A Copa do Mundo é um evento que coloca milhares de pessoas para frente das telinhas e movimenta diversos conteúdos falando sobre o assunto. Muitas empresas pretendem investir em marketing durante a Copa de 2022 – mas será que essa seria uma boa ideia para o seu caso?
Entenda quais são as possibilidades para o marketing na Copa 2022, o que pode e o que não pode, e veja como traçar suas estratégias com quem realmente entende do assunto.
Marketing durante a Copa
Há duas abordagens de marketing que você pode seguir na Copa 2022:
- Utilizar o evento a seu favor, levando em considerações limitações impostas pela Fifa;
- Abrir mão de investir em ações de marketing durante a Copa e direcionar os anúncios visando a outras estratégias.
Importante: a Copa é um megaevento que chama a atenção de todos os olhares (mesmo de quem não costuma assistir a jogos de futebol), mas é fundamental mencionar que a marca Copa do Mundo não pode ser usada abertamente.
Por pertencer à Fifa, a Copa do Mundo é uma propriedade intelectual inviolável, e seu uso está autorizado apenas aos patrocinadores oficiais.
Ainda assim, se bem pensado e estudado, você ainda pode aproveitar o evento para traçar estratégias de atração e engajamento de seu público.
Utilize o assunto para “vestir a camisa”. Você pode, por exemplo, personalizar suas redes sociais com o tema da Copa, criar conteúdos sobre o assunto envolvendo seu nicho e produtos/serviços (como este artigo) ou, então, criar um engajamento nas redes sociais com palpites sobre quais times vão avançar no campeonato.
As possibilidades são infinitas, mas sempre se atente a estudar se esse assunto realmente se encaixa na sua empresa.
Mas, afinal, vale a pena investir?
O Brasil cria uma grande expectativa em torno desse evento. Muitas pessoas já estão adquirindo produtos que podem ser usados durante a Copa – e todo anúncio que brinca com elementos que remetem ao evento chama atenção.
Agora, se vale a pena ou não preparar sua empresa para investir em marketing na Copa, é uma questão que apenas os profissionais de marketing digital sabem responder.
Isso porque essa resposta depende de diversas variáveis e elementos, envolvendo nicho de mercado, de produtos ou serviços, além de público-alvo, objetivos, demandas e necessidades do momento.
De toda forma, podemos observar algumas estratégias que costumam ser as mais visadas nessa época. Acompanhe a seguir.
Estratégias de marketing digital durante a Copa do Mundo 2022
É sempre recomendável utilizar a Copa do Mundo para promover a sua marca, investindo em conteúdos relacionados ao universo desse evento – mas como explorar o tema sem desrespeitar nenhuma regra? Veja nossas sugestões:
Você pode investir em assuntos e imagens envolvendo:
- Aquarelas e desenhos;
- Cores;
- Elementos esportivos;
- Games;
- GIFs;
- Jogos de tabuleiro;
- Regras do futebol;
- Fotos de torcidas.
No mais, considere os seguintes pontos antes de investir em marketing na Copa 2022:
Avalie se vale a pena o esforço de investir em marketing durante essa época
Ainda que seja ano de Copa, não force a barra. Se o seu negócio ou objetivo não tiver relação com a temática, os anúncios podem ficar muito fora de contexto e gerar um impacto mais negativo do que positivo.
Só invista se você tiver certeza de que tem o que é preciso para envolver o público.
Veja o que a concorrência fez no passado
É muito válido analisar o que a concorrência fez em outras copas, mas nem pense em copiar as ideias.
Veja quais são os principais trocadilhos e piadinhas relacionados ao futebol para utilizar, mas solte a criatividade e construa algo próprio a partir disso.
Estipule estratégias realistas antes de partir para as campanhas
Não foque todos os seus esforços em marketing na Copa 2022 e nem exija da sua equipe conteúdos incríveis sendo que ela já tem muitos afazeres.
Pense em coisas mais simples para não perder o timing e peça ajuda das pessoas mais criativas para gerar engajamento.
Quer investir em marketing na Copa 2022? Converse com especialistas!
Antes de investir em marketing na Copa 2022, é fundamental conversar com especialistas de uma agência de marketing para saber quais são as melhores estratégias, considerando as especificidades e possibilidades da sua marca.
Aqui pelo site da Consultoria Digital, que é uma agência de Marketing Digital, você pode entrar em contato com um de nossos especialistas para entender melhor todas as possibilidades de marketing na Copa 2022.
Além disso, há diversos conteúdos sobre marketing digital que podem te ajudar a compreender melhor como estruturar seus conteúdos e anúncios durante a Copa. Não deixe de conferir!