Uma das maiores especulações de 2021 é a respeito dos caminhos trilhados pelo Marketing Digital até aqui e qual será o seu futuro a partir de agora. Muito já se foi falado, inclusive, sobre as tendências do marketing digital para 2021, mas o que ainda não foi lembrado – e que cresce a cada dia que passa – é a relação entre o marketing digital e a indústria cinematográfica.
Relação essa que já vem sendo criada há um bom tempo. Desde que o universo das redes sociais e das plataformas de streaming se tornou o novo american dream, tendo nomes como Netflix, que ultrapassou a marca de 200 milhões de assinantes, e o TikTok, em parceria, se tornando uma das novas namoradinhas do Brasil (e do mundo), as estratégias de marketing digital começaram a ser cada vez mais presentes na rotina de grandes e pequenas produtoras de filmes – streaming ou não.
Ações e estratégias são pensadas diariamente, visando a uma boa colocação dessas produções nas plataformas digitais e no cotidiano do consumidor. Fazendo, assim, com que a escolha de um bom marketing digital esteja na lista de prioridades junto a outros aspectos importantes, como a criação de um enredo surpreendente e a escolha de um elenco de peso.
E a parceria tem rendido bons frutos. Em 2018, por exemplo, o faturamento de filmes aumentou mais de 10% em relação ao ano anterior, e a indústria cinematográfica vem conseguindo, cada vez mais, lançar grandes produções para além dos muros de Hollywood – assim, há mais oferta e mais concorrência.
O caso Netflix
E, falando em concorrência, lembramos tão logo (e novamente) da Netflix. A plataforma surge em um cenário completamente digital e assume a sua parceria com o marketing digital de forma concisa e a longo prazo.
Pensando em estratégias cada vez mais eficientes para estar próxima ao seu público, a Netflix adota um tom de voz descontraído e pessoal, usando, por exemplo, os memes em alta no momento e chamando a atenção das pessoas ao criar apelidos para elas quando responde algum comentário em posts.
Outro ponto de destaque da empresa, que produz séries e filmes originais, e que vem investindo cada vez mais em ambos, é a utilização das redes sociais como estratégia de divulgação dessas produções. A plataforma, por exemplo, aproveita-se da febre do TikTok, que se tornou o app mais baixado do mundo em 2020, para lançar coreografias com o “tudum”, o song característico da abertura das suas obras.
Além disso, a Netflix ainda promove vídeos com atores e atrizes de suas produções, lendo tweets em português, e até mesmo cria sátiras com o template da sua página inicial, usando temas comemorativos – como no Natal, em que a plataforma substituiu os “Top 10 de hoje no Brasil” de filmes por comidas típicas natalinas, como bacalhau e nozes. E tudo isso no Instagram.
O caso da Netflix e algumas de suas ações são apenas exemplos de como o cinema vem se aliando cada vez mais às estratégias de marketing digital. Esses fenômenos, se observados em conjunto, só apontam para um futuro cada vez mais próximo: o marketing cinematográfico ficando entre nós de vez (se isso já não aconteceu!). Fique cada vez mais por dentro do universo das redes sociais: Pesquisa revela que Spotify e TikTok são as novas apostas dos empreendedores em 2021.