Com mudanças na economia e nos próprios hábitos dos consumidores, o comportamento de compra também mudou devido à quarentena. Sendo assim, de acordo com O Estado de S. Paulo, a busca online por ovos de Páscoa, por exemplo, foi ampliada em 127% por conta do isolamento social.
Embora a procura por itens necessários para a manutenção da casa e alimentação tenha sido maior, a busca por produtos e serviços que contribuem para uma rotina mais leve e divertida está sendo cada vez mais frequente, a fim de que seja possível simular a realidade anterior à crise.
Compras online como alternativa para fugir da realidade
É evidente que a preocupação causada pelo novo coronavírus trouxe um cenário que impactou tanto a economia, de um modo geral, quanto a saúde de muitos indivíduos, que, por exemplo, podem estar desenvolvendo distúrbios psicológicos durante este período. A partir disso, surge a mudança de comportamento dos consumidores, que, cada vez mais, buscam por itens e serviços de entretenimento, a fim de fugir da realidade que tanto os assusta.
Com as medidas de prevenção e o isolamento social, a maioria dos brasileiros tem evitado frequentar lojas físicas, mercados e farmácias para minimizar o contágio ou a disseminação do vírus. Portanto, o e-commerce se tornou a opção mais viável para a compra de alimentos, medicamentos e demais produtos, sem que haja a necessidade de sair de casa.
Mudanças de comportamento pela Covid-19
Apesar do avanço da doença no Brasil, os hábitos de consumo não diminuem e podem, inclusive, aumentar. Sendo assim, segundo levantamentos da Nielsen, foram identificadas, pelo menos, seis etapas, em meio às preocupações causadas pela Covid-19, que demonstram sinais de consumo integrados a itens de suprimento de saúde e abastecimento de emergência.
Além disso, a pesquisa revelou as seguintes mudanças de comportamento mais evidentes: produtos fundamentais para a prevenção do vírus, saúde e segurança pública, interesse por itens de manutenção geral da saúde e do bem-estar, aumento das compras online, abastecimento de alimentos e produtos de saúde na despensa, retorno às atividades normais, mas de forma cautelosa.
Aumento da procura por itens preventivos e de higiene
Além da prioridade por armazenamento de alimentos e medicamentos essenciais, a procura por itens de higiene, como álcool em gel e máscaras cirúrgicas, também aumentou devido à disseminação do vírus em todo o mundo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que a venda de álcool em gel cresceu 19% apenas na primeira semana de fevereiro, quando o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no país, e só foi aumentando com o passar do tempo, atingindo 85% de aumento no final de fevereiro. Podemos concluir, portanto, que a disseminação do vírus provocou um aumento abrupto na busca por produtos de higiene, não só nos EUA, mas também ao redor do mundo, incluindo o Brasil.