O Inbound Marketing e o Outbound Marketing são metodologias distintas, mas que podem ser complementares.
Por um lado, o Inbound Marketing visa atrair clientes ao despertar neles o interesse pelos produtos ou serviços oferecidos. Por meio de conteúdo relevante, é o próprio cliente que chega à sua loja.
O Outbound, por sua vez, pode ser entendido como o Marketing Tradicional, ou seja, aquele que utiliza propagandas e anúncios para chegar até o cliente.
Há quem invista em cada um desses tipos de marketing separadamente, mas saiba que é possível elaborar um planejamento de Marketing Digital que contemple ambos para alcançar resultados ainda mais positivos.
Tire suas dúvidas sobre o assunto e veja qual tipo de marketing melhor se encaixa no caso do seu negócio.
O que é Inbound Marketing?
Resumidamente, Inbound Marketing é uma metodologia que surgiu como uma nova forma de fazer marketing, baseada na atração do consumidor por meio de conteúdos relevantes, nutrição de leads, venda e fidelização.
Nessa metodologia, a intenção é conquistar o público-alvo de forma natural, de acordo com as intenções de cada lead.
Com ações envolvendo sites, blogs, e-mail marketing, redes sociais, podcasts e outros recursos, sua marca consegue mostrar para o usuário que aquilo que você está oferecendo é a melhor solução para os problemas dele.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing, também chamado de Marketing Tradicional, tem como objetivo atingir o consumidor, interrompendo suas atividades para captar a atenção à mensagem.
Trata-se de um tipo de marketing já muito conhecido por todos nós. Exemplos clássicos são os outdoors nas ruas, os comerciais de televisão e o telemarketing.
Mas, afinal, em qual eu devo investir?
Ao ter em mente as principais diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing, fica a dúvida: em qual investir primeiro?
Não há uma regra para isso. Infelizmente, não conseguimos dar essa resposta pronta, mas podemos mostrar o que esses dois tipos de marketing têm a oferecer para o seu negócio. Confira a seguir.
Inbound Marketing
- Assertividade na segmentação do público-alvo;
- Baixo custo em comparação ao Outbound Marketing;
- Comunicação constante com o consumidor;
- Fornecimento de informações, educando o usuário de forma contínua;
- Geração de vínculo de confiança com o cliente.
Outbound Marketing
- Resultados rápidos;
- ROI (retorno sobre investimento) mais rápido;
- Comunicação mais direta;
- Personalização de acordo com o cliente em potencial.
Agora que você sabe quais são as possibilidades de cada método, visualize qual delas melhor se encaixa no seu caso, mas, lembre-se: as duas metodologias podem ser usadas concomitantemente para alcançar as metas da sua empresa.
Importante: entenda o que o seu público quer e precisa antes de montar a abordagem mais adequada. Não há uma regra sobre qual é o melhor tipo de marketing. Isso depende totalmente do que funciona melhor para o seu negócio.
Quer saber como usar cada uma dessas estratégias? A gente explica neste vídeo que preparamos para você:
Por onde começar a usar cada um dos tipos de marketing? Veja:
Inbound Marketing
Essa metodologia é mais receptiva. Para gerar uma venda, você precisa, primeiramente, mostrar o valor do seu produto ou serviço para o cliente em potencial – e é aí que entra a conversa.
Como começar uma conversa
Você pode elaborar materiais ricos visando a, principalmente, três objetivos:
- Responder a uma dúvida ou dor que o lead tenha, mostrando que você tem a solução;
- Entregar um conteúdo que realmente vá ajudar o usuário, como um e-book, um guia ou uma aula;
- Pedir um contato em troca desse material. Com isso, você pode começar o processo de nutrição do usuário – ou seja, o relacionamento.
Quanto mais você investir nesse vínculo com o potencial cliente, melhor vai compreender quais são as necessidades dele, o que vai te ajudar, e muito, na hora de fazer uma oferta.
Outbound Marketing
Nessa abordagem, o processo de comunicação é mais direto, podendo envolver:
- Ligações;
- Disparo de e-mails;
- Solicitação de call ou reunião com pessoas ou empresas que estejam dentro do seu público-alvo.
São utilizados também meios off-line, tais como:
- Outdoors nas ruas;
- Panfletos;
- Comerciais de rádio e TV.
Atenção: esse marketing off-line pode sair bem mais caro do que o marketing on-line, visto que pode atingir pessoas que não estavam esperando a comunicação ou que não necessariamente fazem parte do seu público-alvo.
É importante notar que o Outbound é bastante sedutor pela possibilidade de resultados imediatos, mas essa missão não é tão fácil assim.
Caso você queira fechar vendas, muito provavelmente terá que abordar o cliente de forma inteligente.
Para isso, você pode:
- Levantar as dores do seu potencial cliente;
- Encontrar oportunidades de negócios, fazendo uma análise do seu site;
- Captar a atenção do cliente para fazer uma proposta ou oferta depois.
Tem como mesclar o Inbound e o Outbound?
Claro! Por mais que o Inbound Marketing venha chamando mais atenção atualmente, o Outbound tem um valor inegável em um planejamento de marketing.
Muitos profissionais se esquecem de que a utilização do Inbound não implica na anulação do Outbound e vice-versa.
Com todas as possibilidades de mensuração de números, campanhas e performance, ficou muito mais fácil observar o quanto cada um dos métodos está trazendo resultados para um negócio, de forma que a mesclagem de ambas as abordagens já é uma realidade para muitas empresas.
Exemplos clássicos da mesclagem de Inbound Marketing e Outbound Marketing são:
Veiculação de anúncios e conteúdos relevantes
A elaboração e veiculação de conteúdos interessantes é parte intrínseca de uma abordagem de Inbound Marketing, mas, ao utilizar técnicas de Outbound, como anúncios e impulsionamentos, é possível aumentar o número de pessoas que chegam até esses materiais ricos.
Você também pode melhorar campanhas de captação de leads e, até mesmo, a imagem da sua empresa no mercado ao utilizar Outbound para acelerar os resultados.
O ROI
Os resultados de uma estratégia de Outbound Marketing são mais rápidos, porém, mais caros, o que acaba influenciando o ROI.
Em contrapartida, as técnicas de Inbound são mais baratas, e contrabalanceiam o retorno sobre o investimento.
Inbound Marketing e Outbound Marketing: saiba como equilibrar as suas abordagens
Como deu para perceber, as campanhas de Inbound Marketing e Outbound Marketing podem se relacionar perfeitamente. Enquanto uma gera um vínculo de confiança entre marca e usuário, a outra pode otimizar o potencial de alcance de uma campanha.
Mas como colocar isso em prática e, o mais importante, de forma equilibrada? A Consultoria Digital pode te ajudar!
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