O Instagram, que lançou duas novidades para os usuários, pode agora potencializar ainda mais os resultados da rede, influenciando diretamente nas estratégias de marketing de influenciadores digitais. A novidade diz respeito ao possível lançamento do programa de afiliados, algo que se assemelha muito ao que ocorre no YouTube, em que será permitido trabalhar, remuneradamente, com o público. Pelo que parece, o novo serviço, inicialmente, não estará disponível para cem por cento das pessoas, apenas para aqueles perfis que se encaixam no serviço de monetização.
Atualmente, determinados usuários, para conseguirem monetizar com conteúdos, precisam estabelecer parcerias pagas com marcas e investir na divulgação de produtos para que, assim, consigam ter lucro com determinado conteúdo. Com a nova funcionalidade, esses usuários poderão ser remunerados a partir do seu engajamento de stories e posts e da audiência dos seus seguidores.
Ainda segundo a novidade, a partir da ferramenta, caso determinado usuário não alinhe suas práticas com as políticas de monetização do conteúdo, sofrerá um bloqueio em sua conta por algumas horas, o que impossibilita novos seguidores. Além disso, será necessário obter uma notificação do Instagram para adquirir o plano completo.
Outras funcionalidades
Além de investir em um programa de monetização para afiliados, o Instagram vai adotar duas outras novidades que poderão auxiliar a vida de criadores de conteúdo, são elas:
Controle de ofensas
Mais uma novidade surge no horizonte do Instagram: os usuários influenciadores poderão bloquear palavras-chave. Assim, algumas ofensas, xingamentos e conteúdos de baixo calão poderão ser impedidos de chegar a suas mensagens diretas. A ferramenta de bloqueio estará disponível nas configurações de privacidade do aplicativo.
Com isso, os usuários poderão incluir uma lista das palavras-chave que irão sofrer o bloqueio, fazendo com que a rede barre qualquer mensagem que contenha tal termo. Contudo, o usuário poderá escolher se as mensagens serão barradas de contas específicas ou se toda e qualquer notificação, contendo a palavra bloqueada, também deixará de aparecer.
Brightness AI
Também chamada de “Brilho Mágico”, em português, essa é uma outra novidade no Instagram. O recurso é uma espécie de Inteligência Artificial que irá corrigir automaticamente o brilho de vídeos e fotos e estará disponível para utilização na lista de edições. O advento da nova funcionalidade é mais um recurso para facilitar a experiência do usuário, dispensando a utilização de outros programas de edição.
Lives
Outra novidade é em relação às lives. O Instagram, nos últimos dias, possibilitou a realização de lives com quatro pessoas ao mesmo tempo, com o nome de “Live Rooms”, que, traduzindo ao português, significa “Salas ao Vivo”. A nova funcionalidade já pode ser usada tanto no sistema Android como no iOS. Antes da novidade ser lançada, o aplicativo só permitia a realização de lives em dupla, isto é, um usuário organizava, e o outro entrava como convidado.
Leia também: Snapchat lança o Spotlight para concorrer com o TikTok e Instagram Reels