O caos no setor de marketing está deixando sua empresa atrás da concorrência? Nós sabemos como a rotina de um setor de marketing é desafiadora. Então, para te ajudar a disparar na frente da concorrência, decidimos escrever este artigo sobre como identificar o nível de caos no marketing em uma empresa. Com essas informações, você estará mais bem-equipado para enfrentar qualquer desafio que aparecer em seu caminho!
Se preferir conferir este conteúdo em vídeo, acesse nosso canal lá no YouTube e veja o que o Daniel Imamura, nosso CEO, tem a falar sobre o caos no marketing:
Como identificar o nível de caos no marketing em uma empresa?
Para acabar com o caos no marketing, é preciso dar um passo para trás e avaliar a situação para compreender o nível de caos em que o setor se encontra. Compreender a extensão da desordem pode te ajudar a determinar o que precisa ser feito e quais medidas tomar.
A seguir, confira os três níveis de caos no marketing que uma empresa pode estar passando.
Nível 1
O primeiro nível de caos no marketing ocorre em empresas que acabaram de abrir as portas, quando a equipe percebe que é necessário atrair novos clientes e alguém tem a ideia de abrir um setor de marketing, porque, senão, ninguém nesse mundo vai saber que a empresa existe.
A partir daí, e com base nas estratégias adotadas pela concorrência, decide-se fazer um site para a empresa, WhatsApp Business, Google Meu Negócio, perfil no Facebook, outro no Instagram e quem sabe até mesmo no TikTok.
Aí já começa o primeiro nível do problema, pois a empresa acabou de abrir as portas e os recursos são escassos, sobrando para você a missão de fazer tudo isso sozinho, mesmo sem todo o conhecimento técnico necessário.
Então você faz o que pode, conclui as atividades no menor espaço de tempo possível, entra no YouTube, vê um vídeo aqui, outro ali e consegue se virar. Até porque isso é algo passageiro, não é mesmo? A má notícia é que, em muitos casos, não é. Ou seja, o que era para ser apenas temporário se torna permanente.
Nível 2
Todo o trabalho duro que você fez para tornar sua marca mais visível em diferentes plataformas parecia uma boa ideia, até que você percebeu que isso gerou mais um grande desafio: garantir que todos os canais estivessem atualizados.
Em circunstâncias não ideais como essa, o que normalmente acontece é que algumas coisas ficam de lado e o que é mais fácil de atualizar se mantém. Em casos mais críticos, nada mais passa a ser atualizado. E aí vem a diretoria cobrar que faz um mês que não se posta nada no Instagram, que o concorrente tá mexendo no LinkedIn “e a gente não”, e por aí vai.
Diante disso, você decide contratar um time para ajudá-lo, o que acaba melhorando a situação, pois os canais de comunicação passam a ser atualizados com mais frequência e está tudo mais ou menos fluindo conforme o esperado, até que…
Nível 3
Nenhum resultado efetivo aparece. Mas como isso pode acontecer mesmo com o apoio de um time? A resposta é ausência de método. Você simplesmente saiu fazendo o que te pediam, o que via nos tutoriais do YouTube e na concorrência sem seguir nenhum planejamento estratégico.
Tutoriais são ótimos aliados, mas se você pegar um monte de ideias aleatórias, juntar e colocar em prática sem nenhum plano ou estratégia específica, não irá muito longe. Todo o trabalho duro e investimento financeiro serão desperdiçados se você partir para a ação antes de definir o planejamento de marketing digital.
Como resolver o caos no setor de marketing?
Para acabar com o caos no setor de marketing, é preciso definir um método, criar um planejamento com base nele e só depois disso partir para a execução. Mas como escolher o método ideal? A dica é: mapeie a jornada de compra do seu cliente ideal.
Por exemplo: se o produto ou serviço comercializado trata de uma nova tecnologia, demanda grande investimento, estudo técnico e muito diálogo com o setor de vendas, isso significa que a jornada de compra será longa até que você convença o potencial cliente.
Nesses casos, o melhor método é o Inbound Marketing, que consiste em criar um relacionamento de confiança com o público-alvo para mais tarde conseguir efetivar uma venda.
Agora, se o produto ou serviço costuma gerar vendas de forma mais impulsiva por possuir um preço atrativo e facilidades para o pagamento ou ser do setor alimentício, moda e vestuário ou cosmetologia e perfumaria, as estratégias de Social Media são a melhor alternativa.
Por outro lado, caso se trate de um negócio local, ou seja, que exige a presença do cliente, como um restaurante ou hotel, uma boa opção é investir em SEO local.
Montando o planejamento para acabar com o caos no setor
Organizar sua estratégia de marketing digital é como ter um roteiro para o sucesso. Isso te ajuda a manter o foco no objetivo final e evita que você se perca no mar de infinitas possibilidades.
Com uma estratégia de marketing organizada, você pode aproveitar todos os benefícios que ela oferece, incluindo ROI aprimorado, melhor envolvimento do cliente e maior reconhecimento da marca.
Vamos explorar como começar a criar sua própria estratégia de marketing digital agora mesmo!
1. Metas
Após definir o método que será adotado, é hora de começar a planejar as ações de marketing. Para isso, o primeiro passo é criar metas, um dos passos mais importantes para alcançar o sucesso em qualquer negócio.
É essencial identificar metas alcançáveis e mensuráveis que estejam alinhadas com a visão do negócio, o método adotado e o perfil do público-alvo.
Após criar as metas, defina as ações necessárias para que seja possível atingi-las e os indicadores que auxiliarão a medir o sucesso das ações.
2. Quanto será investido
O segundo passo é definir o quanto será investido. Para isso, faça um levantamento dos custos totais de cada ação e verifique o orçamento destinado para o setor de marketing. Caso não seja possível executar tudo o que foi proposto, selecione as ações que oferecem o melhor custo-benefício e que entregam bons resultados no curto prazo.
3. Criar um cronograma de atividades
Por fim, basta definir o cronograma das atividades, ou seja, quando será feita cada ação. Para isso, organize o fluxo de atividades, veja quanto tempo é necessário para realizar cada etapa e defina o prazo de entrega.
Coloque seu plano em ação hoje e alcance o sucesso!
Agora é o momento certo para entrar em ação!
Mas lembre-se: o sucesso não é um evento único. É um processo contínuo que requer monitoramento e ajuste constantes. Para garantir que seu plano seja bem-sucedido, você precisa medir o sucesso e definir marcos ao longo do caminho.
Então, não se esqueça de acompanhar o desempenho dos indicadores que você selecionou lá no plano de ação, ok?E se precisar de uma orientação ou suporte para acabar com o caos no marketing da sua empresa, você pode contar com a Consultoria Digital, a agência de Marketing Digital que tem a solução certa para sua empresa crescer!