Segundo o Financial Times, a Microsoft esteve por pouco para conseguir angariar, por um preço bem alto, a plataforma on-line de pinboard, o Pinterest, que hoje está avaliado em US$ 51 bilhões, que, convertido ao real, gira em torno de R$ 273,3 bilhões.
A negociação está parada. Especula-se que a compra da rede era um dos maiores sonhos da Microsoft, que pretendia acessar os dados dos usuários ativos (que, atualmente, ultrapassam a marca de 400 milhões) para identificar seus gostos e traçar um perfil dos concorrentes.
Conhecendo o Pinterest
O Pinterest é uma espécie de rede social que oferece imagens de inspiração para os usuários dos mais diversos temas, como moda, decoração, jogos, tatuagens, fotografia, culinária, entre outros. Os internautas conseguem “fixar” as imagens escolhidas em pastas pessoais.
Tendo sido criada em 2009, o Pinterest obteve um boom de crescimento durante o período da pandemia, adquirindo mais de 100 milhões de novos membros, ultrapassando, hoje, a marca de 450 milhões de usuários ativos espalhados pelo mundo. No último mês, a rede social divulgou sua receita de US$ 706 milhões adquirida no quarto trimestre de 2020. As estimativas dos analistas eram de um valor abaixo.
O Azure como objetivo final
Além de querer ficar páreo com as outras empresas concorrentes de mercado, um dos grandes objetivos da Microsoft em comprar o Pinterest era aumentar a divulgação do Azure, ferramenta de nuvem da empresa, já que ter o Pinterest como uma das referências de utilização da plataforma poderia ajudar na conquista de outras empresas.
Hoje, o mercado nesse segmento é protagonizado pela Amazon, com o serviço Amazon Web Service (AWS). Tal estratégia foi também o motivo da Microsoft querer adquirir o TikTok em 2020 (a oferta também foi recusada). Hoje, o TikTok, que vem ganhando protagonismo em estratégias de Marketing Digital, é propriedade do ByteDance.
Conquistas que deram certo
Apesar das últimas grandes negociações não terem obtido êxito (Pinterest e TikTok), a Microsoft conseguiu angariar outras empresas de nome e por preços bem altos:
- LinkedIn (por US$ 26,2 bilhões, em 2016);
- GitHub (por US$ 7,5 bilhões, em 2018);
- Bethesda (por US$ 7,5 bilhões, em 2020).
Além dessas aquisições, vale lembrar o lançamento da Microsoft Clarity e a atualização do Microsoft Teams.
Novos lançamentos
Além dessas últimas novidades, é importante lembrar da próxima atualização do Windows a ser lançada neste ano, o Windows 10 Sun Valley, que promete trazer novidades que vão revolucionar a experiência dos usuários. Na nova atualização, recursos do sistema muito importantes, como o design, vão sofrer modificações. A previsão de lançamento está para acontecer no final do ano e já é esperada pelo mercado consumidor.
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