A Liga Digital é um projeto criado com o objetivo de abrir portas para os jovens que vivem em comunidades. O mercado de tecnologia virtual está em constante expansão, e ter uma qualificação para trabalhar no ramo vai favorecer aqueles que têm dificuldade para entrar no mercado de trabalho. O projeto também abraça pessoas com idades mais avançadas.
A taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é de 26,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, do total de desempregados brasileiros, 32% são pessoas mais novas. Sendo assim, são 4,1 milhões de jovens à procura de emprego.
Por meio de cursos e estágios, essas pessoas podem ter um plano de carreira e trabalhar com o marketing digital. A Liga Digital quer transformar a vida desses indivíduos e oferecer conhecimento para aumentar suas oportunidades de trabalho. A empresa vai levar conhecimento para os interessados por meio de especialistas de marketing digital, criação, programação e redes sociais. Além de contar com parcerias de empresas, o projeto é de graça.
Primeira turma de alunos já concluíram o curso
Em fevereiro, aconteceu a primeira seleção para formação da turma de alunos. Os fundadores convidaram 20 jovens para entrar no primeiro grupo do projeto. Os alunos tiveram 30 horas de aulas on-line por um aplicativo que faz transmissões ao vivo.
Assim como professores, um time de especialistas e profissionais do mercado digital se empenharam para passar seus conhecimentos. Depois das aulas teóricas, os formandos realizaram uma visita técnica, com duração total de 8 horas, às empresas SouLog e Giuliana Flores. Dessa forma, todos puderam ver como funcionam as operações de tais empresas na prática.
A turma recebeu certificado na sede da empresa VTEX com direito a live pelo Instagram. O pessoal da Liga Digital está animado com o projeto, uma vez que, segundo eles, alguns alunos já estão criando suas próprias agências digitais. Outros jovens que se destacaram no curso vão ganhar a oportunidade de fazer um estágio com a empresa.
Para a turma de agosto, já existem mais de 200 inscrições e a intenção dos fundadores é continuar sonhando juntos e levar o projeto adiante. O curso é gratuito e conta com a ajuda de profissionais voluntários e empresas apoiadoras. A Liga Digital nomeou os professores como heróis e as empresas, como guardiãs. Bem legal, não é mesmo?
A expansão do mercado digital
A pandemia e o isolamento social impactaram os comércios de várias formas. Sendo assim, uma das soluções para esse cenário problemático foi levar os negócios para o mercado virtual, o que, naturalmente, aumentou as vendas on-line e o número de clientes navegando pela internet atrás de produtos e serviços.
Inserir os jovens no mundo digital, por meio de estratégias de marketing, é uma grande iniciativa que os leva para um mercado em expansão e cheio de oportunidades! O e-commerce brasileiro, por exemplo, chegou a faturar R$ 9,4 bilhões em abril, como mostram os dados. O mundo todo está migrando para o digital e quem acompanhar essa transformação, e tiver conhecimento sobre marketing digital, terá vantagens.