Fala, pessoal!
Se você chegou neste vídeo e está começando sua jornada dentro do Marketing Digital, seja você um profissional da área ou, então, dono de uma empresa que está querendo fazer o Marketing Digital de sua empresa, acompanhe este conteúdo comigo até o final, pois vou te dar uma bela de uma aula sobre como começar o Marketing Digital.
Começando…
Vamos lá, o conceito básico número #1 que você precisa colocar na sua cabeça desde o início. O Marketing Digital utiliza a internet para gerar negócios. Basicamente, se você entender isso, vai entender todo o restante desta aula.
Então, quando você começa a fazer o Marketing Digital, o que você quer? Quer divulgar um produto, um serviço, um conteúdo, um site na internet, seja através das redes sociais, anúncios, enfim, tem várias formas, que nós vamos entrar aqui em mais detalhes, para gerar negócios, seja para gerar mais visualizações no seu blog, seja para vender mais produtos naquela loja virtual, seja para chegar em mais pedidos de orçamento em sua empresa. O Marketing Digital te ajuda muito nesta missão: trazer pessoas através da internet para fazer negócios em sua empresa. Este é o conceito básico que você precisa ter na cabeça: o Marketing Digital vai gerar negócios para você.
Os principais canais
E aí quais são os principais canais que você pode utilizar para fazer seu Marketing Digital, atrair a atenção das pessoas para aquilo que você está oferecendo?
Primeiro, vamos pelo mais básico, o que eu acho que todo mundo tem mais contato: as redes sociais. Você pode usar o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, entre outras redes sociais conhecidas. Elas ajudam, sim, a divulgar aquilo que você está querendo promover, seja algum conteúdo ou então produtos ou serviços através desses canais. Então é aí o pontapé inicial de muitas pessoas. Elas começam a divulgar seus produtos por meio das redes sociais.
E tem a fórmula que é orgânica, ou seja, as pessoas começam a te seguir e vão consumindo o seu conteúdo através de seu feed, mas também dentro das redes sociais podemos promover uma publicação para impactar pessoas que ainda não nos conhecem. Vamos chegar nesse ponto logo mais.
Depois, você pode fazer os anúncios, seja no Google, no YouTube, no Facebook, no Instagram, ou, às vezes, comprar um banner num determinado site. Essa é a forma paga sobre a qual falamos, para que você possa impactar pessoas que ainda não conhecem o seu site, que não conhecem a sua marca, sua empresa, seu perfil na rede social, seu site, sua loja virtual etc. Em todos esses canais e muitos outros pela internet você pode pagar para aparecer.
Vamos pegar o caso do Google. Provavelmente, você já fez algumas pesquisas no Google e lá no topo do resultado da pesquisa apareceram alguns anúncios de produtos ou serviços. Foram pessoas ou empresas que pagaram para aparecer naquela área de destaque no topo do resultado de pesquisa. Então, você pode também usufruir desse método de pagar anúncios para aparecer no Google. Se você está no Facebook, pode fazer uma publicação, um anúncio e impulsioná-lo, ou seja, colocar uma verba para que essa publicação, esse anúncio, impacte aquelas pessoas que você deseja atrair a atenção. Tem várias formas de anunciar, pagando para esses canais, a fim de que sua marca possa ter mais destaque.
A parte orgânica que, para a parte do Google, nós chamamos de SEO, se você estiver na área de Marketing Digital, você ouvirá bastante essa sigla, que significa fazer com que seu site apareça bem posicionado nas buscas do Google, sem ter que pagar para isso, ou seja, sem ter que anunciar. E como que isso funciona? São várias técnicas que você aplica em seu site para melhorar o código-fonte dele, a velocidade, o conteúdo, a linkagem. Então, há várias técnicas de SEO, que você aplicará em seu site, para que ele ganhe posicionamento e você receba visitas sem ter que pagar para o Google. Então, esta é mais uma coisa que você pode estudar dentro da área do Marketing Digital.
