Segundo estudo divulgado pela Socialbakers, o Instagram superou, pela primeira vez, o número de usuários do Facebook. A superação não ocorreu somente em número de usuários: o mesmo estudo também aponta que perfis do Instagram recebem até 20 vezes mais engajamento em comparação àqueles que utilizam o Facebook.
O número de aparelhos com o Facebook Messenger instalado também ficou atrás daqueles que possuem o Instagram, marcando uma mudança significativa no panorama da comunicação móvel no mercado brasileiro. Em julho de 2020, o número de smartphones com o Instagram instalado era de 81%, enquanto os com Facebook Messenger, 79%.
O uso do Instagram no Brasil
Em pesquisa sobre mensageria móvel promovida pela Panorama Mobile Time, em conjunto com a Opinion Box, dados apontam que o aplicativo é mais utilizado por mulheres (85%) que por homens (76%). A faixa etária mais presente na rede é de 16 a 29 anos, representando 86% do total entrevistado.
Ainda que o Instagram tenha subido 15 pontos percentuais em sua penetração no mercado nacional – muito devido à implementação do direct, serviço de mensagens privadas –, o WhatsApp continua sendo o queridinho dos brasileiros: 72% dos entrevistados preferem a plataforma para entrar em contato com pessoas e empresas.
Essa pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 28 de julho com 2.046 brasileiros maiores de 16 anos de idade que possuem um smartphone.
Leia mais: Aprenda a usar o Instagram para Empresas e promova o seu negócio
Como aplicativos de mensagem estão sendo utilizados?
A grande maioria (95%), sem surpresa alguma, abre o WhatsApp todos os dias. Enquanto isso, apenas 39% fazem o mesmo com o Facebook Messenger. A troca de mensagens de texto é predominante, representando 96% das atividades desempenhadas no WhatsApp. No entanto, a troca de imagens e áudios não fica muito atrás, com 83% e 82%, respectivamente.
O Telegram figura entre os aplicativos com mais chances de ser desinstalado, seguido pelo Messenger.
De acordo com a pesquisa, nota-se que apps como esses também são muito usados na comunicação com empresas e marcas, seja para tirar dúvidas, receber suporte ou realizar compras.
Entre o Facebook Messenger e o Instagram, o último lidera nos relatos de compras realizadas, contando com 75% dos participantes da pesquisa que dizem já terem realizado uma compra por meio do chat do aplicativo.
A importância desses canais para a comunicação
Tendo em vista dados como esses, é inegável o importante papel que aplicativos como o Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram têm no planejamento de comunicação de qualquer empresa, principalmente aquelas que objetivam, principalmente, a conversão em vendas.
Sendo assim, qualquer esforço de conexão com seus clientes precisa passar por alguma dessas plataformas – para não dizer por todas elas. Essas são ferramentas de venda poderosíssimas e, o melhor de tudo, gratuitas!
Para que a comunicação seja efetiva, porém, é necessário um planejamento sólido de todas as etapas do processo, o que pode ser extra desafiador se você não tem um entendimento profundo de como se dá o funcionamento de cada canal e quais são os comportamentos dos seus clientes em cada um deles.
Você precisa de uma consultoria de redes sociais?
Redes sociais podem ser uma verdadeira mina de ouro para marcas e empresas – se usadas da maneira correta.
Por isso, uma consultoria de redes sociais pode ser exatamente o que você precisa para alavancar suas vendas e estabelecer sua marca como referência no mercado. Nesse caso, você pode contar com a expertise da Consultoria Digital, uma agência de Marketing Digital, Inbound Marketing e conteúdo focada em entregar os resultados que a sua empresa precisa, sejam eles quais forem.
Acesse nosso site e conheça nossas soluções para o seu negócio!