O que é link juice?

Pode-se entender link juice como um sinônimo de autoridade de uma página, sendo que, ao criarmos um link para outra página, podemos transmitir um sinal para o algoritmo dos buscadores com o intuito de transferir sinais positivos para a página de destino.

Com isso, as páginas de destaque dentro de um site ou blog podem conceder vantagens para as páginas de destino dos links utilizados em seus conteúdos.

O termo link juice é uma nomenclatura mais antiga e pouco utilizada nos tempos atuais, mas ainda pode ser encontrado em conteúdos mais velhos. Por esse motivo, explicamos o seu conceito em detalhes. 

Os principais objetivos do link juice são:

  • Promover a página de destino;
  • Aumentar a autoridade de uma página por meio de links.

Quais são os tipos de link juice?

Há dois tipos de link juice:

Link juice interno: quando os links são utilizados para transferir autoridade entre URLs dentro de um mesmo site.

Link juice externo: quando os links utilizados em um conteúdo direcionam para URLs externas.

Por meio da gestão de link juices internos e externos, é possível melhorar o posicionamento no ranking do Google, transferindo reputação entre URLs, sejam internas, sejam externas, com base em autoridade de página.

Como funciona o link juice?

O funcionamento do link juice ocorre por meio da distribuição de sinais de autoridade de uma URL para outra.

Nesse sentido, os profissionais responsáveis por trabalhar com links internos e externos utilizam essa técnica em páginas quando desejam transferir um sinal de autoridade para outra página.

Como consequência, o site ou página de destino recebe influência em seu posicionamento. Basicamente, a URL de origem, isto é, que hospeda o link, transfere um sinal de autoridade.

Dessa forma, o profissional responsável pode operar uma distribuição de acordo com as estratégias, de maneira mais controlada. Um termo comumente utilizado para essa estratégia é Link Sculpting.

Como fazer Link Sculpting

Para aplicar a estratégia de Link Sculpting, o profissional pode utilizar o atributo rel de um hiperlink com o valor “nofollow” quando não for de seu interesse transferir link juice (leia-se: transferir autoridade) à página de destino.

É importante lembrar que quanto mais links uma página possui, menos autoridade é distribuída para as páginas de destino. Por isso, a utilização do atributo rel=”nofollow” em alguns hiperlinks é importante. 

Uma página que já tem grande autoridade na internet pode enviar um forte sinal por meio de seus links. Mas, se nela houver 10 links, o sinal de autoridade é dividido entre esses 10 links de destino.

Da mesma forma, se forem apenas 3 links, por exemplo, a parcela de autoridade distribuída é bem maior, por serem apenas 3 páginas de destino.

GUIA DE SEO