Atualmente, o marketing digital para imobiliárias deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade. Isso ocorre, principalmente, por conta da mudança de comportamento do consumidor.
Em vez de visitar a imobiliária para buscar a casa ideal, a maioria dos interessados realiza pesquisas e buscas on-line. Diante desse hábito, é imperativo investir em marketing digital para imobiliárias e adotar estratégias pensadas para esse ambiente, especificamente.
E os benefícios são inúmeros. Se antes não era possível segmentar o público e analisar as métricas de engajamento, agora tudo isso pode ser considerado – e as vantagens não param por aí. Continue a leitura e entenda a importância do marketing digital para imobiliárias! Vamos lá?
Marketing digital para imobiliárias: o que é?
Mas, afinal, o que é marketing digital para imobiliárias? O conceito envolve uma série de estratégias e planejamento que visam a atração de clientes e a conversão da compra.
Contudo, esse trabalho é realizado em ambiente digital, ou seja, por meio de blogs, sites e redes sociais.
Se antes o plano de marketing para imobiliárias era feito por meio de outdoors, propagandas em revistas e jornais e em mídias offline, agora essa comunicação é majoritariamente feita on-line.
A ideia é criar estratégias de marketing digital para imobiliárias utilizando as facilidades proporcionadas pela tecnologia e internet.
Portanto, o trabalho envolve segmentação do público, elaboração da persona, uso de mídias pagas e outros artifícios que ajudam a conquistar autoridade, engajamento e alcance.
3 principais vantagens ao trabalhar o marketing digital focado no setor imobiliário
Entendeu o que é marketing digital para imobiliárias? Agora é importante compreender quais são as vantagens proporcionadas por ela. Pensando nisso, reunimos 3 benefícios que vale a pena conhecer. Confira!
1. Fortalece o reconhecimento de marca
Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão que requer muita reflexão, planejamento e pesquisa. Isso porque, diferentemente de comprar uma roupa, adquirir uma casa é um investimento alto e cheio de particularidades.
Por isso, é importante que os interessados se sintam seguros e tenham confiança na hora de conferir os anúncios da imobiliária.
Isso significa que ter autoridade no segmento pode ser um diferencial importante. E, para conquistá-lo, é necessário contar com um bom planejamento de marketing digital para imobiliárias. Assim, é possível fortalecer o reconhecimento da marca e obter destaque no mercado.
2. Atinge clientes interessados em adquirir um imóvel
O marketing digital para imobiliárias permite segmentar o público e direcionar a publicidade para clientes realmente interessados em adquirir um imóvel.
Como? Por meio da criação da persona, publicação de materiais educativos sobre o tema e investimento em mídias pagas, por exemplo.
Observe que, em todas essas estratégias, é possível atingir o cliente em potencial de forma mais certeira e com rapidez.
Diariamente, milhares de pessoas pesquisam imóveis para comprar nos buscadores do Google, o que torna o marketing digital único e indispensável.
3. Mais engajamento
Quanto maior o engajamento, mais pessoas são atingidas pelos anúncios do seu produto ou serviço – e no marketing digital para imobiliárias isso não é diferente.
Portanto, criar aberturas para interações on-line é fundamental, e isso pode ser feito por meio de diversas maneiras. Entre elas, vale destacar o marketing de conteúdo. Aqui, a ideia é oferecer conteúdos ricos e educativos como forma de atrair o público para o seu site.
É por isso que os blogs têm feito tanto sucesso. Além de resolver um problema ou esclarecer uma dúvida, o leitor pode comentar e compartilhar o material nas redes sociais, o que gera engajamento e atração de novos interessados para o seu negócio.
Estratégias de marketing digital para imobiliárias
Viu quantos benefícios o marketing digital para imobiliárias é capaz de proporcionar? Contudo, para que ele seja realmente efetivo, é fundamental investir em boas estratégias e realizar um planejamento certeiro.
Para tanto, reunimos algumas dicas de marketing digital para imobiliárias que costumam gerar bons resultados. Inspire-se com as nossas ideias!
Invista em um site profissional
Diferentemente das redes sociais, o site profissional reúne todas as informações institucionais e oferece de forma personalizada a possibilidade de compra do produto ou serviço.
No caso de imobiliárias, o site é a principal referência para a pesquisa de anúncios de imóveis. Por isso, investir em um site profissional é indispensável. Além dos anúncios, é interessante que ele traga um blog com conteúdos especializados e atrativos.
Foque na criação de conteúdo de qualidade
Seja no blog ou nas redes sociais, é sempre válido lembrar da importância de criar conteúdos de qualidade. Isso significa compartilhar materiais ricos, com informações completas e que, de fato, adicionem conhecimento ao leitor.
Para tanto, vale contar com a expertise de profissionais específicos como redatores, designers e uma agência de marketing digital especializada no segmento.
Invista em redes sociais como o Instagram
Atualmente, muitas pessoas estão nas redes sociais. Aproveite a presença massiva desse público e invista em um bom perfil institucional.
Por serem ferramentas que priorizam o aspecto visual, lembre-se de caprichar nas fotos e vídeos dos imóveis. As legendas também precisam ser atrativas, concisas e esclarecedoras.
No entanto, é preciso se ater à proposta da rede social em questão. Por exemplo: o TikTok prioriza vídeos curtos e diretos, já o Instagram prioriza fotos e reels. É importante personalizar os posts, sempre pensando no perfil e na experiência do usuário.
Trabalhe o SEO em sua estrutura on-line e local
Search Engine Optimization (SEO) são otimizações que permitem que o seu conteúdo seja mais facilmente encontrado pelos motores de buscas.
Como o trabalho com SEO exige conhecimentos específicos, vale contar com profissionais da área e/ou com uma assessoria especializada.
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Comece a trabalhar com tráfego pago
Sabe aquele anúncio que geralmente aparece no topo dos resultados de busca do Google e ao longo da linha do tempo do seu feed do Facebook? Ele promove o tráfego pago, ou seja, a divulgação não ocorre de forma orgânica.
Perceba que quando falamos de marketing digital, é importante diversificar os seus canais de atração e estratégias. Dessa forma, é possível assegurar a presença digital e aumentar as chances de ser encontrado on-line.
Procure por especialistas e empresas de marketing digital
Sobretudo, investir em marketing digital para imobiliárias não é o suficiente. É preciso contar com profissionais preparados e especialistas no segmento.
Além do conhecimento teórico, são eles que detêm o conhecimento técnico para colocar as estratégias em prática, de acordo com os objetivos da empresa. Caso contrário, a tarefa pode se tornar ineficiente e, ao invés de trazer lucros, pode causar prejuízos significativos.
Como um bom planejamento em marketing digital impacta o setor imobiliário?
Conseguiu perceber quantos benefícios um bom planejamento de marketing digital é capaz de trazer? Com a hiperconectividade e a mudança de hábitos na hora de pesquisar imóveis, investir em marketing digital é imperativo nos dias atuais.
Na prática, os resultados costumam aparecer no aumento da competitividade, maior quantidade de pessoas atingidas pelas divulgações e, consequentemente, mais lucro para o negócio.
Deixe seu planejamento com quem entende: conheça a Consultoria Digital!
Já mencionamos, mas vale a pena reforçar: o marketing digital para imobiliárias deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade.
Então, como se destacar nesse mercado tão acirrado e competitivo? A resposta pode estar no suporte de profissionais especializados e na parceria com uma agência de marketing digital confiável.
Para tanto, conte com a Consultoria Digital! Somos especialistas e referência quando o assunto é marketing digital. Entre em contato e conheça as nossas soluções!