Batizada de Clarity, a nova ferramenta gratuita da Microsoft foi lançada no final de outubro com o objetivo de analisar o comportamento do usuário. Atualmente, a experiência do usuário é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio no ambiente digital.
A Microsoft Clarity foi criada justamente para ajudar as empresas com a análise de dados em relação à experiência do usuário de um site. A ferramenta é superútil, ainda mais sabendo que, a partir do ano que vem, a experiência do usuário – ou User Experience (UX) – será um fator de ranqueamento oficial.
Sendo assim, para os sites que desejam se preparar para a nova análise de ranqueamento do Google, que levará em consideração o UX, a Microsoft Clarity pode ser uma boa alternativa. Ela fornece diversas informações vindas diretamente do monitoramento das atividades realizadas por usuários que visitam a página em questão.
De acordo com a nota oficial de lançamento da Microsoft Clarity, a ferramenta foi criada para auxiliar administradores de sites a melhorar as experiências de navegação com base no próprio comportamento de seus usuários. Além disso, a instalação da nova ferramenta não impacta o tempo de carregamento dos sites.
Como funciona a Microsoft Clarity?
Para usar essa nova ferramenta, é preciso criar uma conta e instalar a plataforma no site que será monitorado. Segundo a Microsoft, a Clarity foi projetada com o objetivo de ser fácil para sites e também em relação à usabilidade dos usuários.
A ferramenta entrega relatórios essenciais para mensurar a satisfação dos usuários e para melhorar as estratégias de Marketing Digital. Os seus grandes diferenciais são as funções de profundidade de scroll, mapas de calor, dead, rage clicks e gravações de sessões. A plataforma dá a possibilidade de, por exemplo, assistir às gravações das sessões dos usuários com a visão do movimento do cursor e do scroll.
Além disso, a nova ferramenta mostra informações detalhadas sobre o comportamento das pessoas dentro do site monitorado, como, por exemplo, quantos indivíduos buscaram alguma informação difícil de encontrar, quantos clicaram em links inexistentes, quantos rolaram o site para cima e para baixo para buscar informações, etc. Ou seja, toda a jornada do usuário dentro do site é monitorada.
Com essas informações, é possível identificar quais sessões são mais acessadas, com o que os usuários mais interagem e se eles estão vendo ou não aquilo que desejam. Essas métricas apontam se é necessário realizar mudanças de design, layout ou navegação.
Os dados também são importantes para encontrar formas de melhorar cada vez mais a experiência dos usuários em sites – o que, consequentemente, aumenta as conversões.
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Outra grande vantagem da Microsoft Clarity é que ela não invade a privacidade dos usuários. Sendo bastante completa e contando com informações relevantes, a ferramenta vai otimizar relatórios e análises, oferecendo mais possibilidades para as empresas melhorarem a experiência que oferecem aos clientes – além de melhorar o UX do site.