O marketing 360° pode ser o que a sua empresa precisa para crescer. Isso porque ele aumenta as chances de atrair o público-alvo, já que as ações de marketing são distribuídas nos canais de comunicação mais usados pelos potenciais clientes.
Além disso, parte da estratégia de marketing 360° é compreender o comportamento do consumidor em cada etapa do funil de vendas, pois cada um desses estágios se relaciona com determinados canais de comunicação.
Assim, fica mais fácil prever os passos do cliente e planejar ações que o façam avançar no funil de vendas, gerando mais lucratividade para a empresa por meio de estratégias que aumentam o Lifetime Value (LTV) e diminuem o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), o que eleva, consequentemente, o Return On Investment (ROI) das campanhas.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, confira este artigo e entenda melhor o conceito por trás do marketing 360°, outros benefícios proporcionados por essa estratégia e dicas para garantir seu sucesso!
O que é marketing 360?
Marketing 360 é criar um conjunto de ações integradas em uma única campanha que articule todos os canais relevantes para o público-alvo.
Como abaixo:
Você está olhando os stories do Instagram quando, de repente, depara-se com o anúncio de um produto que chama sua atenção. Você fica com vontade de saber mais sobre o item e acessa o site da marca. Página vai, página vem, e você acaba preenchendo um formulário para baixar um e-book que fala mais sobre o assunto e, a partir daí, passa a receber e-mails de promoções do produto que despertou seu interesse.
Esse é um perfeito exemplo de marketing 360 graus.
Isso eleva a probabilidade de sucesso das campanhas e diminui seus custos gerais, como o Custo por Clique (CPC) e o CAC, pois, além de atingir o público certo no momento certo e no lugar certo, a pulverização da comunicação de forma estratégica reduz os custos. Sem contar que um funil de conversão bem-mapeado e elaborado leva o público a avançar no funil de vendas.
Principais vantagens de uma aplicação completa em marketing
Além de aumentar as chances de atrair o público-alvo, contribuir para o avanço do consumidor no funil de vendas e aumentar o faturamento do negócio, o marketing 360 graus:
Aumenta a visibilidade da marca
Como a marca estará presente nos canais de comunicação mais acessados pelos potenciais clientes, a visibilidade da marca aumenta, e, com isso, cresce também sua autoridade, além de fortalecer a imagem da empresa perante o mercado-alvo.
Diminui custos de aquisição
Uma estratégia multicanal corretamente elaborada evita o desperdício de investimento em um público não qualificado, diminuindo o CAC e aumentando o ROI das campanhas. É mais certeiro investir nos pontos de contato em que o consumidor está do que em um único canal para pegar o maior número possível de pessoas, sendo qualificadas ou não.
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Melhora o relacionamento com o cliente
Se você conviver diariamente com uma pessoa que compartilha dos mesmos valores que você, dificilmente vocês não vão criar laços, né? O mesmo acontece entre a marca e o consumidor. Ao se fazer presente nos canais mais acessados por seus potenciais clientes e evidenciar o posicionamento da sua marca, você aumenta as chances de se aproximar do público, gerar identificação entre consumidor e marca e criar um vínculo mais forte e duradouro, melhorando seu relacionamento com os clientes.
Promove a fidelização de clientes
Como a estratégia de marketing 360° tem como base a jornada do consumidor, as ações mapeadas no pós-venda contribuem para a retenção e fidelização dos clientes, pois a análise dessas ações fornecem insights para aprimorar cada vez mais a experiência do cliente. Assim, os consumidores terão suas expectativas atendidas e não vão precisar procurar pela concorrência.
O aumento do LTV é um fator que também se beneficia das estratégias 360°, pois toda a elaboração do funil visa, também, educar e filtrar o consumidor para chegar bem-alinhado à ponta final. Sendo assim, os melhores consumidores alcançam o fim da jornada e permanecem mais alinhados dentro da empresa.
Dicas para uma estratégia de marketing 360 graus de sucesso
Para que seja possível criar um plano de marketing 360 graus que seja eficiente, é preciso estar atento a algumas dicas, como:
Apostar em um escopo flexível
Caso você terceirize parte ou toda a estratégia de marketing digital para uma agência especializada, é interessante fechar negócio com empresas que oferecem contratos de escopo flexível. Sabe por quê?
A tecnologia evolui a cada dia, e a internet não fica para trás, surgindo novas ferramentas, tecnologias e estratégias. Empresas modernas precisam se manter modernas também em suas comunicações para aproveitar as oportunidades e sair na frente dos concorrentes.
Mas como fazer isso com um escopo fechado, no qual a quantidade de publicações e temas já estão definidos? A resposta é simples: pagar mais por serviços adicionais. Mas seria melhor se o seu planejamento pudesse ser alterado, seguindo as oportunidades do mercado, sem precisar pagar a mais por isso, não é mesmo? É exatamente isso que um contrato de escopo flexível propõe.
Em vez de contratar um planejamento fechado de longo prazo, você contrata um banco de horas. Claro que há um plano de ação no escopo flexível, mas a diferença é que ele também considera ações de curto prazo (além de médio e longo). Se surgir a necessidade de mudar a estratégia, basta remanejar as horas de trabalho. Assim, você não paga a mais pela alteração no planejamento. Bem melhor, né?
Planejar as estratégias em conjunto
Já que a proposta do marketing 360 graus é promover uma estratégia global, nada melhor do que planejar as ações de marketing em conjunto – mas como fazer isso?
Aqui na Consultoria Digital, nós desenvolvemos uma metodologia chamada SEO Centric que nos ajuda nessa tarefa. Como acreditamos que o SEO é central no marketing digital, planejamos todas as estratégias com base em um olhar 360° a partir do SEO. Ou seja, todas as ações que executamos precisam ter um alto grau de encontrabilidade na internet.
Além disso, a metodologia SEO Centric também preza a sinergia entre os demais pilares do marketing digital. Por exemplo: se criamos um artigo para blog, além de seguir as boas práticas de SEO, é preciso que o conteúdo seja útil para as ações de Social Media e Inbound Marketing, por exemplo.
Contratar uma empresa especializada em marketing 360 graus
Se o objetivo é se adaptar a um mercado dinâmico, otimizar os investimentos em marketing digital, abaixar indicadores, como seu CAC ou CPC, ou até mesmo aumentar seu ROI e o LTV , é preciso contar com profissionais especializados e experientes no planejamento e execução de estratégias de marketing 360º, como é o caso da Consultoria Digital.
A CD atua há mais de oito anos no mercado e oferece um amplo catálogo de serviços de marketing digital. É possível contratar qualquer um dos serviços tanto pelo escopo fechado quanto pelo escopo flexível. Você é quem decide!
Então, se está em busca de uma agência de Marketing Digital que ofereça essas opções, entre em contato e faça seu negócio crescer junto com a gente!