Inclusive, tem playlist aqui no nosso canal exclusivamente para isso. Vou deixar no e-card para você poder acessar e começar a estudar mais sobre essa parte de SEO. Temos vários vídeos muito legais aqui no canal, confira-os!
Relacionamento com o Cliente
Tem também outra coisa dentro do Marketing Digital que você pode trabalhar, que é focado para o relacionamento com o cliente, o tal do Inbound Marketing. Se você já fez algumas pesquisas sobre o Marketing Digital, provavelmente já se deparou com este termo: “Inbound Marketing”, que são estratégias, normalmente, por e-mail de automação, ou seja, você tem o contato daquele seu potencial cliente e você começa a se relacionar com ele, a mandar materiais interessantes, enviar e-mails que sejam relevantes para ele. Conforme você vai esquentando esse relacionamento, chega um dado momento que você já está apto para poder tentar fazer a venda do seu produto ou serviço diretamente para esse potencial cliente através dessas estratégias de Inbound Marketing.
E agora?
Bom, entendemos que há canais como redes sociais, anúncios, a parte orgânica, que é o SEO, e as estratégias de Inbound Marketing. Esses são os principais canais para trabalharmos o Marketing Digital. Mas como funciona na prática?
Primeiro, o conceito por trás de tudo isso é gerar tráfego para aquele seu ponto de contato, para aquela página, aquele canal, no qual você tentará oferecer alguma coisa para gerar negócio à sua empresa. Então, se você tem um site, vai gerar tráfego para esse site, ou seja, pessoas entrando nesse site. Se você está utilizando uma rede social, vai fazer com que mais pessoas cheguem até o seu perfil na rede social, ou seja, estará levando tráfego para sua página na rede social. E você vai usar o quê? Os principais canais que acabamos de falar: você produzirá um conteúdo de qualidade para as redes sociais, poderá anunciar, trabalhar a parte orgânica e fazer Inbound Marketing, por exemplo.
E qual é o intuito quando a pessoa chega nessa página? É você fazer com que ela converta em uma ação, seja comprando um produto diretamente, seja pedindo um orçamento, seja compartilhando o conteúdo, seja deixando o like no vídeo. Então, você sempre tem que pensar que o Marketing vai atrair as pessoas para essa página que você está focando para fazer a sua venda ou, o que nós chamamos no Marketing Digital, sua conversão. Você tem que ter isso bem claro: se você vai fazer uma venda, se você quer que as pessoas deem um like, se você quer que elas compartilhem, se quer que elas peçam um orçamento. O objetivo do Marketing é trazer o tráfego para que a pessoa faça essa conversão.
E aí tem algumas coisas que você, no Marketing Digital, pode trabalhar muito, que é a forma como vai apresentar a oferta desse seu produto ou desse seu serviço. E o que envolve essa sua oferta? O preço é um deles, pois, se seu preço for o mais caro da internet, dificilmente você vai conseguir fazer a venda, a não ser que você consiga agregar muito valor ao seu produto ou serviço, mostrando que o seu realmente tem que ser o mais caro porque ele tem uma qualidade muito superior à de seus concorrentes.
Taxa de Conversão
Outra coisa que você também tem que analisar no seu Marketing, que pode estar influenciando a sua taxa de conversão, é a quantidade de pessoas que acessou o site e fez a ação que você deseja, isto é, o pedido de orçamento, a compra do produto etc. Por exemplo, a condição e a forma de pagamento: se todo mundo parcela no cartão sem juros, e você não, a sua oferta já está um pouco abaixo do que a que seus concorrentes fazem. Se você só permite que se parcele em 3x, mas seus clientes gostariam de parcelar em 10x, se o cliente gostaria de pagar no boleto, e você não tem boleto, enfim, há vários fatores que podem influenciar, se pensarmos nas condições de pagamento. Ainda nisso, pensando em prazos de entrega, se seu prazo de entrega não é muito bom em sua loja virtual, por exemplo, isso pode comprometer a sua taxa de conversão. Então, já pensando em uma estratégia de Marketing Digital, é preciso pensar se compensa divulgar o produto ou serviço a nível Brasil ou somente em sua região, por causa do prazo de entrega. Na sua região, seu prazo de entrega será muito mais rápido do que o de seus concorrentes, mas, às vezes, para outro estado, seu prazo não é tão competitivo, então você tem que colocar na balança se vale a pena investir no Marketing Digital para outros estados.
