A demanda por serviços de marketing digital só cresce – e não é por menos. Segundo um estudo realizado pela consultoria McKinsey, empresas brasileiras bem-posicionadas no ambiente on-line registraram um crescimento do EBITDA até 3 vezes maior do que as organizações que ainda não têm uma alta visibilidade no meio digital.
Essa alta demanda tem levado muitas pessoas a se especializarem para atuar com marketing digital para serviços. Se esse é o seu caso, venha com a gente e saiba mais sobre o assunto!
Quais são os principais serviços de marketing digital?
Os serviços de marketing digital que mais se destacam atualmente são:
SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de estratégias que visam aumentar o tráfego e a performance de um site a partir dos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing, por exemplo.
Algumas dessas estratégias são:
- Diminuir o tempo de carregamento das páginas;
- Disponibilizar um layout responsivo para dispositivos mobile;
- Manter a segurança do site;
- Criar conteúdos que agreguem valor ao público-alvo;
- Conquistar backlinks;
- Usar palavras-chave de forma estratégica dentro do conteúdo.
Cabe dizer que o SEO é uma estratégia de médio a longo prazo e que, diferentemente dos anúncios, não cobra nenhum tipo de taxa por clique. Por conta disso, serviços de SEO acabam sendo muito demandados pelo mercado.
Inbound Marketing
Outro serviço de marketing digital que se destaca é o Inbound Marketing, que pode ser traduzido como marketing de entrada ou atração. O objetivo dessa estratégia consiste em criar e distribuir conteúdo de valor para um público segmentado, que tenha maiores chances de ser convertido em leads e clientes.
Esse tipo de estratégia pode ser aplicada no e-mail marketing, site, blog, redes sociais e outros canais digitais.
A ideia do Inbound Marketing é justamente inverter a lógica do marketing tradicional. Ou seja, ao invés de propagar sua mensagem para um amplo público, passa a disseminá-la para um público específico, fazendo com que ele chegue até a empresa, e não o contrário.
Por se tratar de uma estratégia que exige menor investimento, quando comparada a abordagens mais tradicionais, e oferecer bons resultados – tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais conectadas –, ela acaba sendo muito procurada pelas empresas.
Social Media
Já somos 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais no Brasil, o que corresponde a 79,9% da população brasileira, segundo uma pesquisa realizada pela RD Station. Além disso, passamos, em média, 3 horas e 49 minutos por dia conectados às redes, período 53% maior do que a média global, conforme aponta o mesmo estudo.
Devido a isso, as empresas vêm investindo cada vez mais nas estratégias de social media como uma forma de se aproximar de seu público-alvo.
O profissional de social media fica encarregado de cuidar estrategicamente de perfis nas redes sociais, criar e realizar publicações no feed e nos stories, gerir crescimento de seguidores e taxas de engajamento, entre outros indicadores.
Como posso começar a oferecer um serviço de marketing digital?
Uma das melhores partes de atuar com marketing digital é que você não precisará contratar uma agência de marketing para divulgar os seus serviços, já que você mesmo terá o know-how necessário após se especializar na área.
Quando sua empresa crescer, aí sim você vai contratar uma equipe de marketing digital para cuidar especificamente do seu negócio ou até mesmo terceirizar essa área para outra agência, deixando seus colaboradores livres para atenderem seus clientes.
Mas voltando ao início, para começar a oferecer serviços de marketing digital, é indispensável realizar uma pesquisa de mercado para conhecer o perfil do seu público-alvo e criar as personas do seu negócio. Assim, você vai conseguir identificar as dores dos seus potenciais clientes, o que vai te ajudar a verificar:
- Quais serviços de marketing digital são mais demandados;
- Quais são as expectativas dos clientes em relação a esses serviços;
- O que os clientes mais valorizam em uma agência de marketing digital na hora de contratar;
- Qual é o tom de voz que deve ser adotado nas campanhas;
- Quais são os canais de comunicação que o público mais usa, entre outras informações pertinentes.
Após levantar todas as informações necessárias, é preciso analisá-las e montar um plano de ação com base nos insights que obteve a partir dos dados coletados.
O planejamento deve conter cada passo que deverá ser dado detalhadamente, o prazo e o orçamento necessário, os recursos necessários (por exemplo: softwares, equipamentos), as métricas para monitorar o desempenho das ações e um plano “B”, caso a estratégia inicial não dê certo.
Quanto cobrar por um serviço de marketing digital?
Para responder essa dúvida, é preciso realizar uma pesquisa de preços e avaliar quanto as empresas de mesmo porte e localizadas na mesma região estão cobrando pelos serviços. Caso seu objetivo seja atender todo o país, daí vai ser necessário identificar quanto as empresas com o mesmo perfil cobram.
Como muitas dessas informações estão disponíveis no próprio site das agências de marketing, fica ainda mais fácil realizar esse levantamento. Mas em outros casos, você terá que entrar em contato com a empresa e solicitar um orçamento.
Depois, você deve avaliar quanto será necessário investir para prestar cada serviço e comparar o resultado com uma média dos valores cobrados para ver se a margem de lucro atende suas expectativas.
Como me diferenciar dos meus concorrentes?
Mais uma vez, a pesquisa de mercado é uma grande aliada dos negócios. Se você quer superar seus clientes, encontre suas vulnerabilidades ao questionar os clientes dessa empresa.
Assim, você poderá aprimorar esses aspectos na sua empresa e até mesmo incluir esse discurso no marketing para despertar o interesse dos potenciais clientes – principalmente aqueles que tiveram uma má experiência na concorrência – e conquistar esse público.
Preciso me tornar MEI ou posso começar com CPF?
Para que você possa emitir nota fiscal, é preciso possuir CNPJ. Portanto, sim, você tem que ser MEI. Mas não se preocupe, pois MEIs pagam apenas o valor mensal do Simples Nacional, que não ultrapassa R$ 70,00.
Caso você precise de auxílio, há serviços de contabilidade para MEIs que são muito acessíveis. O MEI é destinado a empresas que ganham até R$ 81 mil por ano e que contam com apenas um funcionário. Portanto, conforme a empresa crescer, será necessário migrar a figura jurídica, ok?
Conte com a Consultoria Digital
A Consultoria Digital é uma agência de marketing digital especializada, que pode se tornar sua parceira no fornecimento de marketing digital para serviços diversos.
Prova de nossa expertise pode ser comprovada a partir de nossas premiações que já recebemos ao longo de 8 anos de existência e também de nossos cases de sucesso.
Se você deseja atuar com marketing digital para serviços, conte com quem entende do assunto. Conte com a Consultoria Digital!