Por estar em constante desenvolvimento, o Google conta com algumas mudanças na forma como interpreta as informações. Neste caso, os famosos links com nofollow são responsáveis pela sinalização dada ao Google, permitindo ou não acompanhar o link ou atribuir ranking e indexação para a nova página. Dessa forma, ao linkar um termo e incluir o nofollow, a ferramenta de pesquisa não lerá, nem passará autoridade para a página linkada.
E por que isso acontece? Os links podem ser inseridos nos conteúdos para informar ao Google que o usuário não compactua com o site linkado, bem como a recomendação de um blog irrelevante sobre o assunto. Assim, com o passar do tempo, o fato mais comum ocorre com as pessoas que utilizam afiliação, que também são levadas a utilizar o nofollow para indicar um conteúdo ou um produto, porém com a isenção no seu site.
Por isso, o Google decidiu realizar algumas alterações nesse aspecto. São recomendados três elementos para a utilização:
- sponsored;
- UGC;
- nofollow.
Embora já existissem e estivessem em funcionamento, alguns eram descartados pelo simples fato de que o nofollow já agregava as mais variadas funções. No entanto, cada um desses elementos pode ser utilizado nos links para uma função específica.
Entenda as novas funções
O UGC, conhecido também como User Generated Content, fornece ao Google a informação de que o link foi plantado por um usuário. Logo, esse é um modo de estabelecer transparência à plataforma e contar com a ferramenta que pode administrar esse termo de uma forma diferente. Enquanto isso, o sponsored é muito utilizado em aspectos específicos, como o caso de afiliados e páginas de vendas que não desejam estabelecer uma conexão com páginas de padrão inferior.
A principal mudança está no fato de que agora é possível utilizar os dois elementos para indicar fatores distintos.
Alterações no nofollow
Um dos aspectos mais diferentes no nofollow com a atualização está na mudança de sua regra padrão. Ou seja, é preciso entender que, anteriormente, os links com nofollow não indexavam ou entregavam ranking.
Dessa forma, neste mês, o Google já atribui que o nofollow será considerado como uma dica, e não mais como algo “mandatório”. Neste sentido, ele terá permissão para fazer o que quiser com a atribuição, já que, agora, seguirá o link mencionado. Portanto, para os usuários, a mudança pode ser banal, mas, para o Google, é de suma importância.
Isso significa que há anos o Google não podia seguir os links com nofollow, e agora é possível entender sua referência. Logo, todos os links indicados para um site, como o Wikipédia, anteriormente não seguidos, poderão ser lidos e varridos pelo maior buscador do mundo, oferecendo um serviço de qualidade e uma grande quantidade de páginas a serem descobertas.