Atualmente, todo empreendimento que conta com um site se preocupa com o posicionamento no Google. Sendo o buscador mais utilizado no Brasil e no mundo, é difícil ignorar a influência que a plataforma tem nas conversões das empresas que vendem serviços ou produtos pela internet.
Por isso, o SEO (otimização para mecanismos de busca) tem crescido em popularidade nos últimos anos. Junto com ele, também tem aumentado a procura por estratégias de link building, um dos mais valiosos recursos para empresas que desejam subir algumas posições na SERP (páginas de resultados de pesquisa dos buscadores).
Neste artigo, explicamos tudo sobre essa prática e como aplicá-la em sua empresa desde já. Confira!
O que é link building?
Link building é uma estratégia de SEO que busca ganhar links que apontam para determinada página de um site. Na prática, essa estratégia visa criar “portas de entrada” para um site por meio de linkagens presentes em páginas em outros domínios.
Esses links mostram ao Google que o seu site é uma referência confiável, aumentando a autoridade de sua página. Confiabilidade e autoridade são dois conceitos muito valorizados pela ferramenta de buscas.
A importância do link building
O link building (Building link)é uma estratégia vital porque o Google considera linkagens externas um fator de ranqueamento importante, aumentando o posicionamento de páginas bem-referenciadas.
Em outros tempos, a prática de link building não era tão regulada. Isso quer dizer que qualquer um poderia criar sites de domínios duvidosos e enchê-los com links que apontassem para determinada página.
Mas as coisas mudaram e, hoje, o Google é muito mais exigente com a qualidade dessas linkagens, recompensando apenas aqueles sites que realmente oferecem um conteúdo relevante e de qualidade.
Nosso CEO fala um pouco mais sobre o papel do link building em estratégias de SEO neste vídeo em nosso canal do YouTube. Se você tem interesse sobre o tema, vale a pena conferir!
Afinal, como o Google analisa o link building?
Basta que um link para minha página seja inserido em uma página de outro domínio para que meu ranqueamento cresça? Não. Na prática, esse processo é bem mais complexo.
A verdade é que um link de baixa qualidade pode oferecer mais danos do que vantagens. O Google usa, basicamente, dois critérios para determinar se a sua estratégia de link building será efetiva: a quantidade e a qualidade.
A quantidade diz respeito à variedade de domínios que referenciam a sua página. Quanto mais sites estiverem apontando para o seu domínio, mais bem-visto ele será pelo Google. Você ainda ganha pontos extras se esses sites forem do mesmo nicho.
O outro aspecto dessa análise é a qualidade. Uma grande quantidade de links apontando para o seu site é inútil se eles não contarem com autoridade e confiabilidade aos olhos do Google.
Por isso, na hora de traçar a sua estratégia de link building, é preciso levar em consideração esses dois fatores e encontrar soluções para referenciar a sua página de maneira natural e relevante para o leitor. Falamos mais sobre isso no próximo tópico.
Leia também: A importância do link building para o SEO
Três estratégias de link building que funcionam
Aqui vão algumas práticas que nós, da Consultoria Digital, consideramos efetivas na hora de tirar do papel as estratégias de link building:
Criar conteúdo rico
O conteúdo é o coração das estratégias de SEO – e isso também inclui o link building. Mas para garantir que seu conteúdo rico seja compartilhável, é importante assegurar que ele seja, antes de tudo, relevante para o leitor.
Veja alguns exemplos de conteúdos ricos que podem estimular o ganho de backlinks:
- E-books;
- Materiais interativos;
- Infográficos;
- Pesquisas de mercado;
- Guias.
Fazer guest posts
Os guest posts acontecem quando a sua empresa cria conteúdo para o blog de terceiros. Fazer postagens de blog em conjunto com sites parceiros, que contam com uma boa autoridade em seu domínio, é uma das mais conhecidas estratégias de link building.
Investir em releases e assessoria de imprensa
Links em releases são muito importantes para o link building, já que esses textos são publicados em sites de notícias que normalmente contam com uma boa autoridade.
Portais como esses também costumam alcançar milhares de pessoas, aumentando a visibilidade da sua empresa.
Nessa abordagem, é preciso ter atenção à qualidade do conteúdo veiculado, além de ter um cuidado redobrado com a veracidade das informações dispostas no texto.
A Consultoria Digital é uma especialista na produção de releases para estratégias de link building. Entre em contato com a nossa equipe para conversar sobre todas as possibilidades desse recurso para sua empresa. Será um prazer ajudar!