Somente no primeiro trimestre de 2022, houve um aumento de 390% na busca por procedimentos estéticos em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A pesquisa revela, ainda, que 80% dos entrevistados já fizeram algum procedimento estético. Dos 20% que afirmaram não ter realizado nenhum procedimento, aproximadamente 15,8% pretendem fazer.
A alta demanda tem incentivado a expansão do mercado de estética que, de 2014 a 2019, cresceu 567% no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Os dados revelam que há uma alta procura, mas também que existe uma grande concorrência – então como se destacar diante desse cenário? É aí que entra o marketing digital para clínicas de estética.
Se você atua no segmento de clínicas de estética e ainda não usa os meios digitais para promover o seu negócio, ou quer aprimorar as estratégias que vem aplicando, confira este artigo e aprenda o passo a passo de como implementar uma estratégia de marketing digital eficiente para a sua clínica de estética.
Passo a passo de como implementar marketing digital para clínicas de estética
A seguir, conheça os três passos fundamentais para implementar o marketing digital para clínicas de estética:
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo é conhecer seu público-alvo, ou seja, o perfil de seus potenciais clientes. Para isso, você pode aplicar questionários na própria clínica, que podem ser entregues enquanto o cliente espera para ser atendido, durante o procedimento – caso seja necessário aguardar por algum tempo – ou após finalizá-lo.
O questionário também pode ser criado no Google Forms, que é um aplicativo de gerenciamento de pesquisas do Google, e o link pode ser encaminhado por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.
Vale destacar que nesses casos é mais difícil que o cliente responda as perguntas. Por isso, uma ideia para contornar essa situação é oferecer algo em troca, como um desconto no próximo procedimento que o cliente for fazer na sua clínica.
As perguntas do questionário devem ser objetivas e de fácil compreensão para que o cliente responda rapidamente e não haja dúvidas e outros empecilhos. Assim, as questões devem abordar:
- Gênero;
- Idade;
- Profissão;
- Renda mensal;
- Local de residência;
- Redes sociais que mais usa;
- Como conheceu a clínica (recomendação, internet etc.).
Quanto mais questionários você aplicar, mais fiel serão os resultados obtidos. Então, após coletar todos os dados, analise-os e selecione uma pequena amostra que represente o conjunto para realizar entrevistas aprofundadas.
Por exemplo: se você notar que grande parte do seu público é formado por pessoas que atuam como empresários e advogados, sua amostra deve conter um representante de cada dessas profissões.
As perguntas que serão feitas durante as entrevistas devem te ajudar a compreender mais os hábitos que o cliente tem, seus hobbies, princípios que defende, o que faz no seu tempo livre, quais celebridades o inspiram, quais livros, séries, filmes, novelas e músicas ele gosta, entre outras informações relevantes.
Pode parecer bobo, mas saber isso te ajuda a criar conteúdos mais personalizados e com grande potencial de engajamento. Vale destacar, ainda, que ao compartilhar do mesmo universo do seu público-alvo, fica mais fácil gerar conexão, processo fundamental para atrair e fidelizar clientes.
O roteiro de entrevista também deve abordar o que o cliente mais valoriza numa clínica estética, se ele já passou por algum inconveniente em outras clínicas, se já teve receio de realizar algum tipo de procedimento estético, o porquê e o que o fez mudar de ideia, o que mais gosta em sua clínica e o que acha que deve ser aprimorado.
Conte com a Consultoria Digital: SEO Local para empresas
2. Analise a concorrência
Além de conhecer muito bem seu público-alvo, você também deve conhecer muito bem seus principais concorrentes. Para isso, analise o site, conteúdos do blog e das redes sociais, perfil dos seguidores que mais se engajam com as publicações da concorrência, estratégias de marketing adotadas (parceria com influencers, anúncios nas redes sociais, etc.), depoimentos de clientes, tanto as provas sociais presentes no site e nas mídias sociais quanto reclamações no site Reclame Aqui e processos judiciais publicizados na internet.
Com todas essas informações em mãos, você pode identificar os pontos fortes e fracos da concorrência. Por isso, é importante que sua clínica adote as estratégias de sucesso da concorrência para não ficar para trás, mas, sobretudo, que tenha um diferencial, que pode ser algo que você identificou que a concorrência não tem.
Ao trabalhar as ações de marketing destacando seu diferencial, você consegue atrair pessoas que já foram clientes de outras clínicas e se sentiram insatisfeitas com o atendimento ou serviço prestado.
3. Montando o plano de marketing da sua clínica
Após coletar e analisar todas essas informações, é hora de montar seu plano de marketing. Nesse documento, devem constar os objetivos que você pretende atingir em um determinado prazo (um ano, um semestre, etc.).
Como os objetivos costumam ser bem gerais, selecione um conjunto de ações para cada um deles. Essas ações são uma espécie de passo a passo para que você consiga atingir aquilo que foi planejado. Por exemplo:
Objetivo: aumentar o número de seguidores do Instagram.
Ação 1: analisar posts do próprio perfil e da concorrência para identificar quais formatos e temas geram mais engajamento;
Ação 2: montar um cronograma de publicações;
Ação 3: criar os conteúdos;
Ação 4: publicar os conteúdos conforme o cronograma;
Ação 5: identificar o post que gerou maior engajamento e impulsioná-lo com anúncios.
Ao formular as ações, lembre-se de definir o prazo de conclusão de cada uma. Além disso, cada objetivo deve conter pelo menos um indicador que demonstre o desempenho das ações. Somente quantificando você conseguirá verificar se o planejamento está dando certo ou não.
Falando em dar certo, é fundamental monitorar a performance das ações. Assim, você identifica rapidamente o que não está surtindo efeito e o porquê, a fim de mudar para uma estratégia melhor e solucionar o problema.
Conheça a Consultoria Digital
A Consultoria Digital é uma agência de marketing digital especializada em SEO, Marketing de Conteúdo, Social Media, Desenvolvimento de Sites, Gestão de Tráfego, Inbound Marketing e demais soluções.
A qualidade dos serviços prestados por nossa equipe pode ser comprovada por cada prêmio conquistado e por cada case de sucesso entregue aos nossos clientes.
Navegue pelo site para saber mais sobre nossa expertise e confira como conseguimos ajudar diversas empresas a crescerem no meio digital!