O Marketing de Conteúdo tem como objetivo a elaboração de materiais gratuitos, interessantes e informativos, visando a um relacionamento duradouro com o público.
Por meio do Marketing de Conteúdo, sua empresa cria reputação on-line, desenvolve uma relação de confiança com os leads e fortalece a marca, aumentando as oportunidades de vendas e a classificação do site nos mecanismos de busca, como o Google.
Por que investir em Marketing de Conteúdo?
Por meio de estratégias desenvolvidas pelos profissionais de Marketing de Conteúdo, é possível fazer com que sua marca chegue aos potenciais clientes, atraia essas pessoas e as converta em clientes fidelizados.
O consumidor tem comprado cada vez mais pela internet, mas é preciso ter em mente que ele sempre optará por uma loja virtual que seja de confiança. E como ser confiável aos olhos do seu público? É aí que o Marketing de Conteúdo entra!
Como o Marketing de Conteúdo pode melhorar os resultados do seu e-commerce?
Se o consumidor não puder ver o produto pessoalmente, assegurar sua qualidade e garantir que funcione, ele terá que ser convencido de que sua loja proverá tudo isso a distância.
Ou seja, uma compra on-line é feita tendo como base os conteúdos que sua marca disponibiliza na loja virtual, no blog e nas redes sociais.
O papel do conteúdo, nesse sentido, é o de entregar informações fundamentais sobre um produto ou serviço, mas, mais do que isso, é preciso convencer o consumidor de que ele realmente precisa das soluções que sua marca oferece.
Ou seja, o Marketing de Conteúdo atua em diferentes frentes para educar e converter seu público-alvo.
Leia mais sobre conteúdo para marketing digital
Como é o comportamento de pesquisa do consumidor on-line?
A pesquisa do consumidor é muito mais acirrada e minuciosa no ambiente on-line do que em lojas físicas. A facilidade de pesquisar sobre produtos e serviços no Google faz da decisão uma das etapas mais complexas da jornada de compra.
Hoje, a maior parte das vendas realizadas on-line começa com buscas orgânicas, ou seja, com usuários fazendo pesquisas em buscadores, como o Google.
E como fazer com que seu site seja visto nos resultados de uma busca? Se estamos falando de estratégias orgânicas, ou seja, sem investimentos em links patrocinados, é fundamental salientar o papel do Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é um dos pilares para ranquear seu site porque mostra ao Google o quanto sua marca é relevante ao produzir conteúdos de qualidade.
Como criar conteúdo para e-commerce?
Ainda que hoje em dia haja uma quantidade imensa de lojas virtuais, você pode se destacar perante a concorrência por meio da criação de conteúdo.
Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, falou com exclusividade em nosso canal do YouTube sobre esse assunto. Confira!
É importante chamarmos a atenção para:
Criação de um blog
A criação de um blog é uma das principais estratégias do Marketing de Conteúdo para veicular materiais, gerar engajamento e alcançar bons resultados.
Assim como promover informações relevantes e educar o público, os conteúdos de blog também ajudam a fortalecer o site e posicionar a loja virtual, principalmente quando são utilizados os chamados link buildings, uma linkagem em termos específicos dentro do texto para encaminhar o leitor ao e-commerce.
Criação de um diretório (para conteúdos dentro do e-commerce)
Ao criar uma área de conteúdo dentro da sua loja virtual, ou seja, um diretório, você consegue fortalecer o seu próprio site.
Levando em consideração que esses conteúdos listados estão no domínio principal, quando um deles fica bem-posicionado nos motores de busca, o site em si fica mais forte ainda.
Assim como no caso do blog, aqui também é possível utilizar links internos que levam diretamente a um produto ou categoria dentro da loja.
Elaboração de conteúdos relevantes para o público-alvo
Dentro dos diretórios, uma estratégia muito bacana é postar conteúdos engajadores e que sejam realmente relevantes para o público-alvo.
Se uma marca se destina ao público feminino, por exemplo, é importante fortalecer o próprio e-commerce com conteúdos sobre bem-estar, causas sociais, diversidade, luta feminista, etc.
Então, basicamente, o caminho consiste em promover um conteúdo que chame a atenção.
Nele, terão links que levam a outras páginas, com produtos e serviços que sua marca oferece. Quanto mais relevante for o conteúdo criado, mais pessoas chegam até ele e maior será a taxa de cliques nesses links.
Vale a pena contratar uma agência de Marketing de Conteúdo?
Como você pôde ver, o Marketing de Conteúdo é extremamente promissor, mas, para ter todos os seus benefícios, é preciso colocar em prática uma série de estratégias.
Se você quer alavancar seus resultados na internet por meio da criação de conteúdo e deseja ter ajuda de especialistas no assunto na hora de elaborar um planejamento estratégico de materiais, pode contar com uma agência de Marketing de Conteúdo.
Vale a pena contratar uma agência de Marketing de Conteúdo para colocar em prática as diversas estratégias que são necessárias para trazer resultados efetivos.
Veja como a Consultoria Digital pode te ajudar
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing de Conteúdo (e de Marketing Digital em geral) composta de profissionais especializados em criação de conteúdo e planejamento estratégico.
Nossa equipe leva em consideração todas as especificidades do seu negócio, como segmento de atuação e características dos seus produtos e serviços, na hora de desenvolver um planejamento estratégico que contemple todas as suas necessidades.
A CD sabe que ter presença e reputação no meio digital pode ser determinante para as vendas e oportunidades de negócios, e tem como um de seus objetivos desenvolver o relacionamento entre sua marca e o público de interesse por meio do conteúdo.
Quer saber mais sobre Marketing de Conteúdo? Há diversos materiais aqui no site sobre o assunto. Você pode conferir tudo de perto e ainda ter acesso a dicas exclusivas pelo canal do YouTube. Aproveite!