Os indicadores de desempenho são métricas que te ajudam a mensurar a performance de sites e campanhas.
Entenda como funcionam essas métricas, para que servem e, principalmente, como escolher quais utilizar no seu negócio.
O que são métricas do Marketing Digital?
As métricas são indicadores de desempenho que visam mensurar resultados de estratégias de Marketing em sites, campanhas, redes sociais, landing pages e outros canais.
Com elas, você consegue ter insights sobre dados muito importantes, como comportamento dos usuários, número de visitantes, conteúdos mais engajadores, etc.
Algumas das principais métricas são:
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- Custo de aquisição por cliente (CPA);
- Conversões;
- Alcance;
- Engajamento;
- Sessões;
- Usuários;
- Tempo de permanência nas páginas.
Para que servem as métricas?
Investir em indicadores de desempenho para mensurar as estratégias de Marketing Digital é muito importante.
Isso porque as métricas servem para possibilitar a compreensão de diversos fatores que influenciam os resultados de ações.
Nesse sentido, elas servem para:
Compreender melhor o comportamento do consumidor
Com as métricas, é possível ter mais assertividade na hora de observar o comportamento dos usuários e, principalmente, do seu público-alvo, levando em consideração os tipos de conteúdos, canais de veiculação e linguagem que você utiliza.
Filtrar o que dá certo para o seu negócio
As métricas ajudam a saber o que, dentro das suas estratégias de Marketing Digital, está realmente trazendo resultados para o site, para as redes sociais e para o fechamento das vendas, além de indicar aquilo que não está dando certo e que necessita de ajustes.
Otimizar os investimentos
Ao saber quais estão sendo os resultados das atuais estratégias, você pode destinar mais verbas para aquilo que está se mostrando realmente promissor, diminuindo o desperdício de recursos financeiros.
Leia também: Tudo sobre canais de aquisição
Como definir as métricas do Marketing Digital?
Para definir os indicadores de desempenho, é preciso saber como escolhê-los. Você pode ter mais exatidão nesse processo com o auxílio de uma agência de Marketing Digital.
Tendo essa escolha definida, é preciso colocar as métricas em prática. Entenda como cada uma funciona:
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI permite compreender se os investimentos financeiros estão trazendo os resultados esperados.
Nesse sentido, quando o gasto é maior que o retorno, isso indica que é preciso traçar melhorias para as estratégias.
Custo de aquisição por cliente (CAC)
Diz respeito ao valor que foi gasto para conquistar cada um dos clientes. Essa medida permite que você saiba se a atual abordagem está valendo a pena, observando se está gastando mais para trazer um cliente do que esse próprio cliente gastará ao adquirir produtos ou serviços da empresa.
Leads
Esse é um dos mais importantes indicadores de que uma estratégia de Marketing Digital está se saindo bem.
A taxa de conversão de visitantes em leads atesta se as pessoas estão chegando até seu site e se elas são realmente clientes em potencial, já que um alto número de leads não significa muita coisa se esses usuários não fizerem parte do público-alvo.
Com ela, é possível identificar conteúdos sem valor para o cliente, ofertas rejeitadas e outros elementos que precisam de melhorias.
Essa métrica mostra quantos pessoas viram seu perfil ou uma publicação nas redes sociais. Ela é bastante importante para quem deseja saber se a marca está se tornando conhecida na internet.
Engajamento
O engajamento é uma métrica muito trabalhada em redes sociais no Marketing Digital. Para além do alcance, ela diz respeito às interações que os usuários têm com um perfil ou publicação.
Mais do que acessar, os usuários estão comentando, reagindo ou compartilhando, e isso indica que seu conteúdo é considerado interessante e está ajudando a melhorar a imagem da marca na internet.
Sessões
Quando um usuário acessa seu site, ele veio de algum lugar, certo? Essa métrica busca entender de quais canais vieram esses acessos.
Isso é bastante importante para identificar quais canais precisam de modificações, e você pode identificar esses dados em “Sessões”, dentro do Analytics.
Usuário
É importante mensurar usuários únicos, ou seja, que entraram no site e agora possuem um cookie instalado no computador, fazendo com que ele seja contabilizado como mesmo visitante ainda que faça mais de uma visita ao site.
Assim, é possível fazer a contagem de visitantes novos e dos que entram mais de uma vez. Essa métrica acompanha o número de acessos a um site, detectando se houve alterações significativas dentro de um determinado período e quais são as possíveis razões.
Tempo de permanência nas páginas
O tempo de permanência também representa uma oportunidade, já que a ideia é mensurar o que acontece quando um determinado usuário está dentro do site: se compra, se procura informações, se abandona o carrinho ou se sai antes mesmo de ter alguma ação.
Essa métrica ajuda a identificar gargalos no site e buscar soluções. Assim, o processo de desenvolver estratégias mais eficientes pode se basear em informações concretas.
Indicadores de desempenho: aprenda mais sobre métricas e veja o que observar no seu site
Como pudemos ver, a definição de indicadores de desempenho depende de alguns elementos, e é importante que você saiba quais indicadores utilizar no seu site para mensurar dados e resultados.
Para isso, você pode contar com o auxílio da Consultoria Digital, uma agência de Marketing Digital que te ajuda a entender, de fato, o que dá certo para o seu negócio.
Se você tem um site e quer saber mais sobre as métricas do Marketing Digital, aqui, no site da Consultoria Digital, há diversos conteúdos sobre Marketing de Atração, produção de conteúdo para empresas e indicadores de desempenho para mensurar resultados.
Você pode acessar todos os conteúdos gratuitamente e, ainda por cima, entrar em contato para conversar com um de nossos especialistas sobre o assunto. Aproveite essa oportunidade!