startups brasileiras que se tornaram unicórnios são: iFood, Quinto Andar e PagSeguro. Empresas que oferecem delivery de comida, aluguel de residências e meio de pagamentos, respectivamente, trabalham excessivamente no marketing para conquistar cada vez mais clientes e se destacar em meio a tantos outros concorrentes, bem como oferecem grandes diferenciais ao cliente.
Segundo dados do Google, a população brasileira conta como a segunda que passa mais tempo conectada à internet, com uma média acima de 9,5 horas diárias. Portanto, os investimentos no mercado digital são amplamente explorados a cada ano, assim como os estudos da Socialbackers apontam um investimento de US$ 10 bilhões em marketing de influência para este ano.
Desta forma, se você deseja alcançar o patamar dos unicórnios para a sua empresa, não deixe de planejar e criar metas objetivas para seus processos, além de estruturar um modelo de negócio adequado, bem como um pitch de vendas para se destacar no mercado.