O marketing de relacionamento visa a estratégias que estreitam os laços e promovem a fidelização dos clientes.
Para que isso aconteça de forma eficiente, seu negócio precisa investir em algumas ações e garantir a satisfação dos clientes.
Entenda o que é o marketing de relacionamento, como dar os primeiros passos e os principais benefícios desse conjunto de estratégias.
O que é marketing de relacionamento?
Basicamente, o marketing de relacionamento é uma das técnicas do marketing digital que utiliza práticas e estratégias para gerar satisfação nos clientes e, consequentemente, fidelizá-los.
Para que o marketing de relacionamento seja feito de forma eficiente, é preciso construir uma verdadeira cultura de fidelização na empresa.
Veja também: Relacionamento com o cliente com técnicas de Inbound Marketing
Importância do marketing de relacionamento
Por meio do marketing de relacionamento, é possível fazer com que os usuários retornem ao seu site para fechar negócio. Além disso, essa categoria de marketing promove:
- Melhorias na comunicação;
- Economia em anúncios pagos;
- Aumento do LTV (retorno que o cliente traz à empresa a longo prazo).
Como criar uma estratégia de marketing de relacionamento?
Para colocar o marketing de relacionamento em prática, você precisa:
Conhecer seus clientes
Muito além de identificar quem são seus clientes, isto é, seu público-alvo, é preciso conhecer a fundo quem são essas pessoas.
Se você não é capaz de manter um banco de informações completo e atualizado, terá problemas quando tiver que se comunicar com o cliente.
Quer conhecer bem o seu público-alvo? Então, preste muita atenção às oportunidades de atualizar dados cadastrais.
Fazer a segmentação e personalizar os clientes
Após atualizar o banco de dados e informações dos clientes, é imprescindível utilizar bem o material que tem em mãos.
A partir de todas essas informações, é fundamental segmentar os clientes de acordo com critérios relevantes, como gênero ou geolocalização, por exemplo.
Assim, ao diferenciá-los, você pode criar uma comunicação personalizada.
Elaborar ações que tragam os clientes de volta
Há uma série de ações que podem ser implementadas com o objetivo de trazer antigos clientes de volta ao site para fechar uma nova compra ou negócio.
Os programas de fidelidade, por exemplo, fornecem benefícios toda vez que o cliente realiza uma nova compra. Assim, ele fica incentivado a retornar e comprar novamente.
Por meio de ações bem-direcionadas, você cria um ciclo virtuoso que possibilita a fidelização de clientes e a oportunidade de entender melhor o perfil das pessoas que compram da sua marca.
Trabalhar com mais de um canal de relacionamento
Além de comunicar o cliente e fazer ofertas, também é fundamental que você saiba como ouvi-lo. Por isso, é muito importante investir em mais de um canal de relacionamento.
Por exemplo: além de utilizar as redes sociais para vincular informações e conteúdos relevantes, é recomendável ter um canal de ouvidoria eficiente e preparado para dialogar com os clientes.
Principais vantagens do marketing de relacionamento
Entre as principais vantagens do marketing de relacionamento, vale destacar:
- Aproximar a sua marca do consumidor;
- Aumentar o reconhecimento da imagem da marca na internet, assim como criar uma reputação mais positiva;
- Criar uma comunidade de usuários que dialoguem com a marca e entre si;
- Desenvolver o setor pós-venda;
- Estimular novas compras, melhorando a fidelização dos clientes;
- Promover uma melhor experiência de usuário;
- Transformar os clientes em promotores da sua marca.
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