Desde abril, o Microsoft Teams testava seu novo recurso para reduzir ruídos de videochamadas com a ajuda da Inteligência Artificial (IA). A ferramenta foi oficializada pela empresa e usa a IA para diferenciar a voz de qualquer outro “barulho’’ que possa atrapalhar as videoconferências.
Os aplicativos de videochamadas geralmente possuem recursos embutidos para filtrar alguns sons, como barulhos de ventilador e ar-condicionado. No entanto, o Microsoft Teams desenvolveu um recurso aprimorado com IA, programado para filtrar sons que não são reproduzidos constantemente, como o toque de campainha, latidos e sons de embalagem.
O Google Meet também recebeu uma atualização para cancelamento ativo de ruídos em smartphones Android e iOS. Isso mostra que as empresas estão focadas em melhorar a experiência dos usuários dentro de suas plataformas.
Como surgiu o sistema de redução de ruídos do Microsoft Teams?
A prática usada para o desenvolvimento do recurso foi a machine learning, responsável por treinar a IA a comparar mais de 760 horas de falas limpas com 180 horas de barulhos imprevisíveis e ruídos. A Microsoft usou sons públicos para não invadir a privacidade dos usuários, além de disponibilizar o serviço com vozes femininas e masculinas em mais de 10 idiomas.
Entre os barulhos testados, a Microsoft inseriu mais de 150 modelos de sons, incluindo roncos, descargas e outros exemplos. A empresa fez questão de destacar que ensinou o sistema a não reconhecer como barulho sons de emoção, como choros e risadas; dessa forma, eles não serão anulados nas videochamadas.
O novo sistema inteligente de redução de ruídos já está funcionando em ambas as versões do Microsoft Teams (aplicativo e web). Porém, a atualização pode levar um tempo para chegar a todos os usuários, pois está sendo liberada via servidor.
Microsoft Teams dará suporte ao CarPlay e outras melhorias
Podemos notar que muitas empresas estão lançando novos recursos para aprimorar suas plataformas e torná-las mais competitivas. O Microsoft Teams divulgou que dará suporte ao CarPlay em sua interface de chamadas. Com isso, os usuários poderão fazer ligações pela plataforma enquanto estiverem no carro.
Além disso, a Microsoft corrigiu a falha que deixava o usuário vulnerável ao abrir conversas no Microsoft Teams. A “mensagem bomba” criada por um hacker invadiu o computador do usuário vítima e espalhou a mesma mensagem para outros contatos, interferindo no bom funcionamento e segurança da plataforma.
Microsoft Teams deixará de funcionar com o Internet Explorer 11
Em dezembro, a plataforma de videochamadas da Microsoft deixou de funcionar no navegador Internet Explorer 11, que também pertence à empresa. O encerramento de compatibilidade com a plataforma é uma estratégia da Microsoft para inutilizar o antigo navegador, que está dando lugar ao novo Edge.
Trabalhar em casa é uma prática que aumentou muito na pandemia. Um estudo da Microsoft revela que os brasileiros são os mais estressados do mundo com home office. Assim, o uso das plataformas que oferecem serviços de videoconferências também cresceu. As empresas adotaram o serviço para reuniões, eventos, conversas de trabalho e outras finalidades. Dessa forma, ter um recurso para reduzir os ruídos inconvenientes é essencial para garantir e aumentar a qualidade das chamadas.