Os assistentes de voz estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, facilitando muitas tarefas do cotidiano. Simplificar a vida é algo que interessa a todos nós; dessa forma, o aumento da demanda por tecnologias inteligentes acontece em escala mundial. Estima-se que o mercado global de assistentes de voz chegue a US$ 7,7 bilhões em volume de negócios em 2025.
Existem assistentes de voz bem conhecidos no mercado, como, por exemplo, o Google Assistente, a Siri (Apple), a Alexa (Amazon) e a Cortana (Microsoft). Por meio da Inteligência Artificial, essa tecnologia pode realizar diversas ações – entre elas, ler notícias, falar sobre o clima e configurar alarmes e lembretes. Além disso, ela pode ser integrada a outros dispositivos inteligentes, permitindo que ações como ligar e desligar luzes, música e Wi-Fi sejam feitas por meio de falas simples e rápidas.
Crescimento do mercado de assistentes de voz
Os assistentes de voz já conquistaram seu espaço na vida das pessoas. Dados de uma pesquisa da Ilumeo mostram que 48% dos entrevistados usam esse recurso pelo menos uma vez por semana, e um a cada cinco o utilizam todos os dias. Assim, controlar um aparelho eletrônico vocalmente é comum para 63% das pessoas, porcentagem que deve crescer em ritmo acelerado nos próximos anos.
Um dos fatores principais para o crescimento do uso desses assistentes foi a pandemia. No pico do isolamento social, o uso de dispositivos eletrônicos aumentou bastante, e 54% dos entrevistados notaram a eficiência dos assistentes e de suas funções.
De acordo com a Pesquisa Adobe Voice 2020, 86% das pessoas afirmam que usar os assistentes de voz foi a solução que encontraram para diminuir os riscos de contaminação. Além disso, os dados também apontaram que 77% delas pretendem usar essa tecnologia com mais frequência nos próximos anos.
Projeções para os próximos anos
Muitas pessoas foram impactadas com os recursos dos assistentes de voz – inclusive os negócios, que notaram a importância de tal tecnologia para o futuro. Dessa forma, o aumento da busca por voz pede adaptação das empresas.
Segundo analistas da Juniper Research, o uso desses assistentes pode triplicar nos próximos anos. Assim, estima-se que 8 bilhões deles estejam em uso até 2023.
Google e Amazon estão desenvolvendo cada vez mais seus assistentes virtuais
O Google vem apresentando diversas novidades em seu assistente virtual para torná-lo cada vez mais eficiente e personalizável. Entre as atualizações, podemos citar a inclusão de novos idiomas, ativações mais ágeis e maior controle dos dispositivos inteligentes.
Saiba mais: Google Assistente: Brasil é o 3º país com mais usuários mensais do assistente de voz do Google.
A Amazon não quis ficar para trás e desenvolveu a Alexa for Hospitality, uma versão direcionada a pousadas, hotéis e espaços de hospedagem. O objetivo é facilitar a execução de tarefas com comandos de voz personalizados – podemos citar como exemplo o ajuste de horários para ligar e desligar luzes, Wi-Fi e ar-condicionado, a checagem de reservas, além de outras operações.
Todo esse crescimento no uso dos assistentes de voz faz com que tal tecnologia seja implantada em diversos segmentos. Portanto, vê-se que até as pesquisas de voz mudam aspectos do SEO. Ou seja, esse modelo de busca oferece uma experiência ágil ao otimizar resultados. Por esses e outros motivos, os sistemas de reconhecimento por voz estão sendo cada vez mais procurados por empresas e requisitados por grande parte dos consumidores.