Uma boa estratégia de marketing é passível de mensuração de resultados. É a partir dela que é possível perceber se o planejamento traçado e executado está gerando os resultados desejados ou se é necessário que sejam realizados alguns realinhamentos nos processos.
Para se ter noção desse cenário, é preciso que haja uma verificação dos impactos do plano de marketing delineado, além de entender qual dado mensurado deve ser acompanhado para cada caso.
Além de determinar esses dados, é importante também saber interpretá-los e medi-los de acordo com os objetivos planejados. Afinal de contas, o que eles significam?
Tendo em mente esses pequenos detalhes que fazem diferença no momento de análise das métricas de Marketing Digital, separamos alguns pontos que devem ficar no radar de gestores que ainda não têm clareza sobre o funcionamento de suas estratégias de marketing.
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Métricas de Marketing Digital de tráfego
O crescimento na taxa de clientes e na potencialização do volume de vendas está diretamente ligado ao crescimento do tráfego. As principais métricas de Marketing Digital de tráfego são:
Número de visitantes
O número de visitantes em determinado site é um tipo de métrica que apresenta um panorama da quantidade de pessoas que estão visitando determinada URL e conhecendo a marca. É a partir dela que é possível perceber se está tendo um aumento (ou não) no tráfego, podendo, assim, medir a eficiência do plano de marketing adotado. É interessante medi-la em conjunto com outras métricas.
Canais de aquisição do tráfego
Essa métrica mostra a origem das pessoas que visitam determinado site, ou seja, se elas estão vindo por meio das pesquisas orgânicas, de redes sociais, de estratégias de e-mail marketing, de mídia paga ou de outros sites.
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Taxa de rejeição
Essa métrica mostra o nível de engajamento das pessoas em determinado site. Assim, ela apresenta um percentual de visitas em uma página sem que houvesse interação com outras seções. Quando a taxa de rejeição apresenta um número alto, pode simbolizar que o conteúdo encontrado pelo usuário não supriu suas necessidades ou resolveu o seu problema. Além disso, pode significar outros problemas encontrados, como uma experiência de usuário negativa, uma navegação confusa, entre outros.
Tempo médio na página
Essa métrica também apresenta o quão satisfeitas as pessoas ficaram ao acessar determinadas páginas. Um tempo médio baixo simboliza que deve ser realizada uma melhora no conteúdo, por exemplo.
Métricas de conversão
As métricas de conversão, por sua vez, vão mostrar se as pessoas estão, de fato, realizando ações alinhadas com os objetivos traçados. São elas:
Taxa de conversão
Esse tipo de taxa vai mostrar, por exemplo, quantas pessoas estão realizando o download de um e-book, ou assinando a newsletter, e por aí vai. É necessário analisá-la por determinado período para saber se outras estratégias são necessárias.
Custo por conversão
Também conhecida como custo por lead, é analisada com a taxa de conversão. Isso se dá porque é necessário ter um custo acessível para se ter um número de conversão bom, e não gastar em excesso para que isso ocorra.
Custo por clique (CPC)
Métrica parecida com o custo por conversão. Ela apresenta um panorama satisfatório sobre quais plataformas são interessantes para bons resultados e, também, para verificar se as estratégias de publicidade on-line estão tendo o resultado esperado.
Métricas de vendas
Esse tipo de métrica diz respeito ao campo de vendas. São elas:
Ticket médio
É função do ticket médio apresentar qual é a média dos ganhos de uma empresa por pedido realizado. É uma boa métrica para saber o valor gasto pelos consumidores em cada compra, além de realizar projeções. É recomendado fazer a comparação do valor dessa métrica de tempos em tempos.
Retorno sobre o investimento (ROI)
Essa métrica é essencial no universo das vendas e, claro, do marketing, já que apresenta se determinada ação gerou resultados satisfatórios ou não.
O cálculo segue esta fórmula:
ROI = (Faturamento – Total de despesas) / Total de despesas
Índice de satisfação do cliente
Basicamente, essa métrica são pontos usados no pós-venda para saber o quanto as pessoas estão dispostas a fazer a indicação dos serviços do seu negócio para outros possíveis clientes.
Métricas de vaidade
As métricas de vaidade, por sua vez, estão separadas das outras métricas de marketing e não podem influenciar nos diagnósticos realizados no processo, uma vez que elas não são importantes para o planejamento traçado. Esses números só têm por finalidade alimentar o ego, quando não encontram alicerces em estratégias reais, e são simbolizados, por exemplo, por número de curtidas, entre outros.
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