Mesmo antes da pandemia, os aplicativos de mensagens instantâneas já eram apontados como alvo de compartilhamento de notícias falsas por oferecer maior flexibilidade aos usuários. No entanto, durante a quarentena, não está sendo diferente; muitas fake news sobre o novo coronavírus estão sendo veiculadas, devido ao período de incertezas e ainda pouco conhecimento sobre a Covid-19.
Embora seja um recurso fundamental para aproximar familiares e amigos por conta das medidas de isolamento social, o WhatsApp, principal aplicativo utilizado no Brasil para trocas simultâneas de mensagem, tem sido estudado com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas, como forma de segurança e conscientização.
Iniciativas do WhatsApp para conter as fake news
Foram estabelecidas, pela líder executiva de ações do WhatsApp no Brasil, a doação de US$ 100 milhões para empresas de verificação de fatos e, também, a parceria com organizações de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, com o objetivo de tornar o aplicativo uma das fontes oficiais de informações verificadas, evitando, assim, a propagação de fake news. Além disso, foi lançado um robô de atendimento automático pelo Ministério da Saúde, que tem como função receber e responder mensagens no WhatsApp sobre o contágio da Covid-19, bem como dúvidas sobre sintomas, formas de prevenção e afins.
Políticas para conter a desinformação e disseminação de notícias falsas
Mesmo com o investimento em ações que evitam a disseminação de notícias inverídicas pelos veículos de comunicação, ainda existe um grande índice de desinformação por parte dos brasileiros. Com isso, são realizadas diversas campanhas educativas, além de, no WhatsApp, ser estabelecido um limite de encaminhamento de arquivos para no máximo 5 contatos, como forma de dificultar o envio de fake news em massa.
Medidas para evitar a aplicação de golpes no aplicativo
Bem como as fake news, a aplicação de golpes no aplicativo de mensagens também vem sendo amplamente realizada por criminosos. Sendo assim, além das políticas educacionais sobre como preservar a conta já implantadas no aplicativo, também foi disponibilizado o recurso de confirmação em duas etapas, no qual as mensagens são criptografadas e protegidas por senha, impedindo a entrada de pessoas mal-intencionadas.