Segundo uma recente matéria na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócio mostra que tivemos um ótimo crescimento no mundo de compras via mobile. Eram 57% em 2013 e hoje já chegam a 70% das pessoas que tem um smartphone e já usaram o aparelho para efetuar uma compra.
Vemos que os números do mobile estão crescendo a cada segundo, e conforme uma pesquisa da Vouchercloud chegaremos próximo a US$ 624 bilhões de compras feitas por dispositivos móveis até 2018.
Mas não é só isso, pois além da compra online o resultado de uma pesquisa feita pela ComScore mostra um alto crescimento vindo de pesquisas móveis que resultam em uma compra local, ou seja, se sua empresa tem um local físico e você depende de clientes chegarem até você, está na hora de dar atenção para o mundo online e principalmente para o Local Search.
Esses números mostram a importância de ter um site ou uma loja virtual otimizada para funcionar em dispositivos móveis, pois é fundamental para o cliente não apenas encontrar sua empresa, mas também conseguir navegar sem dificuldades e encontrar o que procura de forma clara e rápida.
Inclusive três meses atrás o Google se pronunciou informando algumas mudanças no Googlebot (robô do Google que faz a leitura dos sites na internet) mostrando que seu site será considerado qualificado para mobile se atender os critérios abaixo:
- Evitar softwares que não sejam comuns em dispositivos móveis, como Flash
- Usar textos que sejam legíveis sem aumentar o zoom
- Dimensionar o conteúdo no tamanho da tela para que os usuários não precisem rolar horizontalmente nem aplicar zoom
- Posicionar os links afastados o suficiente para que se possa tocá-los com facilidade
Para testar se seu site está adaptado utilize o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis nas páginas do seu site.
Quem são os compradores via mobile?
Segundo o E-bit do total de compras feitas pela internet em 2014 no Brasil, 9.7% foram através de dispositivos móveis, dividindo entre as classes:
- A e B que consomem 62%
- C e D que consomem 27%
Mostrando também que a renda média do comprador via dispositivo móvel é maior do que os consumidores apenas do e-commerce, sendo R$ 6.128 contra R$ 4.378.
Agora dividindo entre sexo vemos que:
- Mulheres representam 56%
- Homens representam 44%
Analisando a idade média do consumidor vemos que a faixa etária que mais realiza compra através de dispositivo móvel está entre 35 a 49 anos.
Não deixe a tecnologia acabar com sua empresa
Use todo esse poder que o mundo online vem oferecendo a favor de sua empresa, busque parceiros que dominam o mundo online para te ajudar a entender a importância de sua empresa ter um site ou mesmo uma loja virtual para que você use a tecnologia como trampolim para ter mais sucesso.
Pense grande e se habitue a esse mundo online, pois só para ter uma ideia o resultado de receita total do varejo online no ano de 2014 foi de R$ 35 bilhões e 9,7% desse valor foi gerado através de compras por dispositivos móveis, ou seja, existe ainda uma janela escancarada de crescimento que veremos nos próximos anos, espero que sua empresa esteja nessa prancha e possa ter pessoas ou consultorias parceiras que auxiliem você a surfar essa onda da melhor forma possível.