Se você soubesse exatamente como os usuários interagem com sua página na web, poderia projetá-la para que retivesse, engajasse e convertesse mais pessoas, não é mesmo?
Pois saiba que atualmente a tecnologia permite que você obtenha esse tipo de informação por meio do uso de um simples recurso: o mapa de calor. Se você ainda não sabe do que se trata, mas se interessou pelo assunto, venha com a gente!
O que é mapa de calor?
No marketing digital, mapa de calor – ou heatmap, como também é conhecido – é uma representação visual de dados, feita por meio de uma escala de cores que demonstra o comportamento do usuário em uma página na web.
Por que o mapa de calor é importante?
A grande sacada do mapa de calor é indicar as preferências dos usuários que visitam seu site, blog, landing page ou e-commerce, por exemplo. Assim, é possível identificar quais páginas, seções e botões de direcionamento despertam o interesse dos usuários ou os fazem desistir de permanecer na página.
Como podemos perceber, o mapa de calor é capaz de oferecer grandes insights para que você otimize as páginas do seu domínio com o objetivo de obter mais leads, qualificá-los e convertê-los em clientes.
Vale destacar que os motores de busca, como o Google, consideram a experiência do usuário para ranquear as páginas nos resultados de pesquisa, tornando a análise de mapa de calor ainda mais relevante para ampliar a visibilidade da sua marca no meio virtual.
Tipos de mapas de calor
Há diferentes tipos de mapas de calor, e cada um deles foca em mostrar uma forma de interação do usuário com a página. A seguir, confira os principais tipos e entenda melhor como os heatmaps funcionam.
1. Hover map
Também conhecido como mapa de navegação, o hover map captura e informa o trajeto percorrido pelo cursor do mouse, tornando-o frequentemente utilizado para indicar onde inserir calls to action (CTAs) e demonstrar como o usuário consome o conteúdo escrito.
Cabe dizer que o hover map parte do princípio de que o cursor do mouse tende a acompanhar aquilo que o usuário está observando – o que nem sempre é verdade. Portanto, é preciso analisar os resultados com cautela para identificar inconsistências.
2. Click map
Como o próprio nome sugere, ele é o mapa de calor que aponta onde os usuários clicam em sua página. O click map se tornou relevante para o marketing digital quando profissionais da área perceberam que há muitos casos em que os usuários clicam em locais que não possuem links de direcionamento.
Assim, com essa informação em mãos, é possível reformular o layout da página ou incluir uma CTA, banner ou ícone no local indicado pelo mapa de calor.
3. Scroll map
Scroll map, ou mapa de rolagem, corresponde ao mapa de calor que sinaliza em qual seção da página o usuário tende a abandonar seu site. Por conta disso, ele é muito usado para analisar o desempenho de conteúdos – principalmente os mais extensos, como artigos aprofundados.
4. Recording map
Diferentemente dos outros mapas de calor que resumem o comportamento geral dos usuários, o recording map mostra o comportamento de navegação de cada visitante por meio de uma gravação em vídeo da sua tela, indicando o trajeto percorrido pelo cursor do mouse durante o acesso.
Ferramentas de mapa de calor
Há uma série de ferramentas que geram mapas de calor, sendo uma das mais utilizadas o Hotjar. Esse programa possui uma interface muito intuitiva e te permite analisar click, recording e scroll maps.
Para que você possa compreender melhor o funcionamento de cada um desses mapas de calor e como usá-los no Hotjar, assista ao vídeo a seguir, no qual Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, apresenta um tutorial sobre a ferramenta:
Além disso, o programa oferece outras funcionalidades, como:
- Funil de conversão;
- Registro individual de visitas;
- Form Analytics;
- Pesquisa;
- Feedback visual.
Para conhecer mais sobre o que é e como utilizar o Hotjar, confira nosso artigo a respeito do assunto e lembre que pode contar com a equipe de especialistas da Consultoria Digital para planejar e executar com excelência sua estratégia de Marketing Digital.