A expectativa do mercado de varejo para 2020 é de que o setor retorne para o cenário anterior à crise econômica, com expansão superior a 5%, de acordo com a análise de investimentos. Portanto, durante a jornada de compra, é fundamental que a melhora do crédito ao consumidor seja priorizada, afinal, vale tudo para conquistar o cliente, otimizando sua experiência na loja.
Atualmente, existe um nível de exigência elevado por conta dos consumidores no meio digital, isso significa que o método de venda mudou devido ao fácil acesso à informação, bem como as diferentes marcas disponíveis para compra em um único local: a internet. Portanto, “é necessário engajar seu público demonstrando os valores da marca e utilizando os meios de comunicação ideais para atrai-lo”, como disse o diretor de Novos Negócios da Adaction, veículo de comunicação referência em ações de mídia digital.
A fim de melhorar a experiência do consumidor, é fundamental que sejam oferecidos diferenciais, como produto sob medida, diversos formatos de conteúdo focando em diferentes públicos, além de pesquisas que avaliem as necessidades do cliente. Portanto, é possível gerar anúncios segmentados para cada tipo de consumidor, aliados ao perfil do usuário e momento na jornada de compra.
Estima-se que, em 2020, os investimentos do varejo em marketing digital atinjam 25%, segundo pesquisas da Adaction. Logo, a partir da interpretação de comportamentos e conclusões que resultem em métodos mais eficientes, é possível aumentar a receita e diminuir os custos. Ainda assim, haverá um forte acréscimo dos incentivos em marketing mobile, que poderão subir cerca de 75% nos próximos cinco anos.
Aspectos como segurança e agilidade também fazem parte da tecnologia, e sua automação impacta os processos produtivos de uma empresa, desde a produção até o atendimento personalizado. Sendo assim, é muito comum que marcas apostem na utilização de chatbots que atuam junto à Inteligência Artificial.
Além de realizar pesquisas de consumo e comportamento dos clientes, a IA permite a otimização das campanhas de marketing. De acordo com o diretor da Neurotech, “elas combinam centenas de variáveis que possibilitam identificar os preços e promoções ideais. Como são variáveis importantes na decisão de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, importantes para o varejista não perder margem, é fundamental monitorar a concorrência”. Essa assistência tem como objetivo definir os valores cobrados pelos produtos, que resultarão em equilíbrio entre o que é praticado pela concorrência e o controle da margem.
Já na utilização de IA, a partir da concessão de crédito, é possível tornar o processo mais amplo e acessível para os clientes, já que a Inteligência Artificial é capaz de distinguir rapidamente o histórico de pagamento e a inadimplência de cada consumidor. Isso significa que a redução do risco de inadimplência aumenta o volume de negócios da empresa, bem como o reconhecimento de bons pagadores.
Por fim, as transações financeiras no e-commerce possuem novas expectativas com as novas moedas digitais, denominadas criptomoedas. Essa modalidade de pagamento tem como objetivo atrair mais clientes por meio de um diferencial que possibilita à empresa destacar-se da concorrência, como esclarece o co-CEO da GoMoney.