Você sabe quais são os indicadores de marketing que realmente devem ser analisados? Se a resposta for não, fique tranquilo, pois você não está sozinho nessa.
Afirmamos isso porque, em um dos cursos ministrados pela Consultoria Digital para mais de 80 gestores de e-commerce, ao serem apresentados alguns indicadores para auxiliar em projeções, um aluno comentou que sempre teve tais métricas em mãos, mas nunca havia passado pela sua cabeça usá-las para criar indicadores.
O mais interessante de tudo é que, após a fala desse aluno, outros gestores relataram a mesma situação. Foi pensando nisso que criamos este artigo, para mostrar quais indicadores de marketing analisar em diferentes tipos de negócio e outras informações pertinentes sobre o assunto.
Então, venha com a gente descobrir como usar as métricas que você tem aí ao seu favor e turbinar as vendas da sua empresa!
O que são indicadores de marketing?
Antes de sair colocando em prática nossas dicas, é importante que você saiba o que são indicadores de marketing. Pois bem, tais indicadores são medidas que podem ser quantitativas (como, por exemplo, a taxa de conversão, que é um indicador numérico) ou qualitativas (como a taxa de satisfação do cliente, que é um indicador que mede a opinião dos consumidores).
Pode parecer bobo começar o artigo explicando o que é um indicador de marketing, mas é comum ver pessoas usarem as palavras “indicador” e “métrica” como sinônimas, só que isso é um grande equívoco.
A métrica, por exemplo, é um número bruto, como a quantidade de visitas que você recebe em seu e-commerce e que, por si só, não diz muito. Contudo, é justamente por meio das métricas que construímos os indicadores.
O indicador, por sua vez, tem relação direta com um objetivo a ser atingido e expressa mais do que um simples valor, e sim a relação de progresso em direção ao objetivo.
Por exemplo: poderíamos transformar a métrica “valor total de visitantes do e-commerce” pela porcentagem de crescimento do número de visitas em relação ao mês anterior.
Agora que você sabe o que são métricas e indicadores de marketing, vamos às dicas!
Principais indicadores de marketing para analisar
Cada empresa tem suas particularidades, não é mesmo?
Não é à toa que os indicadores de marketing variam de negócio para negócio. Veja abaixo três diferentes tipos de empreendimentos e quais são os principais indicadores de marketing que devem ser analisados em cada um dos casos.
1. Indicadores de marketing para loja virtual
Se você tem uma loja virtual, é fundamental verificar a taxa de conversão. Certifique-se de manter um histórico desse indicador para que seja possível comparar o desempenho atual com a média da taxa de conversão dos 12 últimos meses ou com o desempenho do mesmo período do ano passado para evitar interferências por sazonalidade durante a análise.
Isso ajudará a determinar se suas iniciativas de marketing estão gerando melhores resultados, ou não. Mas não basta apenas comparar as taxas de diferentes períodos. Você também precisa verificar a receita gerada.
Afinal, a taxa de conversão pode ter aumentado, porém, se a receita não acompanhar, algo não está funcionando, não é mesmo?
Saiba mais como funciona o SEO para lojas online
2. Indicadores de marketing para prestadora de serviços
Se você atua em uma empresa prestadora de serviços, o tráfego do site é um indicador importante a ser analisado.
Assim como na loja virtual, verifique o histórico de tráfego e o compare com a média histórica ou o período anterior para avaliar a eficácia das suas campanhas de marketing.
Além disso, é crucial calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) para determinar se o lucro gerado é maior do que o investimento em marketing, ou se você está tendo prejuízo, entendido?
3. Indicadores de marketing para portal de notícias
Para portais de notícias, os indicadores podem ser construídos com base nas métricas de quantidade de páginas acessadas, tempo de navegação e total de usuários alcançados.
Vale destacar que a quantidade de páginas lidas por sessão sempre deve ser avaliada levando em consideração o tempo de navegação, pois o dado de que um usuário acessou 5 páginas não diz nada.
No entanto, o tempo que ele passou em cada página diz muito, já que, se for pouco, isso revela que ele passou por 5 páginas procurando algo, e não encontrou. Porém, se for longo, significa que ele achou o que procurava.
Outro ponto que merece atenção é que se deve analisar o total de usuários que acessou a página também, considerando a média histórica, ou o mesmo período do ano anterior, para que seja possível avaliar o desempenho do portal.
Esses dados, além de serem usados para avaliar o desempenho do site, podem ser apresentados às empresas para mostrar que o portal é um bom local para divulgar anúncios. Afinal, a receita dos portais de notícia vem das empresas que pagam para anunciar sua marca.
Veja mais: Qual é a relação entre marketing e vendas?
Se você ficou com alguma dúvida sobre a análise de indicadores de marketing, assista ao vídeo que o Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, fez sobre o assunto:
Agora, se você entendeu sobre o assunto, mas precisa de apoio na criação do planejamento, aplicação ou monitoramento desses indicadores de marketing, entre em contato com a Consultoria Digital e converse com nossa equipe!