Desde o final da década de 1990, quando o Google foi lançado, a internet nunca mais foi a mesma. Ele criou um serviço revolucionário, que diminuía as distâncias entre os usuários da internet e todo o mar de conteúdo presente na rede mundial de computadores.
A ferramenta que usamos hoje pouco se assemelha à que estreou em 1998. Hoje, com mais recursos e funcionalidades, o Google é mais do que apenas um buscador… ele é o principal veículo para que lojas virtuais e sites atraiam tráfego, movimentando bilhões de dólares todos os anos.
Se você tem um e-commerce e quer saber os principais benefícios de incluir o Google em sua estratégia, este artigo tem todas as respostas para suas dúvidas. Continue acompanhando para saber mais!
Qual é a importância de estar bem-posicionado no Google?
Considerando que o Google detém 78,63% de participação nas buscas no mercado brasileiro (dados divulgados em pesquisa da Hitwise), é seguro dizer que estar presente no Google é o primeiro passo para construir uma sólida presença digital.
E, mais importante do que apenas estar indexado, é estar entre as primeiras posições de cada busca. Afinal, os cinco primeiros resultados orgânicos levam 70% de todos os cliques, de acordo com um estudo promovido pela consultoria de SEO MOZ em 2014.
No entanto, estar bem-posicionado no Google também é tão importante para lojas físicas quanto é para os comércios eletrônicos? Uma pesquisa promovida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que sim.
De acordo com os dados – que mapearam comportamento de compra em 27 capitais brasileiras –, 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. Enquanto isso, boa parte dos consumidores (84%) relata pesquisar em lojas físicas e realizar a compra on-line.
Percebe-se, portanto, o protagonismo da internet nos processos de compra hoje, mesmo que essa compra não aconteça em ambientes digitais.
Como fazer sua loja aparecer no Google: o passo a passo
Agora que você sabe a relevância da plataforma para a conversão em lojas físicas e virtuais, deve estar se perguntando: como eu faço minha loja aparecer no Google?
Atualmente, existem duas principais maneiras de se posicionar no buscador. A primeira delas é por meio de anúncios pagos, e a segunda é por meio dos posicionamentos orgânicos.
No vídeo abaixo, nosso CEO, Daniel Imamura, explica o passo a passo de cada uma dessas estratégias e compara as suas particularidades. Assista ao conteúdo e tire suas próprias conclusões sobre qual delas melhor se adapta às necessidades de sua empresa.
As principais ferramentas do Google
O Google sabe de todo o potencial de seu buscador e, por isso, oferece uma série de recursos e ferramentas para ajudar empresas a venderem mais utilizando a sua plataforma.
Tais ferramentas variam em funcionalidade e podem ser usadas de maneiras diferentes, a depender de sua estratégia. Conheça agora algumas das principais ferramentas do Google para empresas que desejam ampliar a sua presença no digital.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma plataforma simples de usar, que tem o intuito de tornar mais fácil o gerenciamento da presença on-line por parte das empresas. Ele permite que companhias possam montar o seu perfil e, assim, serem encontradas em buscas no Google Search – e até mesmo no Google Maps.
Nessa plataforma, sua empresa pode oferecer informações relevantes, como horário de funcionamento, serviços mais populares, recursos extras – como delivery, por exemplo – além de expor a opinião de outros consumidores sobre o seu negócio. Essa é uma ótima maneira de se estabelecer como referência e gerar mais confiança entre seus clientes.
Google Ads
O Google Ads – anteriormente chamado de Google AdWords – é a plataforma de anúncios pagos do Google. Com ela, empresas podem veicular comunicações patrocinadas na página de pesquisa do Google, no Gmail, no YouTube e em milhões de outros sites parceiros.
Google Analytics
O Google Analytics (GA) é uma plataforma de análise e monitoramento de sites. Completamente gratuita e completa, o GA contém diversos relatórios importantes para empresas que desejam entender melhor as variáveis por trás de gerir um comércio eletrônico.
Com ela, você pode entender o comportamento de seus visitantes, analisando pontos como localização do acesso, tempo em cada página, padrões de navegação, produtos mais vendidos e mais.
PageSpeed Insights
O PageSpeed Insights é um conjunto de ferramentas que têm a otimização de sites e e-commerces. A plataforma analisa páginas e diagnostica problemas que podem estar atrapalhando o carregamento de informações. A velocidade de carregamento de uma página é um dos principais fatores de ranqueamento para o Google.
Google Trends
O Google Trends é uma plataforma que compila todas as tendências de busca, de acordo com filtros pré-determinados. Ela é muito útil para identificar tendências de comportamento em regiões geográficas específicas e períodos de tempo específicos.
Quer começar a usar as ferramentas do Google em seu negócio?
Agende um bate-papo com um dos especialistas da Consultoria Digital!
Será um prazer ajudar a sua empresa a vender mais usando essa poderosa ferramenta.