Caso não saiba, Link Building é um conjunto de táticas que compõem uma estratégia de SEO, impactando a autoridade de uma página ou domínio, fator considerado pelo Google na hora do ranqueamento.
Os links que direcionam para uma página de um domínio diferente são chamados de backlinks. Quando um artigo publicado em uma página de outro site menciona um artigo seu ou seu site como referência, o algoritmo do Google compreende que seu site é uma autoridade no assunto, já que está sendo citado.
Isso deve te fazer pensar que, quanto mais menções seu site receber, melhor posicionado ele ficará – mas não se engane. O Google não avalia somente a quantidade, mas, sobretudo, a qualidade. Caso a autoridade de um site que fez um backlink para o seu for boa, parte dela será transmitida ao seu site. Porém, se o backlink apontar para uma página de má qualidade, a autoridade do seu site pode ser prejudicada.
Outro ponto importante é que não adianta a página de destino possuir uma boa autoridade se não tiver nenhuma relação de sentido com seu segmento (por exemplo: um site de culinária apontar para um e-commerce de roupas femininas).
Além disso, comprar ou trocar uma série de links não vai te ajudar a se destacar no Google, pois o algoritmo do buscador já consegue identificar esse tipo de tática fraudulenta, conhecida como black hat. Mesmo que o objetivo não seja “passar a perna” no Google, se você publicar um link patrocinado e não informar ao buscador, seu site também poderá ser penalizado.
Vale lembrar, ainda, que da mesma forma que você recebe autoridade, também é possível transferi-la. E você não quer um backlink no seu site direcionando para uma página que desconhece a idoneidade ou que aponta para o site de um concorrente, certo?
Para resolver essas questões, o Google estabeleceu algumas diretrizes de como qualificar links externos para informar a relação do seu site com as páginas a ele vinculadas. Isso é feito por meio dos valores nofollow, dofollow, sponsored e UGC. Já ouviu falar neles?
Nosso CEO e especialista no assunto, Daniel Imamura, publicou um vídeo no canal da CD explicando cada um desses valores de forma bem didática. Confira!
Como utilizar adequadamente o nofollow, dofollow, sponsored e UGC?
Para informar uma relação entre sites, é preciso incluir na tag <a> um valor de atributo rel, como:
Sponsored
Como dito, o Google desaprova a compra ou venda de links para obter um melhor posicionamento – mas isso não significa que você não possa comercializar um link do seu site com outro propósito. Para isso, basta incluir o valor rel=”sponsored” na tag <a>. Assim, você informa ao Google que se trata de uma publicidade, ou seja, que não há o objetivo de melhorar a autoridade do seu site.
UGC
Para evitar que sua autoridade seja transmitida para links postados por terceiros em comentários, o Google criou o valor rel=”ugc”. A sigla vem de User Generated Content – ou conteúdo gerado pelo usuário, em português – e indica que o link foi gerado por um visitante. Assim, evita-se que a autoridade do seu site passe para páginas de idoneidade desconhecida, links gerados por spam e até mesmo sites de concorrentes.
Nofollow
Já passou por uma situação em que queria fazer uma crítica ao conteúdo de determinado site e se deu conta de que, se o marcasse na publicação, estaria transmitindo sua autoridade a ele? Em casos como esse, você pode utilizar o valor rel=”nofollow”.
Antes do Google criar o valor rel=”sponsored”, recomendava-se utilizar o rel=”nofollow”. Quem ainda o utiliza não corre o risco de ser penalizado, mas o Google aconselha o uso do valor específico para publicidade, pois ele permite que o site seja lido pelo buscador, enquanto o nofollow não.
Dofollow
Os links dofollow são aqueles que você deseja que o Google acesse, leia, indexe e transmita sua autoridade à página de destino. Nesse caso, não é preciso incluir o atributo rel, pois os algoritmos do Google entendem que, se não há o atributo, logo é um link dofollow.
Leia também: A importância do link building para o SEO
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