Com o lançamento do ChatGPT e seu estrondoso sucesso, muitas pessoas têm se perguntado se a inteligência artificial (IA) vai substituir os profissionais de marketing. E aí, qual é o seu palpite?
A verdade é que ainda é cedo para afirmar algo concreto, mas, até o momento, o que se nota é que, mesmo com todos os avanços tecnológicos dos últimos anos, os recursos atuais de IA ainda não são capazes de substituir completamente o trabalho humano.
Por outro lado, a IA tem se revelado uma poderosa ferramenta para otimizar processos. Pensando nisso, neste artigo mostramos como usar o ChatGPT para produzir conteúdo para internet, entre outros assuntos sobre inteligência artificial e marketing digital. Venha com a gente!
Algumas formas para utilizar o ChatGPT em sua estratégia de marketing digital
O ChatGPT é uma ferramenta de IA que pode ser muito útil na sua estratégia de marketing digital. Abaixo, você confere algumas formas de como utilizá-lo.
Conteúdo para landing page
Você pode utilizar o ChatGPT para gerar um conteúdo atraente e persuasivo que ajude a converter visitantes em leads para criar uma landing page do seu produto ou serviço. Para isso, você pode fornecer o seguinte comando:
Crie o conteúdo de uma landing page de vendas do produto/serviço “x”, utilizando técnicas de copywriting e adicionando o gatilho mental da escassez. Além disso, no texto deve aparecer 3 vezes a palavra-chave “z”.
Recomendamos, ainda, que você adicione uma descrição de seu produto ou serviço junto ao comando acima, pois quanto mais detalhes você fornecer ao chatbot, maiores são as chances de ele gerar um bom conteúdo.
Como o ChatGPT e outras IAs são passíveis de erro, é necessário um profissional para complementar e revisar o texto. Além disso, você precisará contar com o trabalho de um designer e um programador para criar a arte da página e publicá-la na internet.
Ideias de títulos chamativos para um artigo
Muitas vezes, a parte mais difícil de criar um artigo é pensar em um título criativo e atrativo que faça o público-alvo se interessar em conferir o post, não é mesmo? Pois saiba que, se você estiver diante de um bloqueio criativo, pode contar com o ChatGPT. Para isso, use o seguinte comando:
Escreva 10 sugestões de títulos para (landing page, blog post, e-book, etc.) sobre (mencionar o assunto).
Ideias de tópicos para um artigo no blog
Se você está sem ideias para o seu próximo post, o ChatGPT pode sugerir alguns tópicos relevantes. Para isso, use o comando “quais são os tópicos normalmente abordados em artigos sobre (tema que deseja escrever)”. A partir daí, o ChatGPT verificará em seu banco de dados quais tópicos se destacam e que, consequentemente, refletem os assuntos que o público-alvo tem maior interesse em saber.
Criar uma pauta otimizada
Uma pauta bem-elaborada é essencial para garantir a produção de conteúdo relevante e de qualidade, e o ChatGPT pode te dar uma mãozinha aqui também. Enviando o simples comando “crie uma pauta para um artigo sobre (tema)”, a IA já fornece toda a estrutura para escrever o texto, informando cada intertítulo e o que deve ser abordado em cada um, bem como na introdução e conclusão do texto, otimizando o trabalho do analista de SEO.
Gerar um texto otimizado sobre o tema
Além de criar a pauta, o ChatGPT pode gerar um texto otimizado sobre o tema selecionado, economizando tempo e esforço na produção de conteúdo. Basta passar as instruções da pauta, indicar as palavras-chave e fornecer demais informações necessárias para produção do texto.
É importante lembrar que o texto gerado ainda precisará ser revisado e editado por um profissional de marketing antes de ser publicado, tendo em vista que o banco de dados do chatbot foi atualizado até o ano de 2021, e por isso não possui informações atuais.
Além disso, caso o bot não saiba a resposta, ele poderá inventá-la. Portanto, é fundamental que o profissional que for editar o conteúdo tenha conhecimento sobre o assunto abordado. De qualquer forma, o ChatGPT pode ser extremamente valioso na hora de criar um primeiro rascunho.
Selecionar principais dúvidas relacionadas ao seu nicho de marketing
Para criar conteúdo relevante e útil para o seu público, é importante entender quais são as principais dúvidas relacionadas ao seu nicho de mercado. Com o ChatGPT, é possível fazer uma pesquisa rápida com o comando “quais são as principais dúvidas relacionadas ao (tema)” e descobrir quais são os temas mais relevantes para o seu público. Isso pode ajudar a criar conteúdo que realmente responda às necessidades e interesses dos seus clientes.
Se você quer conferir essas instruções na prática, confira o vídeo abaixo, no qual Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, mostra como aplicar cada uma delas:
O Google autoriza conteúdos gerados por inteligência artificial?
O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e, consequentemente, a principal fonte de tráfego orgânico para muitos sites na internet. Com as mudanças frequentes nos algoritmos do Google, é fundamental estar sempre atento às suas diretrizes para garantir que os sites e conteúdos não sejam penalizados.
Uma delas, inclusive, afirma que conteúdos gerados de forma automática são passíveis de punição, tendo em vista que há quem use inteligência artificial para manipular os resultados de pesquisas no Google. Diante disso, muitos profissionais de marketing estavam apreensivos sobre o uso de IA.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo, pois o Google se pronunciou sobre o assunto e afirmou que não se importa com quem ou o que escreve os textos, desde que eles sejam úteis – ou seja, que de fato ajudem os usuários. Portanto, os textos gerados por IA podem ser utilizados no marketing digital, desde que sejam relevantes e ofereçam valor aos usuários.
Esta foi a explicação emitida pelo blog oficial do Google: “O objetivo dos sistemas de classificação do Google é recompensar conteúdo original e de alta qualidade que demonstre qualidades do que chamamos de E-E-A-T: experiência, autoridade e confiabilidade. […] Nosso foco na qualidade do conteúdo, e não na forma como ele é produzido, é um guia útil que nos ajudou a entregar resultados confiáveis e de alta qualidade aos usuários por anos.”
A importância dos profissionais de marketing em sua empresa
Como você pôde perceber, apesar do avanço tecnológico que a inteligência artificial tem apresentado, ela não é capaz de substituir completamente a atuação dos profissionais de marketing. É claro que a IA pode ser uma ótima ferramenta para otimizar algumas tarefas, mas ainda não é capaz de fazer tudo sozinha. Por isso, contar com um time de marketing qualificado em sua empresa é essencial para alcançar seus objetivos.
Se você está considerando o uso de inteligência artificial no marketing, mas precisa de apoio no planejamento, execução e monitoramento das ações de marketing, conte com a Consultoria Digital. Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer ainda mais no digital!
Saiba como criar slides com o uso da inteligência artificial