Uma das principais funções da Inteligência Artificial é facilitar as atividades cotidianas. O Google Assistente, por exemplo, é um dos sistemas mais avançados para agilizar tarefas, automatizar processos, marcar compromissos no calendário e organizar rotinas, agendas e atividades – entre tantas outras ações.
Sendo assim, suas atualizações vieram para melhorar as rotinas profissionais e de lazer durante o período de trabalho remoto na pandemia. O novo template do Google Assistente vem com pré-configurações para atividades de trabalho e bem-estar, como mensagens de alerta sobre pausas para tomar água, alimentar-se ou se alongar.
Dependendo da configuração desejada, ainda é possível – de acordo com os dias e horários definidos pelo usuário – receber lembretes com sugestões de caminhadas ou com a hora de parar de trabalhar.
Dessa forma, o Google Assistente tem a capacidade de ajudar o indivíduo a colocar limites saudáveis em sua rotina de trabalho, levando em consideração o lazer. Essa função é interessante para quem se sente sobrecarregado por não conseguir separar a vida profissional da hora de descanso e descontração, visto que o mesmo ambiente é utilizado para realizar tais atividades.
Uma novidade bem-vinda durante a pandemia
A pandemia por Covid-19 mexeu com a rotina de trabalho de todo mundo. No entanto, os novos recursos do Google Assistente criaram ações inteligentes para quem está trabalhando em casa lembrar de levantar da mesa, comer, dormir e, até mesmo, distrair-se. O objetivo é garantir que essas pessoas não caiam em uma rotina de trabalho exaustiva, esquecendo de se movimentar e separar um tempo para o lazer.
Essa nova atualização do Google já começou a ser liberada nos Estados Unidos, mas, infelizmente, não tem previsão para chegar ao Brasil. Apesar disso, os usuários brasileiros possuem ações de “Bom dia”, “Saindo de casa”, “A caminho do trabalho”, “A caminho de casa” e “Hora de Dormir” disponíveis a todo o momento.
Veja: O Brasil é o 3º país com mais usuários mensais da assistente de voz no mundo
Tendência de trabalho remoto pode continuar no pós-pandemia
As residências são os novos escritórios, e os recursos do Google Assistente ajudam os usuários a ter acesso rápido e fácil a informações de trabalho, além de dar a importância necessária à saúde e à qualidade de vida. Assim, cada vez mais, o trabalho remoto deixa de ser encarado como uma opção e é visto como solução, pois, além de gerar economia para a empresa, também é uma maneira de valorizar os profissionais.
Trabalhar em casa, muitas vezes, pode significar uma carga de trabalho maior, mas, com o auxílio dessa nova ferramenta do Google, isso pode ser controlado! Dessa forma, é possível ter um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
As Inteligências Artificiais estão ajudando pessoas e empresas a manterem a produtividade no trabalho. Ademais, outro recurso tecnológico bem eficiente é a busca por voz, já que o aumento da procura por essa tecnologia pede adaptação das empresas. Os assistentes virtuais estão cada vez mais fortes no mercado. Sendo assim, explorar o potencial dessa tecnologia é se reinventar de diversas maneiras, garantindo bons resultados profissionais e pessoais.