As redes sociais são muito mais do que um canal para postar fotos e vídeos.
Elas também servem como uma ferramenta de informação, interação, discussão e um lugar para que a sua empresa possa conquistar clientes.
Os usuários dessas redes são possíveis consumidores, sedentos por informações novas que podem se tornar ótimas oportunidades de negócios.
Mas, afinal, como aplicar estratégias de Marketing nas redes sociais?
Marketing nas redes sociais
As redes sociais assumem uma importância significativa atualmente pela sua grande difusão entre as pessoas.
Algumas dessas redes são, por exemplo, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, YouTube, entre outras, cada uma com sua finalidade, especificidade, formato e linguagem, oferecendo às empresas muitos caminhos estratégicos para a obtenção de resultados a partir dos seus objetivos.
O Marketing das redes sociais, ou social media Marketing, é, portanto, o conjunto de estratégias aplicadas pelas empresas nas redes sociais, a fim de alcançar objetivos relacionados ao Marketing da empresa.
Essas ações visam entrar em contato com o público-alvo para que a empresa esteja presente no cotidiano desses consumidores.
Há algumas etapas a serem seguidas quando se fala em Marketing nas redes sociais. São elas:
- Planejar;
- Criar conteúdos;
- Interagir com o público;
- Investir em anúncios;
- Monitorar;
- Otimizar a estratégia.
Confira nosso Guia do Marketing no Facebook e nosso vídeo sobre como criar vídeos para o YouTube!
Três pontos de atenção no Marketing nas redes sociais
Dentre as etapas acima, há três que possuem grande influência quando assunto é Marketing nas redes sociais e que precisam ser ressaltadas:
Investir em relacionamento
Relacionar-se é peça fundamental nas redes sociais.
Responder algo a um usuário é muito bem visto entre os consumidores.
Isso faz com que a sua empresa se aproxime dos consumidores, o que é de extrema importância.
O ideal é que haja uma separação entre as interações positivas, negativas e neutras.
As interações positivas ajudam no fortalecimento da imagem da empresa, influenciando na conversão e fidelização de clientes, e devem ser respondidas de imediato.
As interações negativas são aquelas que podem prejudicar a imagem da sua empresa. O objetivo é respondê-las, resolvê-las e tentar mudar a opinião do usuário sobre a marca.
As interações neutras não carregam opiniões sobre sua empresa. Se houver tempo, vale chamar o usuário para um contato mais direto.
Produzir bons conteúdos
As redes sociais são caracterizadas pelo alto volume de conteúdo produzido diariamente.
Por conta disso, é necessário investir em conteúdos que atraiam o usuário e que sejam, de fato, de qualidade, resolvendo algum tipo de problema da sua persona.
Bons conteúdos aumentam a confiança dos consumidores, fazem o engajamento do público nas suas redes sociais crescer e torna a sua empresa autoridade no setor em que está inserida.
Tudo isso gera mais conversões.
Fizemos um artigo com dicas de conteúdos para redes sociais e como atrair clientes pela internet. Assista também ao nosso vídeo e saiba como criar conteúdo para empresa.
Engajar
O engajamento nas redes promove mais visibilidade para a sua marca, já que todos podem conferir as interações dos consumidores com a sua empresa.
Esse engajamento pode ser influenciado de diversas formas, como, por exemplo, a partir de posts interativos no Facebook ou caixas de perguntas nos stories do Instagram.
Esse tipo de conteúdo deve influenciar o usuário a realizar algum tipo de interação com o conteúdo produzido pela sua empresa, como comentar, enviar a outras pessoas, compartilhar em seu perfil pessoal, entre outros.
Por que a sua empresa deve investir em Marketing nas redes sociais?
Além dos pontos positivos levantados até aqui, separamos alguns outros motivos que exigem da sua empresa um maior investimento em Marketing nas redes sociais. Confira abaixo!
Aumento do alcance
Há milhares de usuários ativos nas redes sociais.
De acordo com o We Are Social, em 2020, eram mais de 3,9 bilhões de pessoas usando as redes sociais em todo o mundo. Só no Brasil, esse número é de 140 milhões.
Toda essa quantidade de gente influencia diretamente para que a sua marca se torne mais conhecida e tenha grandes possibilidades de entrar também em território internacional, já que na internet não há fronteiras.
Humanização
É a partir das redes sociais que a sua empresa consegue mostrar ao mundo que é feita por pessoas.
Você pode mostrar nos seus perfis como é o dia a dia da sua empresa, quem são as pessoas que trabalham para tudo acontecer, como o seu produto é criado ou até mesmo como o serviço que você oferece é pensado, entre diversas outras possibilidades.
Isso faz com que se gere uma conversa direta com o usuário, causando uma aproximação e intimidade com o seu público-alvo e influenciando diretamente a visão desses consumidores, que passam a ver a sua marca de forma positiva.
Outra forma de humanizar a sua empresa a partir das redes sociais é investir na escolha de uma linguagem amigável, próxima, como se fosse um bate-papo entre iguais. Isso faz com que a relação da sua empresa com o seu público-alvo se torne menos mecânica e mais humana.
Conhecer a audiência
A relação próxima criada entre a sua empresa e o seu público-alvo faz com que você conheça com mais exatidão a sua audiência.
É a partir dessa relação criada que se pode, por exemplo, saber do que os consumidores gostam, o que consomem, quais são as suas necessidades e motivações.
Além disso, algumas redes sociais já oferecem informações pessoais importantes sobre o seu público-alvo, como o gênero, idade, qual cargo possuem, em qual cidade moram, entre outros. Elas também permitem saber o que essas pessoas estão falando sobre a sua empresa.
A Consultoria Digital quer conhecer você!
Sabemos que, entre tantas estratégias que podem ser seguidas quando o assunto é Marketing, algumas empresas podem ficar perdidas e sem saber para onde ir. A Consultoria Digital está disponível para conhecer a realidade da sua empresa, ajudar a traçar objetivos importantes e fazer o seu negócio vender mais. Entre em contato com a gente!