A tecnologia da nuvem híbrida é uma solução que une o melhor da nuvem privada e da nuvem pública por meio de um software que possibilita a comunicação entre serviços distintos. Sendo assim, cada plataforma desempenha funções diferentes dentro da mesma organização, compartilhando dados e informações.
A estratégia e os serviços da nuvem híbrida são poderosos porque proporcionam às empresas maior flexibilidade e controle sobre seus dados. As empresas que estão em busca de grandes resultados com o cloud computing devem considerar a nuvem híbrida como uma estratégia vantajosa que amplia possibilidades.
Saiba mais sobre os benefícios da nuvem híbrida
A nuvem híbrida oferece maior controle de informações aos líderes de TI, fornecendo múltiplas opções para desenvolver o ambiente ideal para realizar funções particulares e individuais, mas que podem ser compartilhadas quando for necessário. Ou seja, combinar os serviços de nuvem privada com os de nuvem pública é a melhor maneira de atender, de forma abrangente, as necessidades de uma empresa.
A funcionalidade da nuvem híbrida permite que a empresa gerencie o negócio de forma mais eficiente, entregando mais variedade de serviços e produtos. O modelo de nuvem híbrida é uma das estratégias que fazem parte da inovação e avanço das tecnologias e tendências digitais.
Empresas brasileiras estão acelerando a adoção de nuvem híbrida
O novo estudo, divulgado publicamente pela consultoria IDC, mostra que empresas brasileiras querem adotar a nuvem híbrida em suas infraestruturas de TI. Segundo os dados da pesquisa, essas empresas querem incluir a nuvem híbrida para ter maior agilidade e competitividade nos negócios.
Os dados do estudo apontaram que 33% das empresas que foram entrevistadas já usam ambientes de nuvem de provedores diferentes (como a nuvem híbrida), e outras 17% afirmam que vão adotar um sistema de nuvem híbrida em 12 meses. Com isso, essas empresas brasileiras poderão acompanhar a modernização das tecnologias e aproveitar os benefícios.
As empresas que adotam as novidades da transformação digital acabam se destacando e saindo na frente em relação aos seus concorrentes. Nesse contexto, a nuvem híbrida mostra ser o modelo ideal para adicionar eficiência e aumentar os resultados positivos de uma companhia.
Armazenamento híbrido e a transformação digital das empresas
A tecnologia híbrida é a única que possibilita o uso conjunto do cloud computing público e privado, permitindo que as empresas aproveitem os melhores recursos e funções de cada um desses modelos. Por esse e outros motivos, essa tecnologia é considerada o futuro da TI.
As organizações precisam adotar recursos de gerenciamento capazes de aperfeiçoar e potencializar a infraestrutura tecnológica. A nuvem híbrida é uma opção que aumenta a automação da empresa e simplifica suas operações, tornando o ambiente empresarial mais escalável e com uma grade de recursos muito maior – o que alavanca os processos corporativos.
A nuvem híbrida também é a mais indicada para empresas que possuem cargas de trabalho dinâmicas ou altamente mutáveis. Essa tecnologia é a que melhor atende companhias que precisam usar uma combinação ampla de serviços de TI, além disso, ajuda a atingir objetivos técnicos e comerciais com mais assertividade.
O cloud computing é uma tecnologia avançada que traz soluções capazes de otimizar processos e melhorar resultados de uma empresa. Segundo a pesquisa da Gartner, até o final deste ano, o modelo de nuvem híbrida deve se tornar o mais popular devido ao rápido crescimento da migração.
Seja para empresas já consolidadas ou para aquelas que estão em crescimento, a nuvem híbrida é o modelo de armazenamento ideal para aprimorar a transformação digital das empresas de maneira eficiente, inteligente e econômica. Por intermédio dessa solução, as empresas maximizam a eficiência e minimizam os gastos.