A diversidade é um tema que ficou adormecido por muito tempo, mas, atualmente, tornou-se um fator fundamental no mercado. Essa mudança fez muitas marcas pensarem fora da caixa para sair de um padrão nada inclusivo. As marcas que abordam e se posicionam sobre as questões de diversidade e igualdade costumam ter mais avaliações positivas do que as outras.
Os consumidores concentram suas expectativas e confiança nas empresas que mostram importar-se com a diversidade, pois associam esse fator a algumas qualidades, como criatividade, inovação, personalidade e credibilidade. Além disso, quando a marca é inclusiva, a qualidade do relacionamento com seus clientes é mais consistente e amigável.
A diversidade e sua relevância fundamental
Uma pesquisa feita pela Samsung mostrou que 85% dos brasileiros prefere marcas que se importam com a diversidade. Outros dados mostram que 63% das pessoas acredita que marcas que trabalham com diversidade são mais confiáveis. Trata-se de uma grande vantagem em um mercado altamente competitivo e com milhões de opções.
O crescente uso das redes sociais deu voz e visibilidade a muitas pessoas que se sentiram excluídas por décadas. Cansados da falta de representatividade e diversidade, os consumidores passaram a expressar suas frustrações e as marcas sentiram a pressão, incluindo diversos movimentos às causas que apoiam.
As marcas que incluem a diversidade em sua comunicação passam mais confiança ao público, uma vez que mostram consideração e respeito por todas as pessoas e suas maravilhosas diferenças. Essa iniciativa ajuda a quebrar barreiras, como o preconceito, a desigualdade e marginalização desses grupos.
Marketing Inclusivo: ferramenta da diversidade
A falta de diversidade impactou por muito tempo o público, porém, um grande impacto também foi sentido por algumas marcas que não consideravam a diversidade um fator importante. O Marketing Inclusivo é a ferramenta que ajuda muitas marcas na reaproximação de seu público, o resgate e otimização do relacionamento entre marca e consumidor e a conquista de novos clientes, bem como um novo ajuste em relação ao mercado e sua concorrência.
O Marketing Inclusivo é um processo social no qual as diversas realidades e suas diferenças são consideradas. A estratégia aborda e trabalha empatia, sensibilidade, inclusão e cuidado. É um marketing feito a partir de perspectivas diferentes visando à transformação do tradicional. Investir no Marketing Inclusivo ajuda muitas marcas a mostrarem que realmente estão envolvidas com o progresso da diversidade, executando soluções eficientes.
A diversidade na prática
Existem muitas formas por meio das quais uma marca pode expressar seu real interesse na diversidade, como, por exemplo, ao internalizar esse conceito e contratar pessoas diversificadas para trabalhar em sua empresa, respeitando todas elas acima de qualquer diferença, seja de raça, gênero, crença, cultura, limitações ou qualquer outro fator.
Esse novo cenário nos mostra que a marca não está usando a diversidade apenas para promover suas vendas e ganhar destaque com algo que não é real por meio de uma publicidade falseada. Uma marca que se diz diversificada e não aplica esses parâmetros internamente não passa confiança aos seus consumidores.
Por muito tempo, estereótipos e padrões foram ditados pelo mercado, deixando muitas pessoas desconfortáveis e mesmo forçando-as à adaptação a algo que não era condizente com sua vontade ou sua realidade. Hoje, a diversidade conseguiu trazer as diferenças à tona de forma agradável, respeitosa e absolutamente necessária.
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