Que tal entender de uma vez por todas se vale a pena, ou não, investir pouco dinheiro nos anúncios?
Veja o que a Consultoria Digital tem a dizer sobre o assunto e acompanhe nossa análise para saber o que vale mais a pena!
Sobre os anúncios
Os anúncios, ou links patrocinados, são uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital quando o objetivo é atrair cliques e gerar oportunidades em curto prazo.
Por meio de anúncios bem segmentados, você aumenta a exposição da sua marca, mas é preciso saber o quanto investir em recursos para ter resultados satisfatórios.
Possíveis cenários
Imagine o seguinte cenário: você possui um site e decide trabalhar com anúncios no próximo mês.
Há dois caminhos a seguir: investir pouco (exemplo: R$ 500,00) ou investir mais (exemplo: R$ 2 mil).
Em ambos os cenários, é preciso analisar algumas variáveis, como o CPC (custo por clique), que diz respeito à quantia a ser paga ao Google para cada clique que seu anúncio recebe. Aqui vamos usar como exemplo o valor de R$ 1,00.
Em relação à taxa de conversão, nós nos baseamos em 1%, e o ticket médio nos dois cenários será de R$ 300,00. Por fim, a mão de obra custará R$ 1.500,00.
Entenda como cada um desses cenários se mostraria na prática a seguir.
Investindo pouco
Por conta de o CPC ser R$ 1,00, os anúncios gerariam 500 cliques (ou seja, 500 visitas ao site). Supondo que a taxa de conversão seja de 1% (em ambos os casos), os anúncios totalizariam 5 vendas.
Ao avaliarmos o ticket médio (que aqui no nosso exemplo é de R$ 300,00), o faturamento somaria R$ 1.500,00. Mas tem um pequeno detalhe que precisamos incluir nessa história: a mão de obra.
A mão de obra consiste em todo o trabalho de segmentação e elaboração das campanhas e anúncios, e tudo isso tem um custo. Sendo assim, nesse cenário, os R$ 1.500,00 de mão de obra se somam aos R$ 500,00 investidos em anúncios e totalizam R$ 2 mil em recursos totais investidos.
Investindo um valor maior
Os anúncios gerariam 2 mil cliques, diferença grande de pessoas acessando o site em relação ao investimento menor. Com uma taxa de conversão a 1%, o investimento geraria 20 vendas.
Com relação ao ticket médio, que também é de R$ 300,00, com os investimentos mais altos, o faturamento resultaria em R$ 6 mil, uma diferença bastante significativa, certo?
Ao considerarmos a questão da mão de obra, os R$ 1.500,00 pagos aos profissionais de links patrocinados, somados aos R$ 2 mil investidos em anúncios, totalizam R$ 3.500,00 em investimentos com a campanha.
Quer entender melhor como todos esses cálculos foram feitos? Veja a explicação em vídeo que fizemos sobre esses investimentos em anúncios:
Vale a pena investir pouco em anúncios?
Podemos observar um prejuízo no cenário de pouco investimento, pois o faturamento não foi capaz de cobrir e gerar resultados frente ao valor que foi investido.
Por outro lado, no cenário em que o investimento foi maior, o lucro foi de R$ 2.500,00, já que o investimento maior gerou resultados de peso, que conseguiram cobrir o que foi gasto e ainda geraram um valor excedente para a empresa.
Quando for fazer os seus anúncios, leve em consideração todo esse cálculo para entender se investindo pouco você terá algum lucro ou se corre o risco de sair no prejuízo por conta da mão de obra.
A mão de obra precisa estar prevista no momento de analisar o custo-benefício de um investimento.
O trabalho de desenvolver e implementar os anúncios, seja feito por você, por um de seus funcionários ou por uma agência contratada, representa o tempo de alguém sendo investido nessas ações – e esse tempo tem um custo.
Conheça nosso serviço de gestão de tráfego
Antes de começar o investimento em anúncios, é preciso ter uma perspectiva de quanto em recursos você precisará para ter o retorno que deseja. Nessas horas, nada melhor do que contar com a opinião de profissionais do assunto, não é mesmo?
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital especializada em gestão de tráfego pago, atuando há mais de 7 anos com serviços de marketing para a internet.
Nossa equipe pode te ajudar a entender melhor as estratégias de anúncios e projetar o quanto sua marca precisa investir para alcançar o faturamento desejado.
Além disso, você também pode acessar diversos vídeos em nosso canal do YouTube para ficar por dentro das principais estratégias de marketing digital. Aproveite!