O Reels, ferramenta mais recente do Instagram, ganhou uma atualização: os vídeos que tinham no máximo 15 segundos, agora poderão ter até 30 segundos. A proposta do Instagram Reels não mudou; a ferramenta ainda é utilizada para a gravação de vídeos curtos com diversos efeitos e, para facilitar ainda mais o uso do recurso, a plataforma simplificou as formas de excluir trechos e cortar cenas dos vídeos.
Conhecida como concorrente do TikTok, essa nova funcionalidade do Instagram é frequentemente comparada a vários outros aspectos do aplicativo chinês – e, com essa mudança na duração dos vídeos, não foi diferente, visto que o TikTok permite que eles tenham a duração máxima de um 1 minuto.
Principais ferramentas do Instagram Reels
O Reels tem muitas ferramentas semelhantes ao TikTok, o que cria uma competitividade entre os dois. Veja as suas principais ferramentas:
Efeitos e filtros
Existem diversos efeitos e filtros disponíveis para deixar os vídeos mais divertidos e alegres – funcionalidades que são um sucesso! O Instagram conta com uma galeria de efeitos e filtros criados por ele mesmo e por seus próprios usuários.
Áudios
A plataforma possui uma biblioteca de músicas e áudios já existentes para dublagens, mas também é possível gravar um áudio original que pode ser atribuído à sua conta e, em caso de contas públicas, outras pessoas podem usá-lo para criar seus vídeos.
Temporizador
Essa ferramenta é muito útil, pois permite que os vídeos sejam gravados com as mãos livres. Além disso, é possível sincronizá-los com a música que desejar.
Edição
Considerada bem completa, essa ferramenta permite adicionar novas cenas, alinhar vídeos, criar transições, fazer cortes, incluir trechos diferentes, recursos criativos, gravações em câmera lenta e aumentar ou diminuir a velocidade de cada uma das partes do vídeo.
A concorrência entre o TikTok e o Reels
Muito se comenta sobre o Instagram Reels ser um concorrente direto do TikTok – e a proposta de ambos é realmente a mesma: criar vídeos curtos e editáveis com efeitos. Sendo assim, pode-se dizer que o Reels é uma resposta ao sucesso do TikTok.
Uma vantagem que ele tem, no entanto, é sobre a situação do aplicativo chinês nos Estados Unidos. O presidente Donald Trump quer que o TikTok seja vendido no prazo estipulado pelo governo americano, ou será banido por suspeitas de espionagem. Enquanto isso, o Reels pode ser usado livremente no país, trazendo usuários do TikTok para a sua plataforma.
Saiba mais: TikTok é banido na Índia e Instagram sai no lucro
A expansão do Instagram Reels é grande, e o próprio aplicativo incentiva o uso da ferramenta, colocando seus vídeos em destaque no Explorar de contas públicas. O app também criou uma aba exclusiva para o Reels nos perfis dos usuários, além da possibilidade de compartilhar os vídeos nos Stories e no Feed. O teste das novas opções de layout, incluindo novas guias para o Reels e Shops, começou em setembro.
Segundo o aplicativo, o Reels chegou para oferecer aos seus usuários uma nova forma de expressão, além de ser mais uma ferramenta de Marketing Digital para empresas, marcas e criadores de conteúdo ganharem visibilidade.