Diferenciais
Outra coisa muito importante é deixar sempre muito bem destacado os seus diferenciais, são eles que irão justificar o preço que você está oferecendo em seu produto/serviço.
Uma outra coisa que impacta bastante também se você vai conseguir converter essas pessoas na hora que elas chegam em uma compra ou em uma solicitação de orçamento é justamente a usabilidade da sua página, do seu site, da sua loja virtual. Por exemplo, hoje, a maior parte dos acessos para a maioria dos sites vem do celular, ou seja, se seu site não funciona bem no celular, você já tem um problema, pois a pessoa terá que fazer aquele movimento de pinça para dar zoom, e a experiência não será legal. Então, provavelmente, ela não comprará, ou não pedirá um orçamento para você, pois a usabilidade do seu site não está legal. Dentro do Marketing Digital, é importante ficarmos atentos a essas coisas para ver se a experiência, como um todo, do usuário, na hora que ele chegar em seu domínio, estará sendo boa ou suficiente para que ele consiga fazer a conversão, que o Marketing Digital tanto deseja.
Outra coisa importante, se você estiver usando, por exemplo, uma rede social, é conferir se ela está bem configurada para que a pessoa facilmente entre em contato com você. Vou trazer um exemplo básico: você criou uma conta no Instagram para sua empresa, só que a deixou privada. O usuário só poderá ver suas publicações se ele for seu amigo, porém, dificilmente ele pedirá amizade para você no Instagram e irá esperar você aceitá-lo, para só então conseguir ver os seus produtos e, posteriormente, entrar em contato você. Então, é preciso tomar cuidado e conferir se você configurou corretamente a sua rede social.
Às vezes, você cria o seu perfil de rede social como sendo a primeira coisa do seu Marketing Digital, antes mesmo de ter a loja ou site. Só que você esquece de colocar um telefone para contato, ou um e-mail. É muito importante ficar atento se você configurou corretamente a sua rede social, para que a usabilidade, de quando a pessoa chegar nesse seu perfil, seja a melhor possível e ela consiga entrar em contato com você e solicitar, então, um orçamento, por exemplo, ou até mesmo querer comprar contigo.
Finalizando…
E o que você pode fazer agora, depois de ter entendido esses conceitos básicos? Aqui no canal tem muito material e eu já fiz uma curadoria dos melhores vídeos para você assistir. Vou deixar aqui em uma playlist, mas vou dizer a você quais são os vídeos que você encontrará.
Primeiro, há um guia prático para você fazer o planejamento do Marketing Digital do seu negócio ou do negócio de seu cliente. É um passo a passo totalmente prático para você criar o seu primeiro planejamento de Marketing Digital.
Depois, você verá uma super aula explicando sobre taxa de conversão, que é o primeiro vídeo do nosso curso gratuito de Marketing Digital. Então, se você tem interesse de fazer o curso, se inscreva lá, ele é totalmente gratuito.
E, depois, entra uma parte de SEO, que é muito importante dentro da sua estratégia, para que você receba visitas sem ter que pagar. Isso faz grande diferença em suas estratégias de Marketing Digital.
Também, vou deixar uma aula explicando o que é o Inbound Marketing, e como criar a oferta ideal para seu cliente. E, para fechar, ferramentas de SEO, que você pode conhecer e utilizar para te auxiliar na melhora da qualidade de seu site, ficando, assim, bem posicionado no Google.